Invista em Marketing de Relacionamento
Marketing para o Terceiro Setor

Invista no marketing de relacionamento e aumente a retenção de doadores de sua ONG

Atrair doadores para contribuir com sua Organização Não Governamental (ONG) é uma tarefa diária, que demanda algum esforço. Reter esses colaboradores e manter um grupo que faça doações mensais é ainda mais complexo. Mas aprimorar a estratégia de comunicação da instituição pode facilitar esse processo!

Investir em marketing de relacionamento, por exemplo, é uma forma de aumentar o número de doadores e ainda conseguir retê-los, garantindo a manutenção da ONG.

Não sabe como fazer isso? Confira nos próximos tópicos como as ações com foco no relacionamento pode melhorar a gestão dos doadores e, consequentemente, o trabalho da sua organização.

Sua empresa já está na era do Marketing 3.0? Se ainda não sabe o que e como funciona, leia nosso artigo sobre Marketing 3.0 e descubra tudo o que precisa saber a respeito.

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Marketing de relacionamento: o que é?

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O marketing de relacionamento é utilizado, em grande parte das empresas, para encantar clientes.

A estratégia também pode ser utilizada com eficácia na sua ONG, criando e mantendo um relacionamento com muitos pontos positivos com o público que acompanha e valoriza seus projetos.

De acordo com especialistas da área de comunicação, o marketing de relacionamento desenvolve ações que possibilitem a criação de uma relação satisfatória com consumidores a longo prazo.

O objetivo principal é criar valor para o produto ou serviço oferecido por uma instituição, encantando e fidelizando o público.

Os 3 pilares do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma ferramenta poderosa que se baseia em três pilares:

  1. Uso de canais corretos: Para que a estratégia funcione, é preciso identificar em quais canais o seu público está – redes sociais, e-mail, telefone… Utilize os diversos canais existentes de forma adequada e garanta bons resultados.
  2. Implementação de processos eficientes: Crie novos processos que possam ajudar a conquistar seus objetivos, de forma a mitigar erros e garantir as soluções mais adequadas.
  3. Captação de dados sobre o consumidor: Na era da informação, quanto mais dados temos sobre um determinado assunto, melhor. E não é diferente com o nosso público. Conheça bem o consumidor para personalizar o atendimento de acordo com suas demandas e necessidades.

Por que fidelizar o público é tão importante?

Pensando no universo corporativo, o que é mais fácil: atrair um cliente novo ou manter aquele que você já tem, criando novas oportunidades de negócio?

Segundo Philip Kotler, um dos papas do marketing, conquistar um novo cliente – processo chamado de aquisição de cliente – custa até 5 vezes mais do que fidelizar aquele que já faz parte da sua base.

Além do custo, o esforço de atração é maior, já que esse consumidor precisa apresentar a necessidade de determinado serviço ou bem (reconhecimento de demanda), conhecer a sua marca e entender que é a melhor solução.

Fidelizar alguém que já se relacionou com a sua marca, de alguma maneira, é mais barato, mais simples e mais vantajoso.

O grande barato é que o próprio consumidor passa a acreditar tanto na sua instituição, que começa a divulga-la para outras pessoas. E a propaganda boca-a-boca ainda tem efeitos muito positivos entre o público geral.

Entender os hábitos do consumidor é cada vez mais importante e um dos fatores que têm chamado atenção é a responsabilidade social. Saiba como aprimorar sua estratégia com marketing social e atrair o seu público com mais eficiência.

Por que o marketing de relacionamento é importante para a minha ONG?

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As estratégias de marketing de relacionamento funcionam bem em empresas do primeiro setor, como indústrias e comércio, que visam lucro, mas também se encaixam bem aos objetivos das instituições do terceiro setor.

Embora as organizações sociais não “vendam” produtos ou serviços para um grupo de clientes, elas possuem custos fixos mensais e precisam arrecadar recursos para cobrir essas despesas.

Uma ONG pode realizar uma série de eventos para arrecadar fundos. Porém, ela depende, necessariamente, de doadores e patrocinadores que garantam a manutenção de sua estrutura e possibilitem que sua missão seja levada adiante.

Além disso, as empresas do terceiro setor têm apresentado um bom crescimento, mesmo em tempos de crise, se tornando geradoras de emprego e movimentando a economia.

Por isso, as instituições sociais também precisam atrair e fidelizar “clientes” – nesse caso, os doares, divulgando o seu trabalho e fazendo com que um número cada vez maior de pessoas conheça e se encante por seus projetos e impactos na sociedade.

Como iniciar o marketing de relacionamento em uma ONG?

Para implementar o marketing de relacionamento da sua organização será necessário criar uma cultura de fidelização, envolvendo toda a equipe de funcionários e voluntários.

O processo de retenção começa desde o primeiro contato com o doador / patrocinador, por isso, a fidelização deve fazer parte do DNA da ONG.

Seja por uma ligação, uma mensagem deixada nas redes sociais, uma mensagem através de ferramentas como as que a Risü disponibiliza (veja aqui um vídeo completo explicando), ou uma visita na sede da instituição, o seu doador precisa se encantar por seus projetos e se sentir atraído a contribuir e continuar ajudando, em uma relação de longo prazo.

É importante mostrar o quanto o papel do colaborador é fundamental para a promoção e continuidade dos projetos e como eles contribuem com determinada causa, transformando o mundo em um lugar melhor.

É preciso que o doador compreenda o seu valor e se veja como parte significativa desse processo, se identificando como um agente de transformação social.

Implementando marketing de relacionamento em 5 passos

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Nada melhor do que entender o marketing de relacionamento e exemplos de como implementá-lo, não é mesmo?

Então, confira 5 passos para começar a praticar essa estratégia na sua ONG e fortalecer o relacionamento com o seu público, alavancando a realização de projetos que são tão fundamentais em nossa sociedade.

 

1.      Conheça seu público e monitore o seu comportamento

O marketing de relacionamento se baseia, principalmente, no atendimento personalizado às pessoas. Para isso, é importante conhecer os hábitos do público.

Entenda suas demandas, como ele se relaciona com projetos sociais, quais causas ele mais valoriza, qual o valor da responsabilidade social em sua vida e como ele tem contribuído com o terceiro setor.

A Risü disponibiliza, para as Organizações assinantes do plano ÜP, todos os dados demográficos de seus doadores, com gráficos, nome, telefone, e-mail, quantas vezes já doou, quanto já doou, cidade, entre outras informações.

Compreenda suas motivações e necessidades e em quais canais o seu público está (Facebook? Instagram? E-mail? Blog? Etc.)

2.      Invista em plataformas tecnológicas

Quando falamos em marketing de relacionamento e exemplos de comunicação, de maneira geral, não dá para se esquecer das ferramentas tecnológicas.

As novas plataformas de tecnologia te ajudam a captar dados das pessoas, facilitando o monitoramento, e potencializam o gerenciamento do relacionamento, usando essas mesmas informações para aprimorar a comunicação.

A, já mencionada, Risü, disponibiliza os dados dos doadores e, também, te avisa quando um doador cancela uma doação recorrente. Assim, em tempo real, você pode entrar em contato (por telefone, e-mail, ou Whatsapp) para  tentar reverter a situação e recuperar o doador.

A gestão pode ser toda feita por ferramentas assim, elevando a sua comunicação a um nível bastante profissional.

3.      Melhore a qualidade de atendimento em todos os canais

Outro exemplo de marketing de relacionamento para reter seus doadores e aprimorar todos os canais de atendimento.

O ideal é oferecer diversos canais de atendimento, como chat, redes sociais e telefone, para que as pessoas utilizem a que for mais acessível para elas.

Certifique-se de que a equipe está atendendo com qualidade, munida de todas as informações necessárias para esclarecer dúvidas sobre a instituição e os projetos realizados em determinado período.

Não esqueça que atender bem vai além de uma postura educada e atenciosa. O consumidor necessita de soluções claras e precisas para suas demandas. Por isso, esteja preparado!

O Instagram é um importante canal de relacionamento com o consumidor e pode aumentar as doações. Leia nosso artigo e entenda como angariar recursos para a ONG usando o Instagram.

4.      Aprimore a experiência como um todo

Uma ONG deve proporcionar experiências valorosas, tanto para quem se dispõe a doar quanto para quem disponibiliza um tempo para ser voluntário em um de seus projetos.

Cuide para que a experiência seja:

  • Positiva, quando o público fica satisfeito com um atendimento de qualidade, mas, além disso, compreendendo como suas ações têm valor para a comunidade;
  • Significativa, fazendo diferença na vida do seu doador ou voluntário;
  • Memorável, criando lembranças que ele pode levar por muito tempo.

5.      Use os feedbacks a seu favor

Um ponto que pode favorecer imensamente sua estratégia de marketing de relacionamento é escutar seu público.

Esteja atento a tudo o que eles pontuarem: elogios, reclamações, sugestões. Veja de que maneira esse feedback pode ser útil, contribuindo para aprimorar seu atendimento e relacionamento com o público.

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Marketing de relacionamento: exemplos de sucesso

Quer saber se realmente funciona implementar o marketing de relacionamento? Exemplos não faltam.

Empresas como o Nubank e Coca-Cola são conhecidas em todo mundo por praticar um marketing diferenciado e que encanta clientes de forma muito promissora. O segredo? Marketing de relacionamento.

O Nubank, por exemplo, oferece um atendimento humanizado e muito próximo, cuidando de pequenos detalhes. Cartas escritas à mão, fotos e pequenos mimos são apenas algumas das ações promovidas pela empresa.

Já a Coca-Cola reforça o tempo todo o valor da felicidade, transformando a marca em um estilo de vida, e não apenas em um produto.

A Risü acredita que, por meio da soma de esforço, é possível mudar o mundo. Atuamos de forma conjunta, com uma série de ONGs, captando recursos para diversos projetos sociais.

Conheça as ONGs parceiras da Risü e entenda como o trabalho colaborativo funciona.


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