Site de Doação - Como receber doações online
Marketing para o Terceiro Setor

Site de Doação | Como receber doações online e em dinheiro, sem precisar de uma campanha de crowdfunding no Brasil?

O crowdfunding – meio digital de financiamento coletivo – tem ajudado muita gente a realizar projetos e tirar empreendimentos do papel.

As Organização Não Governamentais (ONGs) também se beneficiam com as diversas plataformas de crowdfunding existentes, potencializando suas campanhas de arrecadação de recursos.

Mas dá para receber doações online e em dinheiro sem, necessariamente, precisar usar uma dessas ferramentas.

Por meio de um site de doação, sua ONG pode aumentar a captação de recursos e expandir suas ações de forma rápida e facilitada.

Saiba como nos próximos tópicos.

Confira 7 dicas incríveis de como captar recursos para ONGs.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

Site de Doação – Saiba como a tecnologia pode mudar a história de sua Organização Social

site de doação

Ter um site de doação e outras ferramentas tecnológicas pode transformar toda a sua organização social – e não apenas a forma como se arrecada recursos.

As ONGs ajudam a reduzir as desigualdades em todo mundo e têm a missão de melhorar a vida das pessoas, bem como o ambiente em que vivem e a estrutura da sociedade – inclusive diminuindo a distância que afasta tanta gente dessas mesmas tecnologias.

Todos os avanços tecnológicos fortalecem o trabalhado das instituições do terceiro setor, democratizando o acesso à informação e ajudando a gerar mais impacto positivo nas comunidades.

Relatório Global de Tecnologia mostra como as ONGs estão evoluindo

A Nonprofit Tech for Good, patrocinada pela Public Interest Registry, realiza uma pesquisa anual para investigar como as ONGs usam a internet, as plataformas de arrecadação online, e demais ferramentas tecnológicas.

O Relatório Global de Tecnologia de ONGs 2018 foi realizado com 5.352 instituições, em 164 países dos seis continentes e as descobertas visam inspirar o crescimento da filantropia e o uso das tecnologias para potencializar os projetos.

E a pesquisa revelou dados interessantes sobre as instituições organizações entrevistadas.

  • 92% das ONGs possuem sites, sendo que 87% são responsivos, ou seja, se adaptam em telas de diferentes formatos. O domínio “.org” está presente em 68% dessas páginas.
  • 63% das instituições enviam e-mails regulamente com atualizações sobre os projetos e pedidos de doações.
  • 63% desse contato é feito por e-mail.
  • Apenas 38% possuem um blog – refletindo um campo que pode ser melhor desenvolvido.
  • 72% aceitam doações online, tanto por cartão de crédito quanto por plataformas como o PayPal, além do débito direto e carteiras digitais. 1% trabalha, inclusive, com bitcoins.
  • 72% dos doadores confiam mais em sites com domínio “.org”.
  • 93% das ONGs ao redor do mundo estão no Facebook.
  • 25% dos doadores afirmam que as redes sociais os inspiraram a contribuir.
  • 95% das ONGs afirmam que as redes sociais ajudam a conscientizar sobre a marca.
  • 18% se comunicam com os apoiadores por aplicativo de mensagens.
  • 43% delas usam os SMS para arrecadas doações.

Com todos esses dados, já deu para entender que contar com um site de doação e usar outras plataformas, como aplicativos de mensagens e rede sociais podem aprimorar, e muito, o alcance da sua ONG, correto?

Saiba como converter visitantes do site em doadores e aumentar o volume de recursos para a ONG.

Como funciona o Crowdfunding no Brasil?

site de doação crowdfunding

A falta de investimentos faz com que muitos projetos interessantes e inovadores acabem antes mesmo de saírem do papel.

Para mudar essa realidade, nasceu o crowdfunding, um meio de financiamento coletivo que já se consolidou como uma alternativa eficiente para conseguir recursos e transformar ideias promissoras em projeto reais.

Funciona assim: as pessoas investem pequenas quantias (ou montantes maiores) –normalmente pela internet – em um determinado negócio. Pode ser a gravação de um CD, a publicação de um livro ou mesmo uma ação social, entre outros.

De acordo com a contribuição, o doador/investidor recebe algo em troca. Pode um exemplar do livro ou CD, ou até a participação nos resultados do projeto.

Por que você deve procurar outras estratégias de doação online além de Crowdfunding

Embora esteja conquistando cada vez mais espaço no país, o crowdfunding ainda é visto com desconfiança por muitas pessoas, que tem medo de investir em projetos poucos conhecidos ou, até mesmo, de serem vítimas de golpes.

Em projetos que exigem quantias maiores, pode não ser a melhor solução. Além disso, funcionam melhor para iniciar uma ideia, mas não para mantê-la a longo prazo.

Também há o risco de demorar a conseguir os recursos necessários ou não conseguir demonstrar de maneira clara como esse dinheiro será utilizado.

Por isso, nem sempre é bom contar com o crowdfunding. Não estamos dizendo para não contar com essa ferramenta, mas para usá-la dentro de uma estratégia maior e contando com outros caminhos – que podem funcionar mais rapidamente e com mais efetividade.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

Receba doações online Gratuitamente – Saiba como alguns sites de doação estão revolucionando a forma de arrecadar doações para o Terceiro Setor

Existem várias plataformas online para quem precisa arrecadar recursos – que vão além do crowdfunding.

Dá para usar ferramentas que as empresas utilizam para recebimentos e transformar sua página em um site de doação, facilitando a vida de quem quer contribuir com sua causa e elevando o nível da ONG.

Também existem outras versões de site de doação que vão transformar a maneira como sua ONG arrecada recursos a ampliar a realização de todas as ações. Confira:

• PayPal

O PayPal é a plataforma de pagamentos mais conhecida e mais segura em todo o mundo.

O funcionamento é bem simples: o doador transfere recursos para a sua conta PayPal e depois esse dinheiro pode ser direcionado para uma conta bancária.

O doador pode fazer doações por meio de cartões ou transferência da sua própria conta do PayPal.

Mas será necessário pagar uma comissão ao site para operar com essa ferramenta.

• PagSeguro

Esse é o site de pagamento mais popular entre os brasileiros. Além dos cartões, aceita pagamentos com boleto bancário e pode ser facilmente integrado à página inicial (ou outro local) do seu site de doação.

Também é possível fazer pagamentos usando o celular, garantindo mais praticidade aos doadores.

• Risü

A Risü é um negócio pautado pela economia criativa. Os clientes cadastrados conseguem cupons de desconto em lojas parceiras e escolhem uma ONG para destinar parte do valor da compra.

É bom para a loja, que usa o marketing solidário para atrair mais consumidores. Bom para o cliente, que consegue ofertas imperdíveis. E bom para a ONG, que aumenta a captação de recursos sem qualquer dificuldade.

Uma outra informação é a novidade da Risü chamada ÜP onde as instituições irão possuir uma página humanizada, com login social para que as ONGs possam receber doações de forma direta que podem ser recorrentes ou únicas dos seus apoiadores, além de ter acesso a todas as outras ferramentas da Risü.

Falar com um consultor

• Paggy

Esse é um site brasileiro de pagamentos. Funciona de maneira semelhante ao PayPal e ao PagSeguro.

É possível receber recursos por cartões e boletos sendo que, neste, sua ONG pode personalizar o documento com o logo, conferindo mais credibilidade.

As faturas podem ser enviadas por e-mail e a taxa por operação é bastante atrativa.

• Botão de doação no Facebook

site de doação botão donate facebook

Quem tem página no Facebook pode usar a rede social para arrecadar doações em um clique.

O recurso está sendo implementado aos poucos e será necessário verificar se já está disponível para a sua página.

Para conseguir adicionar esse botão às postagens, sua categoria deve estar definida como organização sem fins lucrativos. Assim, a opção de acrescentar o botão doar agora será exibida.

Adicionar esse botão à postagem é muito simples. Basta ir à página inicial e clicar em “+ Adicionar um botão”.

Escolha a chamada de ação para doações e insira o link direcionando as pessoas para seu site de doação.

Como fazer uma campanha de doação online para arrecadar recursos para usa Organização Social sem burocracias

Comece hoje mesmo a fazer sua campanha para arrecadar recursos e livre-se da burocracia. Encontrar pessoas interessadas na sua causa não precisa ser difícil.

1.      Faça um bom trabalho nas redes sociais

Já notou que as redes sociais são um excelente caminho para estar perto das pessoas, não é? Sendo assim, descubra em qual delas o seu público está e comece sua estratégia de marketing.

Conte sua história e compartilhe informações interessantes e relevantes, atraindo mais gente para a sua marca.

Não se esqueça de usar o botão de doações e se manter ativo nas redes, dando retorno as pessoas e se inspirando naquilo que disserem sobre sua ONG.

2.      Transforme sua página em um site de doação

Use um dos meios de pagamento integrado à sua página e tenha seu próprio site de doação. Quando as pessoas forem buscar mais informações sobre o trabalho da organização, já conseguirão doar, com muito mais praticidade.

Ter esse recurso no site é interessante, porque o próprio usuário toma a iniciativa de doar, sem precisar de uma campanha intensa de arrecadação.

3.      Mantenha a comunicação sempre atualizada

De nada adianta estar nessas plataformas tecnológicas e não manter a comunicação em dia. Mantenha um prazo pré-estabelecido de retorno, seja nas redes sociais, no e-mail ou em aplicativo de mensagens.

Alimente seu site e crie um cronograma de postagens, para manter seus seguidores envolvidos – e mais dispostos a contribuir.

4.      Cadastre-se na Risü

Cadastre a sua ONG na Risü e aproveite os benefícios da nossa plataforma, que está revolucionando a maneira como as pessoas ajudam as causas com as quais se identificam.

Te conectamos a doadores de todo o Brasil, em um processo simples e com zero burocracia.

Leia mais sobre o método de captação de recursos na Risü e seja uma ONG parceira!


Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se agora mesmo!

Site de Doação | Como receber doações online e em dinheiro, sem precisar de uma campanha de crowdfunding no Brasil?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário