Descubra o que é CRM e por que você deve o utilizar para se relacionar com os doadores
Marketing para o Terceiro Setor, ÜP

Descubra o que é CRM e por que você deve o utilizar para se relacionar com os doadores

Está pensando em formas de se aproximar de quem colabora para sua ONG ou projeto social? Criar um relacionamento mais efetivo, que resulte em doações mais duradouras e benéficas para todo mundo?

Sabemos que ao estabelecerem estratégias de comunicação e marketing com seus públicos, grande parte das empresas pensa, imediatamente, em fórmulas inovadoras de divulgação. Mas é preciso ir além e dar passos na gestão do relacionamento como um todo.

Isso passa pela estratégia de CRM – sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) – que conta com diversas ferramentas para administrar a relação com o público e aprimorá-la.

Neste artigo você aprende o que é CRM, como utilizá-lo em sua ONG, como ele pode ajudar a aumentar as doações e as melhores ferramentas para fazer essa gestão.

Conheça o ÜP, uma plataforma de gestão completa para sua Organização Social alcançar mais doações e apoiadores.

O que é CRM?

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De maneira resumida, o CRM é uma estratégia de negócio que foca as suas ações na experiência do consumidor, buscando atender suas necessidades com as soluções oferecidas pela empresa.

No CRM, as áreas de vendas, marketing e atendimento estão integradas de forma a melhorar a relação com cada cliente e impactar os resultados finais da instituição.

E aí você deve estar se perguntando: “Como o CRM é útil para uma ONG se não temos clientes?”

Embora uma organização social não venda produtos ou serviços, ela precisa arrecadar recursos mensalmente para cobrir suas despesas e continuar realizando seus projetos sociais. Afinal, há contas de luz e água, equipe de funcionários, compra de materiais, etc.

Se o público de doadores em potencial não conhecer e admirar a sua marca, fica mais complicado receber doações – impactando negativamente o seu trabalho.

Logo, é preciso usar estratégias de negócio na sua ONG, aprimorando a gestão e otimizando toda a atuação.

Como o CRM funciona?

O CRM até pode ser feito manualmente, porém, quanto maior o tamanho da organização, mais difícil é acompanhar o relacionamento com o público. Por isso, muitas empresas optam pelo uso de um software voltado para esse fim.

O principal objetivo de uma ferramenta de CRM é gerir e analisar as interações com o público, de maneira a antecipar soluções para as suas necessidades. Isso é excelente para atrair novos doadores e reter os colaboradores que sua ONG já possui.

Cada sistema vai funcionar de um jeito, mas a essência geral do CRM é fazer o cadastro dos clientes (doadores, no caso da ONG) e registrar informações.

Vale a pena ressaltar que as informações não são meramente cadastrais, mas contemplam todo um histórico de interação, registrando atividades como visitas ao site, canais preferidos de relacionamento, última vez que doou…

Quanto melhor a qualidade da informação registrada nesse banco de dados, melhor será a tomada de decisões e a criação de soluções para atender as demandas do seu público.

O CRM é uma das ferramentas do marketing de relacionamento, importante estratégia para lidar com o público. Leia o artigo da Risü sobre o assunto e saiba como fazer marketing de relacionamento em ONGs.

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Diferentes tipos de CRM para diferentes objetivos

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Apesar do objetivo de o CRM ser o mesmo em todas as instituições – melhorar a relação com o cliente – existem diversas ferramentas no mercado, que vão atuar com diferentes tipos de dado.

É muito importante conhecer essas diferenças para escolher o sistema mais adequado para a sua organização.

Listamos aqui os principais:

CRM operacional

Esse modelo de CRM é voltado para a gestão de canais de relacionamento, com soluções que podem dar suporte desde a retaguarda até o pós-venda – fidelizando o cliente.

CRM analítico

O CRM analítico funciona muito bem para estratégias de inteligência de negócio (Business Intelligence – BI), analisando as informações do público para encontrar soluções adequadas para seus problemas.

Esse tipo de sistema é tão interessante que contribui até mesmo para fortalecer as campanhas de marketing, ajudando a identificar tendências e necessidades.

CRM social

Este modelo de software reúne informações de contato obtidas nos diferentes setores da organização – o que demanda certo nível de colaboração. A partir desse banco de dados, será possível estipular estratégias conjuntas, para alcançarem um mesmo objetivo.

Como escolher o melhor software de CRM para minha organização?

Não existe uma fórmula exata para definir qual o melhor modelo de CRM para sua instituição. É importante se ater a detalhes como as necessidades e o tamanho da sua ONG, qual o perfil do público e quanto sua organização pode investir numa ferramenta dessas.

Mas ressaltamos que os resultados da estratégia de software não vêm de um dia para o outro. É preciso trabalhar com afinco e durante um determinado prazo para melhorar seu desempenho.

Além disso, o CRM vai formar uma base de dados que será usada por vários setores em um longo período. Logo, a decisão deve ser tomada com cuidado e pensado no melhor custo-benefício para a instituição.

Por que investir em CRM na minha ONG?

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Como já foi dito neste post, mesmo o objetivo da ONG não seja o lucro, é importante atrair e reter o público, para garantir a manutenção de suas ações.

A profissionalização dos métodos de administração de uma organização social é uma tendência forte em todo mundo, mostrando que as instituições sociais têm muito a contribuir com a sociedade.

Confira os principais benefícios de usar CRM em empresas do terceiro setor e dê um salto de qualidade no relacionamento com seus doadores.

1. Mais visão de negócio

Sua ONG ainda atua de forma amadora, sem formalização dos processos e estudo do mercado? Isso pode ser um grande problema solucionado com um software de CRM.

Dependendo da ferramenta contratada, é possível concentrar informações relevantes para as diferentes áreas da instituição, melhorando a tomada de decisões e tornando os processos mais analíticos.

Dessa forma, sua ONG consegue trabalhar com os setores alinhados e com foco em um mesmo objetivo, ampliando o nível de profissionalização e entendendo a importância de se trabalhar como um negócio de impacto social.

2. Planejamento mais inteligente

Ao formular um planejamento estratégico, uma empresa define um objetivo e o prazo para alcança-lo de acordo com suas condições.

Para obter um desempenho mais interessante, é preciso se basear em diversas informações, que vão guiar cada passo a ser tomado.

Como o software de CRM funciona, justamente, como uma central de dados, sua organização conseguirá basear o planejamento em informações inteligentes, aumentando as chances de conversão de visitantes em doadores.

3. Acompanhamento preciso de desempenho

As ferramentas de CRM possuem várias opções de análise de dados, o que permite à sua ONG acompanhar o desempenho da estratégia em tempo real, avaliando a quantidade de conversões e o aumento no volume de recursos arrecadados.

Como você consegue avaliar esse desempenho com mais precisão, dá para ver quais ações estão funcionando melhor e fazer ajustes enquanto a estratégia está acontecendo – e não apenas após o período final definido no planejamento.

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4. Automação de processos

A ferramenta de CRM não apenas reúne e analisa informações, como automatiza uma série de processos nas ações de relacionamento com o cliente / doador.

Dá para enviar e-mails, criar lista de contatos, e elaborar uma estratégia de conteúdo, aumentando as chances de doação, de um jeito facilitado e mais rápido.

5. Aumento das doações

Com tudo isso, certamente sua ONG vai atrair mais doadores, aumentando o volume de recursos arrecadados a cada mês e expandindo as ações realizadas.

Você pode ter certeza que ferramentas como essa aumentam os resultados de uma forma incrível, ajudando sua ONG a impactar cada vez sua comunidade.

A qualidade no relacionamento não deve estar presente apenas nas plataformas digitais, mas em todas os canais de contato. Confira cinco estratégias para melhorar o atendimento ao doador e aprimore toda a sua estratégia.

Conheça o ÜP: a ferramenta da Risü que ajuda no CRM da sua ONG

A Risü compreende as diversas demandas das ONGs brasileiras no caminho da profissionalização e melhoria do relacionamento com o público. Por isso, está sempre criando soluções que possam facilitar a vida dessas organizações.

O ÜP é o mais recente lançamento da Risü e vai aprimorar todo o processo de doações e relacionamento com o doador em ONGs de todos os setores.

E o que é o ÜP?

O ÜP é uma página de doações inteligente que pode ser customizada e completamente adaptada ao site da sua ONG, para que os visitantes façam as doações ali mesmo, sem precisar visitar outro endereço online.

A plataforma aceita doações por cartão de crédito e boleto, é bastante intuitiva e pode ser integrada ao seu site em menos de cinco minutos.

A melhor parte, é que o ÜP ainda oferece uma ferramenta de CRM, que automatiza a comunicação com os doadores em potencial e ainda identifica os dados da persona – o público ideal da sua ONG.

Assim, você vai conhecer melhor o perfil dos seus doadores, como profissão, necessidades, tendências de comportamento e redes sociais favoritas, aprimorando sua comunicação.

Além disso, o sistema também identifica quem desistiu de doar antes de finalizar o processo, retomando esse contato e aumentando as chances de conversão. Tudo isso com muita praticidade, navegação intuitiva e excelente custo-benefício.

Conheça o ÜP e veja como levar essas facilidades para sua ONG, atraindo mais doadores e captando mais recursos.


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