Marketing para o Terceiro Setor

Por que apostar na sua ONG? 7 motivos para fortalecer as estratégias de marketing

Quais os impactos sociais promovidos por sua Organização Não Governamental?

Por mais interessante que seja o seu projeto, ele precisa ser conhecido e atrair doadores, voluntários e colaboradores fixos. Assim, ele conseguirá ser mantido e continuar ajudando a transformar a sociedade.

Mas como sua marca é divulgada? As pessoas sabem por que apostar na sua ONG e qual o seu propósito?

Usar o marketing a seu favor é uma forma de colocar sua marca em evidência. Por isso, reunimos 7 motivos para fortalecer as estratégias de marketing e ampliar o alcance da imagem da ONG.

Comece conferindo 10 passos para tornar a sua ONG digital.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

O que é estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing nada mais é do que o planejamento das ações de divulgação e fortalecimento de marca de uma instituição.

São essenciais em empresas do primeiro setor e também fazem a diferença no desenvolvimento das organizações do terceiro setor.

O planejamento deve traçar objetivos claros e possíveis de alcançar. A partir daí, você pode definir as ações que serão percorridas no calendário estratégico da organização.

É preciso estabelecer um prazo para que essas metas sejam alcançadas, bem como as melhores práticas e o papel de cada pessoa envolvida.

Em cada etapa, analise os resultados para ver se a estratégia de marketing realmente é a melhor para sua ONG ou se é necessário fazer alterações pontuais.

Por que apostar na sua ONG e fortalecer as estratégias de marketing?

por que apostar na sua ong

A sua ONG ainda não tem ou executa de forma imprecisa a estratégia de marketing? Saiba que você pode estar perdendo oportunidades com isso.

Embora o objetivo de uma instituição social não seja obter lucros, é preciso se destacar e atrair pessoas que queiram contribuir de alguma maneira. Seja com doações, trabalho voluntário ou apoio financeiro mensal.

Listamos 7 motivos para você começar a fortalecer as estratégias de marketing e começar o quanto antes a repensar suas ações de divulgação.

1.      Mais visibilidade para a sua marca

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (IPEA), o Brasil conta com 820 mil ONGs espalhadas pelo país.

Desse total, 86% são associações civis sem fins lucrativos, enquanto apenas 2% estão ligadas a fundações privadas. As organizações religiosas representam 12% desse número.

Com tantas organizações, nem sempre é possível garantir a arrecadação necessária de recursos, sem um intenso trabalho de divulgação da sua instituição e seus impactos na comunidade.

Com as estratégias adequadas de marketing, você fortalece e dá mais visibilidade à sua marca. Assim, garante um espaço de destaque na mente do doador e “aparece” mais para as pessoas que querem contribuir com projetos sociais, mas não sabem por onde começar.

2.      Mais proximidade com o público interessado em projetos sociais

Fortalecer as estratégias de marketing da ONG cria proximidade com quem já tem o hábito de contribuir com causas sociais.

Pode ser um doador que já esteve em contato com a sua marca anteriormente ou alguém que está em busca de um novo projeto.

Essa proximidade engaja o seguidor e cria uma relação mais forte e de significados, o que traz resultados positivos para a organização.

3.      Você descobre quais as melhores ações para atrair doadores

Como já dissemos anteriormente, a estratégia de marketing pode ser adaptada ao longo do percurso. Assim, uma boa comunicação com o público ajuda a descobrir as melhores ações para arrecadar recursos.

Essa proximidade garante vários insights, sendo possível identificar se seu público se identifica mais com a doação anônima e esporádica, com a contribuição mensal ou com a realização de eventos para angariar recursos, entre outros.

4.      Sua ONG atrai doares de grande porte

Já pensou em contar com o patrocínio de uma grande empresa?

Ao divulgar a ONG de forma eficiente, você pode atrair olhares de grandes doadores, elevando o nível das suas ações e a quantidade de pessoas atingidas.

5.      É possível contar sua história para um número maior de pessoas

por que apostar na sua ong visibilidade

Com uma boa estratégia de marketing – baseada em ações on e offline – sua marca consegue chegar a um número maior de pessoas, possibilitando que cada vez mais gente conheça e compreenda seu projeto.

Isso também é fundamental para a manutenção das ações sociais.

6.      Você melhora a relação custo-benefício das ações de marketing

Uma estratégia eficiente consegue atingir mais pessoas sem, necessariamente, aumentar os custos.

Você pode melhorar seus resultados, sem precisar injetar mais dinheiro no planejamento, e garantir um excelente custo-benefício com a divulgação da sua marca.

7.      A instituição se torna uma autoridade sobre trabalho social

Um bom trabalho nas redes sociais, blogs e até em veículos de comunicação mais convencionais, como jornais e revistas, pode transformar a sua instituição em uma autoridade, quando o assunto for trabalho social.

Quando uma marca ou organização fala bem sobre determinado tema, se posicionando com clareza e divulgando informações relevantes, naturalmente as pessoas e as mídias passam a se lembrar do seu nome quando precisam esclarecer dúvidas ou buscar novidades a respeito da área em questão.

Isso também impacta o alcance dos projetos e o interesse de doadores e voluntários pela sua causa.

Use o propósito da ONG como base para as estratégias de marketing

por que apostar na sua ong proposito

Para garantir todos esses benefícios e fortalecer as estratégias de marketing da ONG use o propósito da instituição como um guia para todo o seu planejamento.

Lembre-se que esse propósito é a razão de ser da organização. É a partir dele que serão traçados os objetivos e a forma de agir da marca.

As ações e metas devem estar alinhadas a esses valores. Devem atuar de forma conjunta para melhorar os resultados e proporcionar o crescimento da organização.

Crie uma boa identidade visual

As melhores estratégias de marketing contam com uma identidade visual bem definida, passando por todos os meios de comunicação da instituição.

Crie uma logo que represente bem a instituição e desenvolva um projeto visual que funcione bem nas plataformas offline e digitais.

Não precisa ser tudo exatamente igual, já que cada lugar demanda certas adaptações. Mas elas precisam conversar e transmitir ao público os mesmo valores, imagem e objetivos.

Use as redes sociais como aliadas

As redes sociais são uma realidade para qualquer instituição nos dias de hoje. Muitos usuários buscam informações sobre as marcas nesses canais, que funcionam como grande influência na tomada de decisões.

Mas é preciso levar em consideração alguns critérios.

Crie conteúdo relevante

As redes sociais não devem ser usadas como canal de propaganda. Aproveite essas plataformas como uma rica ferramenta de comunicação e crie conteúdo relevante, que eduque e informe seu público.

Use a linguagem adequada

As redes sociais permitem o uso da linguagem informal. Porém, tome cuidado para não tentar ser muito “engraçadinho” e fugir do padrão da sua marca.

O modo como você se comunica na internet deve ser parecido com as práticas dos canais offline e transmitir as verdadeiras características da organização.

Esteja nos locais certos

Para ter um bom resultado, é preciso estar na rede social correta. Pesquise em quais delas seu público está e crie um cronograma estratégico de postagens, interagindo de forma ativa com seus seguidores.

Veja como aumentar doações da ONG usando o Instagram.

O marketing de conteúdo é essencial

O marketing de conteúdo é a criação de textos, blog posts, e-mails e materiais ricos como e-books e vídeos com assuntos relevantes para o seu público.

No contexto atual, essa estratégia é essencial para o público buscar a sua marca – em vez de ser interrompido por uma propaganda em outro momento.

O e-mail marketing fortalece a estratégia de marketing

por que apostar na sua ong

O e-mail marketing não deve ser esquecido. Enviar mensagens com conteúdo rico, interessante e atrativo na frequência adequada, engaja o público e o instiga a ter uma interação mais estreita com sua organização.

Invista no marketing de relacionamento

É bem mais fácil motivar alguém que já contribuiu a doar novamente para a ONG do que atrair novos colaboradores.

Não que você deva dispensar as ações de atração, longe disso. Mas é fundamental nutrir essa relação e cuidar do doador/voluntário depois que ele se envolveu com a instituição.

Mostre os projetos que estão realizados graças a ajuda desses doadores e o impacto na vida das pessoas. Mantenha o contato próximo e valorize o papel dessas pessoas na manutenção da ONG.

Saiba mais sobre como o marketing de relacionamento aumenta as doações da ONG.

Cuide bem de todos os canais de atendimento

Todos os canais de atendimento da ONG devem ser tratados com o mesmo nível de importância. Telefone, guichê presencial, e-mail, WhatsApp, redes sociais.

Alinhe a comunicação em todas essas plataformas e entenda que o cuidado com todas elas deve fazer parte do seu planejamento estratégico.

Lembre-se do público interno

Por fim, não se esqueça com a relação do público interno. Eles estão em contato diário com a instituição e contribuem para fortalecer sua imagem junto ao público externo.

Escute o que eles têm a dizer e cuide dessa relação da mesma maneira que cuida dos doadores, voluntários e parceiros.

Você ainda pode firmar parceria com a Risü e arrecadar recursos por meio dos usuários cadastrados em nossa plataforma.

Cada vez que eles fazem uma compra a partir do nosso site, direcionam parte do valor para uma instituição social.

Conheça as ONGs que atuam com a Risü e entenda mais sobre nosso modelo de trabalho.


Falar com um consultor

Por que apostar na sua ONG? 7 motivos para fortalecer as estratégias de marketing
5 (100%) 1 voto
Post Anterior

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário