3 ferramentas essenciais para captação de recursos para sua ONG
Marketing para o Terceiro Setor

3 ferramentas essenciais para captação de recursos para sua ONG

Você conhece as necessidades essenciais da sua organização social?

Manter uma ONG demanda uma visão social, coletiva e solidária sobre o mundo; voluntários; parceiros; propósito; e, é claro, dinheiro. Afinal, existem contas a pagar ao final de cada mês.

Luz. Água. Telefone. Internet. Insumos para a realização de atividades. Os custos e necessidades vão variar de uma instituição para a outra, mas, o fato, é que elas precisam arrecadar dinheiro para conseguirem sobreviver.

Neste artigo, você vai conhecer 3 ferramentas essenciais para captação de recursos para sua ONG e as melhores estratégias para utilizá-las.

Conheça o ÜP, uma plataforma de gestão completa para sua Organização Social alcançar mais doações e apoiadores.

Por que é importante trabalhar a captação de recursos para sua ONG?

As ONGs conseguem fazer verdadeiros milagres quando o assunto é gestão do dinheiro, multiplicando os recursos e transformando pequenas quantias em subsídios importantes para a manutenção do trabalho e das ações realizadas.

Mas isso não significa que o trabalho de captação de recursos para sua ONG deva ser deixado de lado ou em segundo plano.

Por não têm por objetivo o lucro, as instituições do terceiro setor precisam buscar alternativas para continuarem classificadas como ONGs, mas que, ao mesmo tempo, garantam os recursos necessários para arcar com todos os custos demandados.

Hoje, as ONGs entendem cada vez mais de negócio, por isso, conhecer ferramentas e soluções mais modernas que facilitem o processo de arrecadação é o caminho ideal para deixar os balanços positivos e apresentar resultados sempre positivos.

O sustento das ONGs no Brasil

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A ideia de que as organizações sociais possuem uma estrutura frágil de negócios e que não sabem como fazer a gestão administrativa está caindo por terra.

Cada vez mais, o terceiro setor tem investido em sua própria profissionalização, valorizando empregados altamente capacitados, que possam contribuir com a excelência da gestão, e aprimorando sua administração como um todo.

Isso interfere, também, na forma como as organizações arrecadam seus recursos – tão importante para a existência e manutenção dos projetos.

De acordo com dados do Observatório da Sociedade Civil, embora haja um mito de que as ONGs sobrevivem de recursos públicos, na prática, não é assim que funciona.

Das 290 mil ONGs existentes no Brasil, apenas 10 mil – o equivalente a 3,3% – celebram convênios com o Governo Federal.

Outro dado importante mostra que apenas 0,5% do orçamento federal total é destinado a entidades sem fins lucrativos. Ou seja: não dá mesmo para contar somente com esse tipo de suporte.

Vale ressaltar que, na pesquisa realizada pelo Observatório, 54% das ONGs recebem doações voluntárias de pessoas físicas, enquanto 49% contam com mensalidades e até anuidades de associados.

Conheça novas ferramentas para fazer captação de recursos para sua ONG

Agora você vai conhecer três ferramentas inovadoras, que vão transformar sua relação com os doadores e incrementar a arrecadação de recursos para a sua ONG.

Com essas plataformas, a captação de doações vai ser bastante facilitada e, certamente, sua ONG vai ficar muito mais tranquila na gestão financeira.

1.      Lojas Embaixadoras

A Risü faz um trabalho que une empresas interessadas em apoiar as mais diversas causas sociais a ONGs que necessitam de suporte fixo.

Por meio do projeto “Lojas Embaixadoras”, essas empresas podem fazer contribuições mensais para instituições do terceiro setor, ou mesmo projetos individuais, em um valor determinado por ela mesma.

Cabe à Risü o papel de identificar os projetos sociais e organizações que necessitam de ajuda, avaliando sua idoneidade e impacto das ações promovidas na comunidade.

Ao contribuírem, essas empresas recebem o selo de Lojas Embaixadoras e fortalecem sua imagem por meio do marketing social – já que a Risü divulga esse apoio em seus canais de comunicação.

2.      Shopping Online do Bem

Já pensou se fosse possível criar uma rede em que colaboradores e ONGs fossem beneficiados por meio do processo de doação?

Não precisa mais imaginar: a Risü criou uma solução que funciona exatamente assim, o Shopping Online do Bem.

Basicamente, é uma plataforma que garante vantagens para organizações sociais, doadores que fazem compras online e lojas virtuais.

O usuário se cadastra no site da Risü e recebe descontos exclusivos para comprar no site de empresas parceiras – as lojas do bem.

Ao fazer a compra, ele escolha uma organização social para destinar parte do valor total, sem precisar pagar nada a mais por isso.

Conheça o ÜP, uma plataforma de gestão completa para sua Organização Social alcançar mais doações e apoiadores.

Memorisü

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A plataforma ainda oferece o plugin Memorisü, que envia notificações ao usuário sempre que ele está navegando no site de uma loja parceira.

Assim, caso decida realmente concluir a compra, ele lembra sobre a possibilidade de conseguir um desconto e de contribuir com uma causa com a qual se identifique.

Bom para todo mundo

Essa rede de agentes interessados em praticar o bem é bom para todo mundo que está envolvido.

  • As lojas do bem são beneficiadas com o marketing social, melhorando a imagem da marca e atraindo mais compradores – além de aumentarem as vendas, por meio dos cupons de desconto.
  • Os usuários / compradores conseguem ofertas especiais para comprar nas suas lojas preferidas, e ainda conseguem doar com facilidade, enquanto navegam pela internet.
  • Para as ONGs a vantagem é receber doações constantes, sem a necessidade de desenvolverem grandes campanhas de arrecadação ou entrar em contato direto com um volume enorme de pessoas.

Conheça as lojas parcerias da Risü e veja como funcionam os cupons de desconto concedidos aos nossos usuários.

3.      ÜP

O ÜP é uma plataforma completa de gestão, desenvolvida pela Risü, para que sua ONG consiga aumentar o número de doadores e de apoiadores, transformando sua página em um site de doações.

O ÜP é completamente customizável e pode ser colocado no seu site como um botão para doações. A navegação é bastante intuitiva e a integração à sua página leva menos de cinco minutos.

As doações são diretas e podem ser feitas por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. O cadastro pode ser feito com Facebook ou conta do Google e o doador ainda define se a doação será única ou recorrente.

A plataforma tem tecnologia call back que identifica e recupera doadores que desistiram do processo antes de concluírem a doação. Isso significa que as chances de conversão são muito maiores!

O ÜP oferece muitas outras vantagens para sua ONG:

  • A ferramenta é flexível e a customização funciona perfeitamente em diferentes modelos de site.
  • O ÜP conta com funcionalidade de marketing, como o Customer Relationship Management (CRM), que faz a gestão de relacionamento com o público. Também identifica dados do público, fortalecendo a comunicação com cada um dos potenciais doadores.
  • Possui acesso a informações demográficas dos doadores – o que pode aprimorar sua estratégia de doações.
  • Oferece a possibilidade de enviar mensagens automatizadas aos doadores, melhorando a experiência com a sua marca como um todo.
  • Possui gráficos de evolução para você acompanhar o andamento das doações.
  • Excelente custo-benefício para profissionalizar a estratégia de captação de recursos para sua ONG.
  • As ONGs que contratam o ÜP já estão aptas a receber contribuições mensais das Lojas Embaixadoras, citadas no primeiro item.

Saiba mais sobre como captar recursos com o ÜP e multiplicar os projetos sociais promovidos por sua instituição.


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