Como alcançar o sucesso de uma ONG?
Marketing para o Terceiro Setor

Como alcançar o sucesso de uma ONG? Análise completa!

O sucesso de uma ONG vem através de ações implementadas pelas instituições. Com a ajuda de doações vinda da sociedade, as ONGs investem em diversas áreas. O intuito é promover o bem social e suprir as deficiências do poder público.

Sabe-se que uma ONG complementa o terceiro setor. São organizações sem fins lucrativos que não dependem do estado.  Segundo o IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, existem no Brasil mais de 820 mil ONGs (Organizações Não Governamentais).

Sua atuação é tentar solucionar problemas sociais básicos enfrentados no país. São dedicadas a resolverem dificuldades encaradas por toda a população, nas mais diversas áreas.

Entretanto, o que é preciso para alcançar o sucesso de uma ONG? Quais passos seguir, a fim de almejar uma conquista constante do sucesso?

Para ajudar a esclarecer alguns métodos, a seguir teremos uma análise completa dos principais aspectos que uma ONG precisa seguir. Para, enfim, conquistar o sucesso, equilíbrio e muitos doadores.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

A base de uma ONG

A base de uma ONG: Trabalho em equipe

A base de uma ONG: Trabalho em equipe

Primeiramente, para conhecer a base do sucesso de uma ONG, temos que começar do básico!

O suporte de uma ONG depende da colaboração entre os representantes. Sua instituição não terá sucesso se houver desordem e desapoio.

A qualificação de todos os colaboradores fazem com que haja uma ampliação da capacidade empreendedora do negócio.

Com isso, o engajamento vai surgindo. A união da equipe treinada forma uma corrente de ações e implementações. Assim, visa beneficiar de maneira integrada, específica e global todas as demandas de uma ONG.

O aprendizado

Uma ONG precisa se comportar como uma! O ambiente proporciona um apoio que permite construir uma formação para as instruções dada.

Para uma ONG ter a finalidade de uma certa causa, precisa ter como base os costumes e relações de confianças locais, conducentes à cooperação.

Com isso, há uma estimulação de todos e, como consequência, alcança um alicerce ao empreendedorismo e a ações voltadas aos benefícios de toda a ONG.

Além disso, o processo de manter uma ONG em funcionamento é parecido ao de uma empresa privada; Exige planejamento, estratégias, campanhas, profissionais capacitados e uma boa gestão.

Diversidade

A diversidade é um outro caminho básico para o início do sucesso de uma ONG. Variar, sempre que possível, o modo de alcançar as ações pode ser uma ótima estratégia para o desenvolvimento da instituição.

Sua ONG, por exemplo, pode variar as opções de doações de sua causa. Permita- se adquirir boletos, aplicativos para celular, depósitos, ou até mesmo sites que facilitam a doação do seu público alvo.

Outra opção é diversificar os perfis dos profissionais da sua organização. Quanto mais adquirirem o conhecimento, mais seguros estarão para passar as intenções de sua ONG.

É fato que a diversidade de uma organização pode garantir mais doadores com mais opções de fonte de receita, além de mais canais para divulgação.

Importância do Marketing de conteúdo para as ONGs

Sucesso de uma ONG: Marketing de conteúdo

Sucesso de uma ONG: Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo chegou ao terceiro setor para aumentar a conquista do seu público alvo. Apostar em trabalhos com promotores nas ruas e contato com doadores via telefone é uma ótima opção.

Entretanto, essa ferramenta é uma chance de aumentar suas divulgações, de conhecer o ativismo digital e qual o efeito que causa em seus projetos.

As consequências são sempre positivas. Facilita o fortalecimento da influência de sua ONG sobre os demais setores da sociedade. Além de conseguir maior apoio da população, bem como arrecadações financeiras.

Contudo, para alcançar todos esses resultados, sua ONG precisa conhecer algumas estratégias de marketing digital que contribuem para os negócios sociais.

A estratégia de conteúdo bem planejada faz com que sua ONG atinja um grande impacto e, dificilmente haverá erros em sua missão.

Com a ajuda do marketing digital, sua ONG poderá obter sucesso e alcançar diversas formas de capacitação de recursos, apresentados abaixo.

Capacitação de recurso: O sucesso de uma ONG

Sucesso de uma ONG: Capacitação de recursos

Sucesso de uma ONG: Capacitação de recursos

Um dos principais objetivos de uma ONG é buscar diferentes formas de arrecadar dinheiro, através de doações.

Assim, para alcançar o sucesso de uma ONG, dependerá do número de recursos arrecadados que conduzirão, em prática, suas ações. Com isso, a chance de conseguir mais doadores é maior, visto que sua ONG possibilita mais opções para quem quer doar.

Existem diversas maneiras de captar recursos. É preciso analisar a situação da instituição e iniciar um planejamento estratégico.

Administrar sua ONG é fundamental nesse caso. É imprescindível que os organizadores da instituição saibam quanto dinheiro é necessário para a instituição funcionar. Assim, sua ONG trabalhará com base em todas as necessidades apresentadas por ela. Vejamos algumas de capacitação de recursos:

Eventos

Produzir eventos para arrecadar recursos costumam ser um dos principais sucesso de uma ONG.

Fazer apresentações, shows musicais, teatros, feiras, leilões ou projetos que envolva o contexto de sua causa social são sempre bem vistos pela população. Além disso, os eventos podem atrair muitos voluntários que irão ajudar na causa beneficente.

Há diversas formas de arrecadar recursos por meio de eventos. Sejam pelo ingresso cobrado, pelo valor dos produtos comprados (caso seja uma feita) ou pela apresentação comovente que poderá acontecer antes da iniciação de um evento.

Os eventos, certamente, farão parte da arrecadação de recursos. Comece apresentando a sua ONG para bandas de shows, dançarinos, artistas e feirantes. Além de ajudarem sua causa, irão divulgar o seu trabalho.

Responsabilidade social empresarial

Muitas empresas privadas apoiam e financiam projetos que contribuam com a sociedade.

Existem ONGs que são parceiras de empresas socialmente responsáveis. Muitas vezes, os recursos que possibilitam a realização das ações e projetos sociais vêm dessa parceria.

Além disso, fomentam o apoio e patrocínio de diversos projetos que incentivam a construção de um mundo melhor.

Para as empresas, a responsabilidade social é benéfico, pois mantém uma melhor relação com parceiras de negócios, além de seus clientes identificar, ainda mais, com sua marca.

Com isso, todos ganham. Procure saber qual o tipo de empresa que mais assemelha com sua causa social trabalhada. Assim sua ONG poderá ter recursos e apoios dados pelas empresas privadas que adquirem uma responsabilidade social.

Campanhas

As campanhas são ótimas formas de beneficiar o sucesso de uma ONG. Elas são conjuntos de esforços, a fim de atingir uma certa ação.

Através das campanhas, o projeto social de sua ONG é divulgado. Ela atinge mais conhecimento da sociedade e, como consequência, capta recursos por meio de doações.

A criatividade de uma campanha faz parte das atividades primordiais dentro da sua ONG. Com isso estimulando, ainda mais, os projetos.

Contudo, fazer campanhas apenas por fazer, pode não ser o caminho do sucesso. Seja comprometido com o seu trabalho. Anuncie sua causa de uma forma clara, pensada e planejada estrategicamente. Tenha metas e objetivos que irão obter a principal razão do seu projeto: recursos

Redes sociais

A divulgação por meio das redes sociais anda junto com o marketing de conteúdo e, consequentemente, atinge o sucesso. Por isso, aproveite-as ao máximo. Milhões de pessoas acessam diariamente a internet. Ela pode ser sua aliada na propagação das intenções e ações da sua causa.

Esse tipo de ferramenta é uma das maneiras mais simples de se comunicar com os doadores em potencial. Seu funcionamento é diversificar os métodos de divulgação e o contato com o público-alvo.

Uma ONG precisar possuir site, página no Facebook e Instagram e um blog. Essas plataformas vão auxiliar doadores a como encontrar sua ONG. Além de proporcionar mais conhecimento do projeto, por meio da transparência do trabalho da organização.

Ademais, a divulgação, por intermédio dessas ferramentas, favorece seu projeto. Assim, mais pessoas se interessem em participar, de forma direta ou indireta.

Abuse das hashtags! Essa ferramenta é essencial para a divulgação de seu projeto, eventos e campanhas realizadas. Acione palavras nas hashtags que tenham semelhança com sua causa social. É exorbitante observar o números de público que irá conhecer seu trabalho.

Além disso, pegue carona com o que está em alta na internet. Seja criativo e assemelhe o assunto abordado com seus projetos.  A chance de conquistar a atenção do público e atrair os possíveis doadores que estão interagindo entre uma publicação e outra é grande.

Seja direto, claro e simples

Hoje em dia, por mais que uma pessoa possui a intenção em doar para uma ONG, ela não tem tempo para nada. Ferramentas práticas e simples que não gaste tempo de quem tem interesse em fazer uma doação atraem mais.

Empresas como a Risü, facilita o desenvolvimento da prática de doações de pessoas interessadas. Além disso, existem aplicativos de celular que mostram uma forma simples de doar. Seja parceira dessas empresas e ofereça esses tipos de opções para quem quer contribuir para a sua ONG.

Por fim, independente de qual forma sua ONG captar um eventual doador para a capacitação de recursos, faça cadastros de todos eles.

Não desista do doador em potencial, a não ser que ele não queira mais informações de sua ONG.  Caso contrário, não tome decisões precipitadas. Ele pode não te dar atenção, justamente pela falta de tempo.

Resultado do sucesso de uma ONG: Doadores

Doadores: Sucesso alcançado

Doadores: Sucesso alcançado

O resultado do sucesso de uma ONG é quando ela atinge seu público alvo e esse, se modela em um doador potencial.

Após a conquista de seu doador, o ideal é sempre manter o contato entre vocês. O contato direto é o melhor caminho para deixá-lo a par de todos os projetos e assim adquirindo, ainda mais, confiança em sua ONG.

É bom salientar que o contato direto é ideal após a capitação do público alvo. As tarefas acima descritas, são afazeres que irão divulgar sua causa e, então, atingir o sucesso de uma ONG: o rateio de mais doadores.

A construção de ferramentas diretas como cadastrar doadores, mandar e-mails ou divulgar nas redes sociais ou, até mesmo, mandar

pelo whatsapp novidades do projeto, é uma boa estratégia para mantê-los sempre por perto.

Além disso, reconheça e valorize seus doadores. A gratidão é muito importante para quem começou a ser doador potencial. Por mais que seja um ato de solidariedade, é bom demostrar a eles o quanto é importante a doação para seu projeto.

Seja transparente

Passe confiança e credibilidade aos doadores. Conceda a eles planilhas de prestação de contas da organização, mostre para o doador onde o dinheiro dele está sendo aplicado. Isso faz uma grande diferença, visto que garante a confiança e lealdade de quem fará uma doação.

Convide os doadores para fazerem uma visita a sua ONG. Ver de perto a realidade é impactante e pode deixá-los, ainda mais, convencido da doação. Sem contar que eles, certamente, farão comentários de boca a boca.

Nenhum doador é igual ao outro. Dedique um tempo para conversar e esclarecer seu projeto a cada um deles, de formas diferentes ou não. Seja paciente e sempre o agradeça por fazer parte de um mundo solidário.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos


Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se agora mesmo!

Como alcançar o sucesso de uma ONG? Análise completa!
5 (100%) 2 votos
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário