Mapa de Conteúdo para ONGs
Marketing para o Terceiro Setor

Mapa de conteúdo para as ONGs | Como usar essa estratégia de marketing!

Um mapa de conteúdo para as ONGs pode ser um caminho essencial para gerar um material de grande valor ao seu público. Aqui, mostraremos qual a sua importância e como usá-lo ao seu favor.

Elaborar um conteúdo estratégico para seu público é permitir uma ligação com ele. E com este processo feito corretamente, surgirá uma relação saudável e transparente e de longa duração.

Sua produção faz com que mostre o objetivo real de sua ONG que cria estratégias diferenciadas da grande maioria que só possui conteúdo apenas por criar.

Criar um conteúdo que seja relevante que consiga atrair a atenção das pessoas certas, não é uma tarefa simples. Por este motivo é muito importante que produza matérias ricos em informações para que o envolvimento aconteça.

Existem algumas técnicas como a criação de um mapa de conteúdo que podem te ajudar na construção desses conteúdos, que quando bem feitos, irão te proporcionar mais audiência, mais envolvimento com seus doadores e tambem uma maior captação de recursos para sua instituição.

Neste material iremos mostrar como elaborar um mapa de conteúdo para conseguir bons resultados.

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Afinal, o que é mapa de conteúdo para as ONGs?

O que seria uma mapa de conteúdo para as Ongs?

O que seria uma mapa de conteúdo para as Ongs?

Mapeamento de conteúdo é provavelmente a nova revolução nas estratégias de busca.  É o alinhamento do marketing digital às necessidades das instituições.

O nome mapa de conteúdo se assemelha, justamente, a um mapa real. Isto é, seu propósito é exatamente guiar uma pessoa na busca do caminho certo e localizar o destino desejado.

Em outras palavras, podemos dizer que mapa de conteúdo para as ONGs possibilita guiar sua instituição a produzir conteúdo na direção certa. Assim, sua estratégia digital chegará ao destino certo, facilitando sua meta: o sucesso nas doações.

ONGs que criam e executam as melhores estratégias de conteúdo se diferenciam das outras. E por isso, a importância de elaborar um mapa de conteúdo.

Definindo um objetivo

O mais correto é iniciar definindo qual é o que sua instituição deseja alcançar quando optou por produzir conteúdos para internet. Existem diversos objetivos que podem ser alcançados, mas quando falamos de ONGs normalmente é o aumento da captação de recursos.

O próximo passo e entender quais são os motivos que levam ao doador a escolher uma determinada OSC para realizar sua doação. Na grande maioria das vezes a escolha e feita por alguns pontos em comum como afinidade pela causa, transparência na prestação de contas e o sentimento de que com aquela doação realmente esta pessoa esta ajudando a mudar o mundo.

Entendendo bem quais são estes pontos, você poderá entender melhor quais são os passos que uma pessoa segue, do momento que decide realizar uma doação ao momento que de fato a realiza.

Agora que entende melhor esta jornada do doador, você pode criar um mapa de conteúdo que irá conduzir este doadores com informações que os auxiliam na tomada de decisão da doação, tirando suas principais dúvidas e apresentando, com clareza, suas intenções e carências de doações de seu trabalho social.

A possibilidade de seu mapa de conteúdo chamar atenção do seus doadores e trazer um valor real e imediato para a sua estratégia digital é grande.  A seguir, analisaremos os benéficos de executar um mapa de conteúdo para as ONGs.

A importância em possuir um mapa de conteúdo para sua ONG

Aumento da captação de doadores

Aumento da captação de doadores

Busca de audiência

O termo audiência esta ligado a o número de pessoas que acessam, visualizam ou se envolve com os materiais divulgados pela sua ONG.

Produzir e disseminar conteúdos interligados entre si permite que esta audiência aumente, pois quando interessadas as pessoas tem o habito de ler conteúdos relacionados.

É essencial que os temas escolhidos sejam os mais adequados ao seus objetivos. Porque assim, irá chamar ainda mais, a atenção do seu público, mantendo sua jornada no caminho do destino certo de um mapa.

Aumento da captação de doadores

O aumento da captação de doadores acontecerá devido ao fato de todo seu material ter sido criado para auxiliar o doador em sua jornada. Assim, sua ONG conseguirá de fato auxiliar os doadores no processo de doação, aumentando a sua captação de recursos.

Possibilidade de calcular a eficiência de seus conteúdos

Com um mapa de conteúdo montado, sua ONG consegue saber exatamente quais etapas do avanço de seus conteúdo estão trazendo resultados ou não.

Logo, permite focar nas etapas mais frágeis, potencializar as doações alcançadas e minimizar as perdas.

Vantagens de obter um mapa de conteúdo para as ONGs

Sensibilizar seu público no momento certo

Sensibilizar seu público no momento certo

Sensibilizar o público certo no momento certo

O mapa de conteúdo para as ONGs apresenta vantagens na conquista de mais doadores. Apresentar o material para eles se envolverem, ainda mais, é o que o marketing de conteúdo proporciona. Criando um efeito positivo nas pessoas certas, na hora certa. E, obviamente nada de Fake News no seu trabalho!

Por exemplo, em uma campanha de e-mail marketing. Após esta pessoa ter lido 3 emails sobre a historia da sua ONG, trabalhos realizados e um prestação de contas simples sobre os gastos do ultimo mês, você pode enviar para ela um convite para se tornar um doador mensal para sua instituição. Porque neste momento a pessoa já conhece sua OSC,  o trabalho que realizam e sabem como o valor das doações são investido, gerando nela tranquilidade em realizar sua doação para uma instituição transparente e séria, por exemplo.

Bom, este e apenas um exemplo de situação, mas que com o mapa de conteúdo é possível que você defina muito bem esta jornada em busca de seu objetivo.

Aumento das conversões

O aumento das mudanças positivas nos seus canais online é exatamente o resultado de um conteúdo devidamente estratégico e alinhado ao seu mapa.

Sabemos que o principal objetivo do conteúdo é chegar à conversão. Essa é a prova definitiva de que determinado material gerou sensibilidade para o público.

Ou seja, a elaboração do mapa de conteúdo para as ONGs aumenta suas chances se preencher todas as necessidades da sua audiência e conquistá-la de vez.

Conexão de um conteúdo

Além do seu conteúdo ser perfeitamente adequado a suas intenções e necessidades, é preciso que ele funcione bem, na forma geral e não isolada.

Ou seja, o marketing de conteúdo precisa apresentar uma estratégia continua. Os temas precisam ser coerentes e se relacionarem entre si. Abordar assuntos aleatórios, podem não ser uma forma adequada de conquistar seu público e consequentemente suas doações.

Ademais, o mapa de conteúdo torna-se, ainda mais, simples e acessível à criação de uma linha editorial organizada e eficaz para a sua ONG.

Personalização da estratégica de marketing

Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), o Brasil possui mais de 820 mil ONGs existentes.

Agora, imagina se todas elas trabalhassem com mapas de conteúdo, a fim de aumentar, ainda mais, suas doações? Seria fato o sucesso de doações que todas elas alcançariam.

Com isso, sua Ong precisa criar mais conteúdo que tipifique seu tipo de causa, permitindo personalizar a sua estratégia de marketing com mais clareza e alcançar mais doadores.

Isso acontece de forma sutil, ao determinar sobre quais temas falar, por exemplo. Dar novos ângulos a assuntos vivenciados pela instituição ou convidar seu público para visitar sua ONG são boas maneiras de se diferenciar sem fazer grande esforço.

Como mapear seu próprio conteúdo?

Como criar um mapa de conteúdo para as ONGs

Como criar um mapa de conteúdo para as ONGs

Determine seu público alvo e sua persona

O público alvo é a definição social, econômica e demográfica de um possível doador. É considerado o primeiro passo para o início uma campanha de marketing.

Normalmente, é caracterizado por informações como estado civil, formação, gênero, idade, profissão, se conhece algum trabalho de uma ONGs, entre outras referências.

É através dele que é se consegue obter uma percepção mais precisa de um possível doador e das suas aspirações para que seu mapa seja realmente eficientes. Assim atingimos a persona.

Uma persona nada mais é que o perfil fictício de seu doador ideal. O objetivo é que sua persona compreenda melhor quem é sua ONG e do que ela precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.

A criação de uma persona pode salvar toda a sua estratégia. Pois é a representação de seu público ideal ou aquela pessoa ou empresas sociais que sua ONG deseja atrair.

Após ter sua persona totalmente reconhecida, sua ONG consegue lidar com os temas. Eles irão corresponder a sua apresentação perante sua persona que, certamente, poderá ser um doador em potencial.

Se sua ONG já possui uma persona definida, sua instituição está um passo à frente! A partir dela, seu mapa de conteúdo será criado facilmente, com o objetivo correto e estratégico.

Trajetória de um doador em potencial

A jornada de um doador em potencial consiste de alguns procedimentos que são significativos para o sucesso de seu objetivo.

Quais são as dores e sintomas da sua ONG? O que ela mais precisa? Como mostrar para a sua persona qual a melhor solução para ajudar na sua causa social abordada?

Contato:  É preciso estabelecer a primeira conexão entre sua ONG e seu público. Só assim, ela será conhecida pela seu possível doador.

Argumentos: Identifique de uma forma transparente e simples quais são suas intenções e qual a razão de procurar ajuda para sua causa trabalhada.

Decisão: Deixe seu público sempre a par da situação de sua ONG. Assim sua instituição alcançará comoção entre eles. Existindo, ainda mais, a possibilidade de uma boa doação.

É preciso entender como uma pessoa age até sua decisão de doar. Assim, sua ONG irá agir da forma mais certa possível.

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Criação do mapa de conteúdo para as ONGs

O criação do seu mapa de conteúdo, agora será, ainda mais, fácil de apresentá-lo, após adquirir experiência das etapas acima.

Incentivar seu público a ser um possível doador, dependerá de suas ações e das pautas de conteúdo criadas.

A forma mais prática de documentar e criar seu mapa de conteúdo é por meio de uma lista de conteúdos para cada fase da trajetória

Seu funcionamento

No contato, apresente sua ONG e divulgue suas intenções e ideias para melhorar seu desempenho. Gaste 80% do seu conteúdo apresentando sua instituição e suas dificuldades, sem mencionar realmente que deseja doações.

Nos argumentos, divulgue seus projetos sociais em suas redes, como o Instagram. Seja criativo em seus conteúdos estratégicos. Influencie, de forma transparente, seu possível doador. Chame a atenção dele para as dificuldades encontradas na sua instituição.

Contudo, o ideal é não apressar na hora de fazer marketing de conteúdo. Gaste 20% de seu conteúdo para mencionar a doação que necessita. Solicitar doações e serviços em cada post do blog ou das redes sociais cansa e seu processo pode não funcionar.

Na decisão, convide seus possíveis doadores a conhecer seu espaço, mostrando como ocorre a organização e administração da doação alcançada. O modo transparente é imprescindível para a confiança de seus doador.

Caso sua persona se torne um doador em potencial, não é necessário mais mandar conteúdos a ela. Apenas o mantenha informado dos projetos e novidades que sua ONG poderá fazer ao longo da jornada.

Os resultados expressivos e consistentes depende de como saber impactar as pessoas certas, na hora certa. O mapa de conteúdo vai levar sua ONG a isso.


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