Saiba como ter o seletivo selo azul de conta verificada no Instagram!
Marketing para o Terceiro Setor

Saiba como ter o seletivo selo azul de conta verificada no Instagram!

Você provavelmente já percebeu que algumas contas do Instagram possuem um selo azul, mostrando que são oficiais. Mas então, como conseguir essa marca para o perfil da sua ONG?

Nós já vamos te explicar! É importante lembrar que a internet transformou toda a nossa comunicação, aproximando marcas e público como nunca antes se viu. No Instagram, os usuários seguem pessoas, marcas e entidades de todos os setores em busca de inspiração e para descobrir mais sobre o que elas adoram – incluindo projetos sociais.

Mas, se por um lado, a relação está mais próxima e humanizada, por outro, as pessoas estão mais preocupadas com a criação de contas falsas. É o caso de quando um usuário se passa por uma celebridade ou empresa.

Para evitar isso, desde agosto de 2018 já é possível solicitar o seletivo selo azul! Ele indica uma conta verificada no Instagram, o que transmite credibilidade e confiança.

Não sabe como fazer isso? Continue a leitura desse artigo e aprenda como verificar sua conta no Instagram.

Confira nosso guia completo de conseguir doações através do Instagram.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

Por que minha ONG deve ter um perfil no Instagram?

Sua ONG ainda não tem uma conta no Instagram? Crie uma agora mesmo!

O ideal é ter um perfil comercial, que te dará acesso a uma série de métricas e garante a possibilidade de fazer anúncios.

O Instagram já conta com mais de 25 milhões de perfis comerciais em todo o mundo e 60% dos usuários afirmam que já descobriram novos produtos e serviços por meio da rede.

A plataforma pode ser um canal importante para divulgar os projetos da entidade, bem como seus impactos sociais, e ainda atrair mais doadores e voluntários.

Mais de 200 usuários acessam pelo menos um perfil comercial por dia e 1/3 de todos os Stories visualizados são postados por empresas. Ou seja: o potencial de presença digital da sua ONG é muito alto com o Instagram!

O que é uma conta verificada do Instagram?

selo azul do instagram

Uma conta verificada serve para identificar, de forma rápida e fácil, perfis de pessoas públicas, celebridades, marcas, empresas e instituições em redes sociais para que o usuário tenha a certeza de estar seguindo a @ (usuário) correta.

A conta verificada do Instagram – e também de outras redes – é identificada por um selo azul no canto da foto de perfil e ajuda a diferenciar os usuários verdadeiros dos falsos.

Como qualquer pessoa pode criar uma conta no Instagram com o nome que quiser – desde que esteja disponível – o selo azul é essencial para garantir a autenticidade de um perfil.

Quem pode ter uma conta verificada no Instagram?

Antigamente, o selo azul de conta verificada só era utilizado por marcas globais, entidades, celebridades e influenciadores. Mas agora qualquer usuário pode solicitar a verificação do perfil, usando o próprio aplicativo.

Como acontece com todas as atualizações, o recurso de solicitar verificação de conta está sendo liberado aos poucos e pode não estar disponível para todos os usuários.

Além disso, mesmo que você consiga fazer o pedido de verificação, isso não significa que o Instagram vá, automaticamente, liberar o selo azul para o perfil da sua ONG.

Quais as vantagens de ter uma conta verificada no Instagram?

Ter um perfil ativo no Instagram, por si só, já trará benefícios para a sua ONG, colocando a entidade no radar dos usuários de internet e aumentando as chances de angariar recursos e pessoas interessadas em seus projetos.

Mas a conta verificada vai além, garantindo um novo status à sua marca. Entenda por que é tão importante ter uma conta verificada no Instagram:

·         Identificar a sua ONG como uma entidade legítima

Infelizmente há quem use a missão tão bonita e transformadora de uma ONG para aplicar golpes em outras pessoas, arrecadando fundos que serão utilizados apenas em benefício próprio.

O selo azul mostra que a sua conta é verdadeira, conferindo mais credibilidade e legitimidade à sua ONG enquanto uma instituição na qual as pessoas podem confiar.

·         Autoridade de marca

A conta verificada também confere mais autoridade à sua marca. Afinal, se o próprio Instagram concedeu o selo para seu perfil, isso demonstra um novo status para a sua entidade.

A sua ONG passa a ter mais relevância na rede e o conteúdo passa a ser uma referência para os seguidores.

·         Prioridade nos resultados de busca

Outro ponto importante é que as contas verificadas aparecem primeiro dos resultados de busca, já que os algoritmos entendem que esses perfis são mais relevantes para os usuários.

Agora vai ser bem mais fácil encontrar o seu perfil, mesmo para quem não sabe exatamente o nome de usuário da sua conta.

Saiba como aumentar o engajamento no Instagram e conseguir mais doadores para a sua causa.

Passo a passo de como solicitar o selo azul e ter uma conta verificada

Agora que você já entendeu os benefícios de ter um perfil verificado para a sua ONG no Instagram, deve estar curioso para saber como solicitar o selo azul, não é mesmo?

Veja os 7 passos para conseguir ter uma conta verificada na rede social de fotos mais famosa do mundo.

  1. Acesse sua conta no Instagram e entre no seu perfil.
  2. Clique no menu superior (três riscos horizontais) e, em seguida, selecione a opção de “Configurações”.
  3. No menu de “Conta”, clique em “Solicitar verificação”.

selo azul do instagram

4. Preencha as informações solicitadas: Nome completo | Apelido (Conhecido Como) | Categoria.

5. Anexe um documento oficial. No caso da ONG, pode ser uma declaração de impostos ou uma conta de serviços públicos recente.

6. Clique em enviar e aguarde o resultado da análise.

7. O retorno leva menos de uma semana. Entretanto, é importante ressaltar que o Instagram pode recusar a solicitação.

5 dicas para garantir a liberação do selo azul no seu perfil

Como dissemos, o Instagram pode recusar a solicitação de conta verificada e negar o selo azul para o seu perfil.

Mas com algumas dicas simples você pode garantir sua conta verificada com mais facilidade.

1.      Número de seguidores não significa nada

Não precisa se preocupar se a ONG ainda não tem um número expressivo de seguidores. Com a conta verificada, você pode atrair mais pessoas para o seu perfil e ganhar mais seguidores que estejam interessados de maneira efetiva no seu trabalho.

A conta verificada do Instagram leva em consideração outros fatores. Portanto, não fique preso a esse número.

2.      Fique atento as políticas de conduta do Instagram

Para conseguir o tão cobiçado símbolo de conta verificada, o perfil deve estar alinhado aos termos de uso do Instagram. Não é permitido fazer postagens com discurso de ódio, assédio, violência e discriminação. Isso parece óbvio para uma ONG que busca a transformação positiva da sociedade, mas não custa lembrar.

O Instagram preza pelo bem-estar de seus usuários. Por isso, além de não ser ofensivo, seu perfil não deve usar ferramentas de automação (ou robôs). São aquelas que curtem várias fotos de uma vez e deixam o mesmo comentário – sem qualquer contexto – apenas com o objetivo de aumentar o número de seguidores aleatoriamente.

Evite, também, a prática de spam (publicar o mesmo post várias e várias vezes ao longo do dia). E, ainda, não compartilhe conteúdo sem deter os direitos autorais ou dar os devidos créditos.

3.      Compartilhe conteúdo interessante

selo azul do instagram

O Instagram não é uma vitrine de propaganda. Assim, compartilhar apenas anúncios solicitando recursos e a ajuda de voluntários ou informando o número de uma conta para os seguidores depositarem dinheiro não é eficaz.

Além de ser visto como spam pelo Instagram, esse tipo de publicação não diz nada para o seguidor.

Use a rede para contar histórias, divulgar projetos e criar um vínculo com os seguidores, propondo sempre o diálogo e ouvindo sugestões.

4.      Mostre que seu perfil é real

Como o próprio nome diz, o selo de conta verificada serve para confirmar se um perfil é verdadeiro ou não.

Para que o Instagram compreenda a autenticidade da sua conta, a ONG deve deixar isso bem claro.

Preencha todos os dados do perfil e forneça (se tiver) o link para o seu site. Compartilhe apenas conteúdo original e que mostre como a entidade verdadeiramente atua.

5.      Selo de verificação do Facebook facilita a solicitação no Instagram

Ter uma presença digital forte ajuda a conseguir comprovar a autenticidade da sua conta, já que o Instagram pode verificar a sua influência em outros canais online.

E se você já tiver o selo de verificação do Facebook isso vai ajudar – e muito – a conseguir o selo azul do Instagram, já que ambas as plataformas pertencem à mesma empresa.

Para solicitar o selo de verificação do Facebook:

  1. Acesse as configurações da sua página no site.
  2. No menu “Geral”, selecione “Verificação da Página” e clique em “Verificar esta página”.
  3. Insira o telefone da ONG e clique em “Ligar para mim agora”, para receber um código de verificação.
  4. Insira o código e aguarde o processo de verificação ser realizado.
  5. A resposta será enviada para seu e-mail.

A Risü faz um trabalho muito importante com ONGs de todo o Brasil, facilitando a captação de recursos de usuários cadastrados em nossa plataforma.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

Conheça as ONGs parceiras da Risü e descubra como essa rede está incentivando mais pessoas a fazerem doações e fomentando a prática do bem, de maneira simples e vantajosa para todos.


Saiba como ter o seletivo selo azul de conta verificada no Instagram!
5 (100%) 1 voto
Post Anterior

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário