Ajudar o próximo
Fazer o Bem

Ajudar o próximo | Saiba por que você deveria começar hoje!

Com certeza você já ouviu que ajudar o próximo faz bem. Em um mundo caótico, com guerras, desigualdades, fome e notícias ruins ganhando destaque nos jornais diários, ver alguém estendendo a mão para outra pessoa acende um sinal de esperança.

Segundo o World Giving Index 2017, conhecido popularmente como ranking mundial da solidariedade, 21% dos brasileiros fazem doações para organizações sociais, deixando o Brasil na 75ª posição entre os países mais solidários.

E como essa solidariedade funciona no dia a dia? De que forma contribuir para transformar a vida de alguém? Saiba tudo sobre como ajudar o próximo e entenda por que você deveria começar hoje mesmo a praticar o bem.

Ajudar o próximo | O que é?

ajudar-o-proximo

Nos dicionários de língua portuguesa, o significado da palavra ajudar é apontado como: auxiliar, prestando socorro. Tornar algo mais fácil. Dar sua contribuição.

Ajuda o próximo, também é contribuir para tornar algo mais fácil, mas vai além. Envolve tocar outras vidas, transformá-las e, em alguns casos, representa a oportunidade única de seguir em frente.

Ajudar o próximo é a prática desinteressada de fazer o bem e proporcionar alegria para outra pessoa. Isso pode vir como um suporte financeiro, uma conversa e outros exemplos que citaremos abaixo.

É um ato voluntário e solidário de amor que só faz bem e deixa o mundo melhor.

Como posso ajudar o próximo? Confira 9 dicas para melhorar a vida de alguém!

Há muitas formas de ajudar o próximo e transformar a vida de alguém. Às vezes, aquilo que nos parece bobo e muito simples, pode ser exatamente o que o outro precisa.

Veja o mundo ao seu redor: as pessoas que te cercam parecem felizes? Apresentam mudanças físicas, como magreza, cor de pele alterada ou olheiras por não dormir? Enxergue os pequenos sinais de problema e saiba escutar o que o outro tem a lhe dizer.

Ao entender quais são as pequenas necessidades, fica mais fácil contribuir. Confira algumas situações em que a sua ajuda pode fazer a diferença para o próximo:

Guia do Empreendedor Social

ebook empreendedorismo socialO vasto universo do Empreendedorismo Social compreende negócios sociais, negócios de impacto social, aceleradoras, redes de empreendedores sociais, ONG, coletivos, entre outras iniciativas e formatos pertencentes ao terceiro setor e ao setor 2.5.

Para gerar melhor entendimento e dar aquela ajuda para todos os interessados em Empreendedorismo Social, fizemos algo diferente!

Convidamos os maiores especialistas no assunto para falar sobre Empreendedorismo Social. Assim, criamos 500 cópias Gratuitas de um Ebook incrível, que aborda diferentes temas sobre o assunto!


EBOOK GRATUITO – GUIA DO EMPREENDEDOR SOCIAL.

Pegue seu E-Book Gratuito Aqui

Ainda Temos 9 Unidades Gratuitas Restantes


1.      Segure a mão de alguém em um momento de dificuldade

ajudar o proximo

Esteja ao lado de alguém que enfrenta uma situação de doença ou luto. Uma conversa sobre outros assuntos ou a disposição para ouvi-la é reconfortante.

Mas saiba encontrar o equilíbrio: fique por perto mas compreenda o espaço dessa pessoa.

2.      Seja solícito

Ao ver alguém com dificuldade para carregar bolsas ou um motorista parado no acostamento com problemas no veículo, pare por um segundo e ofereça a ajuda que puder.

Levar uma sacola até o carro ou emprestar o celular para chamar um reboque são formas simples mas muito concretas de ajudar o próximo.

3.      Doe aquilo que não usa mais

Em tempos de consumismos desenfreado e descarte elevado de produtos, fazer uma doação não é apenas um gesto de solidariedade, mas um meio sustentável de usar as suas coisas.

Pense nas suas roupas e sapatos ou cobertores. Aquilo que está em bom estado mas você não usa há mais de um ano pode renovar o guarda-roupa de alguém que não tem condições de comprar algo novo e dar um destino diferente para as suas peças.

Leia nosso artigo sobre doação de roupas e saiba como fazer a doação das peças que não usa mais.

4.      Doe alimentos

ajudar o proximo - doacao de alimentos

Comprar uma cesta-básica, um pacote de arroz, um bolo ou até uma guloseima para quem está em um momento financeiro instável é uma forma muito importante de ajudar o próximo.

A fome é um problema sério e afeta mais de 800 milhões de pessoas no mundo. Sua doação pode fazer a diferença na vida de alguém.

5.      Seja voluntário em uma ONG

Se tiver um tempo livre, doe alguns minutos para uma causa social. Procure por uma ONG no seu bairro ou perto do seu trabalho e veja como pode ajudar.

É possível ler para crianças pequenas; visitar pessoas com doenças graves em hospital, proporcionando momentos de alegria que até mesmo ajudam no tratamento; tratar animais de rua; profissionalizar e educar jovens e adolescentes; ou cuidar de pessoas que precisam de reabilitação.

6.      Monte seu próprio projeto social

Se ainda não existem instituições que atuem em prol de uma causa que te preocupa, monte seu próprio projeto social.

Analise quais são os recursos necessários, quais as demandas dessa causa e quais ações farão a diferença. Reúna outras pessoas interessadas, formalize a ideia e comece a ajudar o próximo de maneira mais ativa.

7.      Seja um doador de sangue e de órgãos

ajudar o proximo - doacao de sangue

Dizem que a saúde é um dos nossos bens mais preciosos. Você pode contribuir para renovar a vida de alguém com a doação de sangue ou de órgãos.

Para doar sangue, vá ao hemocentro mais próximo e procure o atendimento. Já a doação de órgãos deve ser autorizada pela família em casos de morte encefálica. Esse é um gesto lindo para alguém que não tem mais opções e uma forma solidária de dar continuidade à vida.

Sabia que também é possível transplantar alguns órgãos entre dois pacientes vivos? Leia nosso artigo sobre doação de órgão e saiba mais!

8.      Peça presentes solidários em datas especiais

Já não sabe mais quais presentes pedir no aniversário ou no natal? Faça um pedido especial nesse ano: em vez de comprarem um presenta para você, os convidados devem fazer uma doação para uma instituição social que você indicar.

Além de ser uma forma solidária de comemorar, é um jeito de diminuir o consumo e refletir sobre o que você realmente precisa.

9.      Não menospreze o sofrimento do outro

Cada um tem uma forma diferente de lidar com problemas. Por isso, saiba compreender e se colocar no lugar da outra pessoa. Por mais que, aos seus olhos, determinada situação não seja complicada, para o outro ela pode ser um momento de dor e dificuldade.

Não julgue ou inferiorize o sofrimento da outra pessoa. Ser solidário e estar ao lado de alguém ao lidar com essas situações, também é um jeito de ajudar o próximo.

Por que eu devo ajudar o próximo?

Fazer o bem é benéfico para todos. Quem recebe o gesto de solidariedade é tocado de uma forma sem igual e essa contribuição pode significar a transformação total de sua vida.

Para quem pratica, a solidariedade traz benefícios à mente e ao corpo. A sensação de ajudar o próximo e ser uma agente de mudanças sociais é muito boa e traz ganhos imediatos: a autoestima melhora, se sente pleno e motivado a fazer mais.

Depois que praticamos o bem, nosso cérebro libera endorfina no organismo, uma substância que proporciona a sensação de prazer e é conhecida como o hormônio do bem ou da felicidade.

Quando ajudamos alguém, passamos a ver a vida de outra forma, encontrando novos significados e entendendo que a alegria vai muito além das coisas que fazemos apenas por nós: ela está na coletividade e nas ações que beneficiam grupos e melhoram o mundo.

Altruísmo aumenta expectativa de vida

ajudar-o-proximo-expectativa-de-vida

Estudos revelam que pessoas solidárias vivem melhor e por mais tempo e têm menor índice de depressão.

A preocupação com outro, o altruísmo, reduz crises de ansiedade, dores de cabeça e a insônia, além de ajudar a prevenir doenças crônicas e a melhorar todo o sistema imunológico.

A explicação científica? Se a rotina e situações de raiva e conflito ativam nosso sistema de defesa a afetam o coração, a prática do bem nos faz sentir mais relaxados e diminui os hormônios do estresse.

Ajude pessoas por meio de instituições sérias

Ao optar por ajudar o próximo através de uma ONG, você tem a possibilidade de contribui com a qualidade de vida de mais gente, potencializando resultados e criando uma rede que cresce exponencialmente.

Infelizmente, pessoas mal intencionadas, disfarçadas de organizações preocupadas com as causas humanitárias, se agrupam para enganar pessoas e captar recursos para outros fins. Para evitar que esses grupos atrapalhem o trabalho sério realizado pelas ONGs verdadeiras, você pode fazer uma denúncia no Disque Fraude.

Você ainda pode observar algumas características fundamentais que indicam que a instituição escolhida para receber seu tempo e recursos é uma ONG séria e comprometida:

  • Investigue se a ONG existe de verdade e está registrada de forma legal, com CNPJ, estatuto social e sede;
  • Visite o endereço da ONG e veja como o trabalho é feito;
  • Verifique se há coordenadores e pessoal especializado na realização dos projetos;
  • Conheça as pessoas que fazem parte da ONG e como a instituições se relaciona com os órgãos da cidade.

Confira alguns projetos sociais que fazem a diferença no mundo no blog da Risü.

Aprenda a ajudar o próximo enquanto faz suas compras

Uma boa notícia para todos, é que dá pra começar a ajudar agora mesmo, enquanto navega pela internet e visita o site de suas lojas favoritas.

Basta se cadastrar na Risü e fazer as compras por meio da plataforma. Ao adquirir um produto em uma loja do bem – as marcas que são parceiras da nossa rede de solidariedade, você destina parte do valor da compra para uma ONG.

E para não se esquecer de ajudar, é só instalar o Memorisü – um plugin para o Google Chrome que envia uma notificação sempre que estiver acessando uma dessas lojas.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e incentive os amigos a promoverem ações de apoio ao próximo.

Ajudar o próximo | Saiba por que você deveria começar hoje!
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário