12 dicas para aumentar suas doações por Instagram
Marketing para o Terceiro Setor, Marketing Social

Engajamento do Instagram: 12 dicas para aumentar as doações para sua ONG agora mesmo!

Administra uma instituição do terceiro setor? Aprenda agora como aumentar o engajamento do Instagram. Afinal, ter presença digital é cada vez mais importante para instituições de todos os segmentos – incluindo as ONGs.

Mais de 3,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo possuem perfis em redes sociais, sendo que 1 bilhão estão no Instagram e usam esse site tanto para entrar em contato com pessoas quanto para se aproximarem das marcas.

Sua ONG não tem uma conta na plataforma ou ainda não apresenta resultados satisfatórios? veja nossas 12 dicas para aumentar o engajamento do Instagram e, consequentemente, o volume de doações para a instituição.

Por que o engajamento do Instagram é tão importante?

engajamento do instagram

Muitas empresas ainda usam as redes sociais de maneira inadequada. Simplesmente criar um perfil, sem qualquer tipo de estratégia, cronograma e planejamento, não gera resultado algum.

O número de seguidores e de curtida nas fotos também dizem pouco sobre a presença digital da sua marca. Esses dados, inclusive, costumam ser chamados de “métricas de vaidade” por profissionais de marketing, já que não geram, de fato, resultados efetivos.

O engajamento do Instagram, ou seja, a forma como os usuários interagem com a sua instituição, é muito mais importante, já que diz respeito ao relacionamento com o público.

Além de fortalecer a marca da ONG, o engajamento do Instagram ajuda a aumentar o alcance das suas postagens.

Ou seja: quanto mais gente interage com seu perfil, mais gente poderá ver seus posts na linha do tempo – isso graças ao funcionamento do algoritmo da rede, que usa uma série de códigos para definir o que é exibido na linha do tempo de cada usuário.

Confira 7 dicas imperdíveis de como arrecadar recursos para o terceiro setor e continuar desenvolvendo projetos transformadores e de alto valor social.

12 dicas de como aumentar o engajamento do Instagram

Ainda não sabe como aumentar o engajamento do Instagram? Confira 12 dicas imperdíveis e descomplicadas para bombar seu perfil.

1.      Crie um padrão de identidade visual

Manter um padrão de identidade visual, com logo, paleta de cores e formatação de artes e fotos ajuda a deixar o seu perfil mais profissional. Consequentemente, sua marca fica mais forte e bem aceita pelos usuários, que verão sua ONG como uma instituição séria.

Não se esqueça de usar uma avatar (foto de perfil) com as dimensões corretas, 110×110 pixels.

2.      Crie um perfil profissional

O Instagram possui dois tipos de perfis, o pessoal, para os usuários comuns registrarem o dia a dia; e o profissional (ou comercial), para empresas e demais instituições.

Ao escolher o perfil profissional você tem acesso a métricas importantes. Você saberá o número de visitas ao perfil, alcance das publicações e dados do público (localização, idade, gênero), além de poder criar anúncios pagos.

3.      Informe todos os dados na biografia

engajamento do instagram

No perfil profissional também é importante informar os dados completos da instituição para aumentar o engajamento do Instagram.

Insira: nome, site, categoria, opções de contato e número de telefone.

Também é possível incluir o endereço e até a localização no mapa. Você pode incluir, também, seu site ou um link relevante que, por algum motivo, pode gerar resultados e aquisição de novos doadores, ou apoiadores.

Use a biografia a seu favor, resumindo bem o propósito da ONG, conte, em poucas palavras um pouco do seu trabalho. Isso gerará empatia desde o primeiro contato do usuário (e potencial doador e/ou apoiador) com a sua página, sua marca e a Causa que você defende e ajuda no seu dia-a-dia. Lembre-se de ter muito cuidado para não escrever de maneira incorreta. Ou seja, tenha muito cuidado com os erros de português.

4.      Preze por qualidade, em vez de quantidade

Como já dissemos, ter muitos seguidores parece sinônimo de sucesso no Instagram. Mas não é. O que mais importa nas redes sociais é atingir o público certo. No caso da ONG, você deve atingir pessoas engajadas com sua causa e dispostas a contribuírem com os projetos realizados.

É melhor ter 200 seguidores engajados e interessados, que podem se tornar doadores ou voluntários, do que 2 mil que não se importam minimamente com as ações que a sua organização se propõe a realizar.

E lembre-se: nunca compre lista de seguidores. Nunca mesmo.

5.      Publique conteúdo interessante e relevante

Uma dica de ouro para fortalecer o engajamento do Instagram e a presença digital como um todo é publicar conteúdo que seja relevante para o público.

Elabore postagens com informações interessantes, que atinjam o usuário com conteúdo de qualidade e na hora certa.

Para isso, desenvolva seus posts com o objetivo de informar, educar e até entreter o usuário.

Dê dicas sobre coisas úteis relacionadas à sua área de atuação, de como fazer o bem no dia a dia e como é possível ajudar à causa.

Por exemplo, vamos supor que sua ONG faz parte da causa animal. Nesse caso, ensine como cuidar dos animais, quais as vantagens de adotar em vez de comprar e quais medicamentos previnem determinadas doenças.

O engajamento do Instagram de uma ONG faz parte do conceito de Marketing 3.0. Ele coloca a responsabilidade social como um valor importante para empresas de todos os setores.

Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre o Marketing 3.0 e descubra como ele está revolucionando a comunicação das empresas.

6.      Mantenha o mesmo tipo de discurso e linguagem para aumentar o engajamento do Instagram

Já seguiu alguma empresa que parecia muito moderninha nas redes sociais, mas, na prática, tinha um comportamento muito diferente?

Isso ainda acontece muito, porém não funciona.

O ideal é manter o discurso que você tem no universo offline e levar essa linguagem para seu perfil nas redes sociais.

Hoje em dia não dá mais para separar uma coisa da outra, como se houvesse uma marca no digital e outra no “mundo real”.

Use seus valores, missão e visão para manter o engajamento do Instagram e encantar as pessoas com uma imagem verdadeira.

7.      Deixe as pessoas conhecerem a sua história

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O perfil no Instagram é uma janela muito importante para as pessoas conhecerem o funcionamento da ONG.

Divulgue projetos que estão prestes a começar, ações que deram certo e história de pessoas que já participaram de iniciativas da sua instituição e hoje têm algo de bom para contar.

Contar hiswtórias é uma estratégia muito utilizada no marketing digital. A proposta é mostrar as pessoas que estão por trás de determinada instituição, tornando esse contato menos mecânico e mais humano.

8.      Garanta mais engajamento no Instagram com os Stories

Com as alterações dos algoritmos, o Instagram não exibe mais todas as postagens das contas que um usuário segue, o que influencia o alcance das páginas.

Nesse sentido, o story pode ser um importante aliado. A ferramenta do Instagram, que exibe vídeos e fotos por 24 horas no topo da linha do tempo, ainda é exibida para a totalidade dos seus seguidores, sendo, portanto, uma boa forma de atingir o público.

Divulgue conteúdos interessantes e aproveite todas as funcionalidades dos stories. Por lá você tem enquetes, caixas de perguntas, gifs, marcação de usuários e de localização e até as hashtags.

9.      Use as hashtags a seu favor

Falando em hashtags, elas podem ser um caminho interessante para que novos usuários sejam atingidos pelo seu conteúdo, aumentando o engajamento do Instagram.

A hashtag funciona como uma espécie de hiperlink, em que o próprio Instagram agrupa as publicações que possuem a mesma marcação (o símbolo # seguido de palavra ou frase).

Entenda as hashtags que funcionam melhor com a sua audiência e aplique em suas postagens. Você pode descobrir as melhores hashtags pelo próprio Instagram, pesquisando quais palavras mostram os melhores resultados.

Também há ferramentas online específicas para essa finalidade, como o Webstagram, que exibe as principais hashtags utilizadas no momento e os perfis mais buscados na rede.

10.  Mantenha uma boa frequência de publicações

Manter uma boa frequência de publicações estreita a relação com os seguidores. Isso não quer dizer postar todo dia, nem toda hora, mas criar um cronograma de postagens (3x por semana, por exemplo) e segui-la.

Geralmente o público cria uma expectativa e espera posts nesses dias. Se você não posta nada, pode perder seguidores e, o pior, o interesse das pessoas no seu perfil.

11.  Interaja com seus seguidores

Se os seguidores estão engajados com seu perfil no Instagram, curtindo, comentando e deixando mensagens privadas, é necessário manter o alto nível dessa relação dando retorno a todos.

Responda aos comentários e mensagens e seja valorizado pelo público.

Quando o número de seguidores é alto, pode ser interessante investir em ferramentas de automação, que darão retornos automáticos para todas essas interações.

Lembrando que a automação não substitui o contato humano!

12.  Monitore os resultados para aprimorar sempre

Não se esqueça de acompanhar o que funciona e o que deu errado. Isso é fundamental para continuar fazendo o que já apresenta bons resultados e ajustar aquilo que não funcionou tão bem.

O importante é ir conhecendo o seu público e sempre aprimorar o conteúdo que entrega. Assim, você atrai mais pessoas para dentro da ONG, mostrando a relevância dos projetos realizados.

A Risü é parceira de diversas ONGs, apoiando uma série de causas sociais. Esse suporte acontece por meio de usuários que se cadastram em nosso site e destinam parte do valor das compras para uma instituição.

A sua organização pode fazer parte dessa rede de colaboração e transformação social. Cadastre sua ONG na Risü, torne-se um parceiro e atraia mais apoiadores para a sua causa em um clique.

É simples, muito rápido e prático e você atrai doadores de todo o Brasil!

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