Eventos para ONGs: Uma Oportunidade incrível para captar Recursos
Marketing para o Terceiro Setor

Eventos para ONGs: saiba como tornar os eventos de sua ONG, em uma oportunidade incrível de captação de recursos

No imaginário coletivo, as ONGs são instituições sociais voltadas para o bem comum, que estão sempre promovendo projetos de alto impacto. Mas muita gente esquece que essas organizações são empresas e, assim como qualquer outra, precisam de capital.

Enquanto empresas do terceiro setor, as ONGs demandam uma determinada estrutura, equipe de funcionários e recursos básicos, como internet, luz, água e telefone. E o dinheiro para bancar tudo isso vem de doações.

Neste artigo, a Risü te mostra como realizar eventos sociais para arrecadar recursos e atrair mais parceiros para seus projetos.

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Estratégia de arrecadação deve envolver eventos e outras ações

Entre as estratégias de arrecadação de recursos para as organizações sociais estão as doações individuais de pessoas físicas; a parceria com empresas (que patrocinam projetos); e as parcerias público-privadas, por meio de licitação.

É muito importante que as instituições contem com mais de uma fonte de recursos, já que as doações variam de um mês para o outro e, nem sempre, conseguem cobrir todos os custos de funcionamento.

Estude o cenário da sua região, pense nas possibilidades disponíveis e veja o que é possível fazer com a estrutura que você já tem: eventos, bazares, venda de produtos, campanhas… Estabeleça um mix variado de ações para tornar mais seguro o processo de arrecadação.

Para que tudo funcione bem, a ONG deve fazer um planejamento orçamentário, identificado quanto gasta e como conseguirá arrecadar esses valores para a manutenção.

Como fazer planejamento para captação de recursos na ONG?

Planejamento de eventos

O planejamento de captação de recursos de uma ONG deve ser profissional e contar com diferentes etapas, sempre visando uma maneira mais segura e dinâmica de arrecadar dinheiro.

As dicas abaixo podem ajudar sua organização a fazer um plano sólido de doações:

Levante o quanto será necessário arrecadar

Para começar, responda algumas questões:

  • Os recursos arrecadados serão voltados para a manutenção da organização ou para um projeto específico?
  • A campanha de arrecadação terá algum custo? Quanto?
  • Quantas pessoas estarão envolvidas? Elas vão receber algum tipo de remuneração ou ajuda de custo?
  • Identifique todos os custos envolvidos para, assim, definir seu objetivo de arrecadação.

Desenvolva seu planejamento por etapas

Não é preciso chegar ao objetivo de uma vez só. Divida seu planejamento em fases diferentes, pois isso torna todo o processo mais fácil – além de tornar mais simples a arrecadação.

Atribua a responsabilidade de cada fase a uma pessoa diferente e envolva toda a equipe, tornando a campanha mais forte.

Defina prazos para cada ação

O cronograma deve ter datas exatas com prazos específicos para cada ação. Dessa forma, o planejamento fica mais profissional e com objetivos claros a serem cumpridos.

Estude o prazo necessário para cada etapa e deixe tudo formalizado em um documento com o plano de arrecadações.

Seja claro e objetivo

As ações de arrecadação de recursos também funcionam como uma vitrine da ONG, por isso é importante contar a sua história.Faça isso com bastante clareza e objetividade, mostrando as metas da instituição e como as doações serão utilizadas.

Seja transparente durante todo o processo e encontre parceiros que tenham causas em comum com as da organização.

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A prestação de contas é fundamental

Sempre que conseguir atingir seus objetivos, apresente os resultados para os doadores, fazendo a prestação de contas completas.

Mostre onde todos os recursos foram alocados, preferencialmente disponibilizando notas fiscais e planilhas de gastos. Assim, sempre que novas campanhas forem realizadas, mais pessoas estarão dispostas a ajudar.

O comportamento do consumidor está mudando e o marketing social pode influenciar sua decisão final de compra. Descubra como o marketing social está alinhado aos novos hábitos de compra e por que fazer parte da Risü é um diferencial de negócio.

7 ideias de eventos para arrecadar doações para as ONGs

A realização de eventos presenciais é fundamental para aumentar as doações da ONG. A Risü reuniu algumas ideias para sua instituição elaborar o próximo evento.

1.      Promova uma festa beneficente

As festas beneficentes são um clássico no planejamento de doações, justamente porque funcionam muito bem.

Por proporcionam momentos de diversão, entretenimento e muita alegria para os convidados, as pessoas se interessam bastante por esse tipo de evento. Até porque, ao ajudar, elas ganham, em contrapartida, uma festa incrível!

Em festas, dá para abusar da criatividade e fazer eventos diferentes, de acordo com o público que deseja atingir. Você pode fazer um baile, com banda e buffet liberado, ou uma festa com DJ, proporcionando uma balada solidária, com venda de bebidas e comida.

Para o evento ser um sucesso e sua organização conseguir arrecadar mais dinheiro, convoque parceiros para te ajudar nessa missão: salões de festa, empresas de decoração, restaurantes… divulgue a marca dessas empresas e reduza os custos da festa.

Aproveite, ainda, datas comemorativas para realizar os eventos: natal, carnaval, páscoa…

2.      Aposte em eventos gastronômicos

Eventos gastronômicos ONGs

Eventos baseados em gastronomia também fazem muito sucesso.

Feijoada, noite de caldos, tropeiro, comida de boteco, noite italiana… Muitos são os temas e opções de pratos para atrair o público.

Analise o que dará mais resultado: a venda de ingressos com Buffet liberado ou a venda de pratos individuais e aproveite!

3.      Faça um bazar com peças interessantes

O bom e velho bazar também garante ótimos resultados na arrecadação de dinheiro. Solicite doações de peças para serem vendidas em prol do projeto e selecione apenas as que estiverem em excelente estado para serem expostas no bazar.

4.      Esporte e solidariedade combinam muito bem

A solidariedade também pode fazer bem à saúde de quem coloca esse valor em prática. Realize campeonatos esportivos, cobrando um determinado valor de inscrição.

Aposte em corridas, caminhadas ou mesmo em modalidades coletivas e convide toda a comunidade no entorno da ONG para participar.

5.      Bingos continuam em alta

Os bingos também são uma excelente opção. Arrecade brindes junto à comunidade e venda cartelas individuais para quem for participar.

Escolha um local interessante e não se esqueça de montar uma programação divertida, com venda de bebidas e comidas e atrações musicais.

6.      Realize uma feira de produtos

eventos para ongs feiras

Se a sua ONG realiza algum projeto de produção artesanal, realize uma feira para a comercialização desses produtos.

Parte da renda pode ser direcionada às pessoas atendidas pelo projeto e, outra parte, para a instituição.

Nesse caso, é essencial um planejamento detalhado, com várias reuniões sobre divisão de lucros e destinação de resultados.

7.      Organize um show com artistas locais

Artistas locais estão sempre buscando espaço para mostrarem seu trabalho. Convide essas pessoas para participarem do seu evento beneficente e direcione o valor dos ingressos para a ONG.

É excelente para a instituição e os artistas também são beneficiados ao poderem se apresentar para um novo público e ao terem o nome associado a ações de responsabilidade social.

Aproveite o evento para apresentar a organização para mais pessoas

A partir do evento presencial, podem ocorrer desdobramentos que garantirão mais visibilidade para a ONG e seus projetos.

·         Elabore uma apresentação sobre a ONG

Prepare uma apresentação sobre a organização, falando sobre a história, as causas, os projetos realizados e os resultados atingidos até o momento. Não se esqueça de detalhar o objetivo do evento e como as doações vão ajudar a ONG.

·         Fale sobre o site e redes sociais

Divulgue o site da ONG e suas redes sociais, convidando os presentes a acompanharem a instituição na internet. Isso é muito relevante se a ONG faz um bom trabalho de marketing digital e pode atrair novos doadores no futuro.

·         Incentive as pessoas a doarem em outras ocasiões

Destaque que, além de contribuir com o evento, os participantes podem fazer doações em outros momentos, tornando-se colaboradores fixos ou mesmo ocasionais.

Explique como essas doações podem ser feitas e quais os melhores canais para entrar em contato com a ONG e esclarecer dúvidas. Aproveite esse momento para conversar com as pessoas e responder todas as perguntas que surgirem.

Para garantir mais sucesso nas contribuições, é importante fortalecer o contato com os doadores. Saiba mais sobre marketing de relacionamento e confira algumas dicas para potencializar a relação com o seu público.

Promova doações online com novas ferramentas

De forma paralela aos eventos, fortaleça a sua estratégia de doações online, incentivando as pessoas que entram em contato com a ONG a conhecerem o site e as ferramentas de arrecadação que você utiliza.

O ÜP é o site de doações da Risü vai aumentar o seu potencial de doações e facilitar a vida dos doares.

A plataforma pode ser acessada por computadores, tablets e celulares, o que permite fazer um trabalho de corpo a corpo, quando durante os eventos seus colaboradores podem abordar o público apresentando a instituição, e aproveitar para realizar um convite de se tornarem um doador e apoiador de sua causa. E caso aceite, ali mesmo vocês já podem acessar a plataforma e preencher os dados de doação. 

Outro detalhe e que essa plataforma pode ser facilmente integrada ao site e aceita pagamento via cartões e boleto. Além disso, o doador pode escolher se quer que sua contribuição seja feita uma única vez ou se deseja se tornar um colaborador fixo.

O ÜP possui ferramentas importantes para aprimorar o relacionamento com os doadores, retomando o contato com quem desistiu da doação antes de finalizar o processo e registrando a evolução das contribuições.

Conheça a nova plataforma da Risü e saiba como captar recursos com o ÜP.



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