Doações: Veja definitivamente como acertar nessa estratégia
Marketing para o Terceiro Setor

Doações: Veja definitivamente como acertar nessa estratégia

Embora as organizações sociais não vendam produtos, elas “vendem” ideias e um projeto de mundo melhor. Assim, precisam conquistar a atenção do público, atraindo mais pessoas interessadas em fazer doações e contribuir com seu trabalho.

Em um mundo tão cheio de marcas e empresas, pode ser difícil conquistar um lugar ao sol e ser visto pelas pessoas. Entretanto, com planejamento e uso das técnicas adequadas de divulgação, certamente sua ONG vai conseguir se destacar.

A internet disponibiliza uma série de ferramentas que contribuem de forma significativa para a estratégia de marketing de qualquer instituição, inclusive as do terceiro setor.

Confira algumas dicas essenciais para melhorar a sua estratégia online e conseguir mais doadores e apoiadores para a sua ONG.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

Investir no marketing digital eleva o nível da sua estratégia de arrecadação

use o marketing para conseguir doações

Definido como as ações de comunicação em plataformas online, o marketing digital atua de forma alinhada às estratégias offline. Juntos, melhoram o posicionamento da marca e aproximam a ONG do público geral.

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas e usam a internet para encontrar empresas, ficar em contato com amigos e familiares e conhecerem as tendências mais atuais.

A sua organização pode ser uma dessas descobertas, usando o marketing digital como caminho para chegar até doares em potencial.

Vale lembrar que os brasileiros passam mais de 5 horas por dia na internet. Mais de 100 milhões possuem perfil em alguma rede social. A sua marca não pode ficar de fora dessa, não é mesmo?

Com a interação cada vez mais efetiva entre público e instituições, a internet costuma ser o primeiro lugar onde alguém procura informações sobre uma empresa, seja ela comercial ou sem fins lucrativos.

E se sua organização não está em plataformas online ou ainda não usa a estratégia adequada, você pode estar perdendo doadores e voluntários. Tudo isso poderia ampliar o alcance de seus projetos, pense bem!

Veja, nos próximos tópicos, como sua ONG pode aprimorar a estratégia de arrecadação de doações usando as ferramentas digitais.

1.      Defina ações com marketing de conteúdo

Um dos pilares da estratégia digital é o uso do marketing de conteúdo, ferramenta que utiliza a produção de conteúdo interessante e relevante para atrair consumidores – ou, no caso da ONG, doadores.

Se no marketing tradicional as marcas chegam ao consumidor de forma intrusiva, com propagandas interrompendo programas, banners no meio de matérias e anúncios em jornais, entre outros, aqui, o próprio público é quem chega até a empresa.

Basicamente, a instituição cria conteúdo voltado para a educação, informação e solução de problemas das pessoas.

Assim, ao fazer buscas em sites como o Google, vão acabar encontrando o site da sua organização.

Esse conteúdo pode ser em formato de vídeos, textos em blogs, e-mails, e-books, redes sociais e até videoconferências.

Independentemente do canal, o importante é estar focado no que é relevante para o público e não apenas em divulgar sua marca.

SEO

faça SEO para ganhar mais doações

O SEO (sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca) é essencial para o marketing de conteúdo. Ele nada mais é o do que o conjunto de técnicas utilizadas na produção e organização do texto para melhorar o posicionamento da sua página nos resultados do Google (e outras plataformas).

Entre as técnicas estão o uso de palavras-chaves, separação do texto em tópicos, uso de listas e, é claro, a qualidade do conteúdo compartilhado.

Descubra como o marketing de conteúdo pode contribuir para a estratégia digital da sua ONG.

2.      Aposte nas redes sociais para ficar mais perto do público

Como já foi dito, mais de 100 milhões de brasileiros possuem pelo menos um perfil em redes sociais.

As redes sociais conectam pessoas com interesses ou objetivos em comum por meio de aplicativos e sites. Embora tenha estruturas diferentes, a maioria conta com um espaço para compartilhar informações (linha do tempo) e manter a interatividade com pessoas e marcas.

Esses sites transformaram o modo com as pessoas se relacionam, tanto entre si quanto com as empresas que mais gosto, exigindo que as instituições se adequem a esses novos modelos de interação e estejam em contato com o público de forma mais ativa.

A melhor parte é que as redes sociais deixam a marca mais humana, facilitam o contato direto com as pessoas, e torna o público mais engajado.

Alguns exemplos muito utilizados são Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. Entenda seu público para saber quais delas funcionam melhor para você e comece a sua estratégia o quanto antes.

Confira dicas de como atrair doadores para a ONG com as redes sociais.

3.      Conquiste selos de legitimidade e melhore a imagem da sua marca

verifique seus perfis e ganhe mais doações

Ter uma conta verificada nas redes sociais aumenta o nível de credibilidade da sua marca junto ao público.

Para conseguir o selo de conta legitima é importante manter os perfis com informações atualizadas e compartilhar conteúdo que seja referência para o público.

Como ter conta verificada no Facebook?

  1. Acesse as configurações da sua página.
  2. No menu “Geral”, selecione “Verificação da Página” e clique em “Verificar esta página”.
  3. Insira o telefone da ONG e clique em “Ligar para mim agora”. Você vai receber um código de verificação que deve ser informado para a conclusão do processo.
  4. O Facebook responde por e-mail se a sua conta está ou não verificada.

Como ter conta verificada no Instagram?

  1. Acesse o perfil da ONG no Instagram.
  2. Vá nas configurações, clicando no menu superior.
  3. No menu de “Conta”, clique em “Solicitar verificação”.
  4. Preencha as informações solicitadas e anexe um documento oficial da organização, como uma conta de serviços recente.
  5. Agora é só clicar em enviar e aguardar o retorno do Instagram, que acontece pelo próprio site.

4.      Invista do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é a arte de continuar encantando o público, mesmo depois de ele já ter realizado alguma operação com a sua marca.

No caso de uma ONG, significa manter a relação nutrida após um doador ter contribuído com o seu projeto.

Essa é estratégia é importante porque é mais simples fazer com que uma pessoa que já conhece seu trabalho esteja disposta a contribuir do que atrair novos voluntários.

Leia nosso artigo sobre marketing de relacionamento e saiba tudo sobre o assunto.

Cadastre sua ONG para Aumentar sua captação de recursos

5.      Evite as fake news

A expressão fake news está na boca do povo. Embora as notícias falsas sempre tenham existido, sua propagação e efeitos estão mais rápido com o compartilhamento online.

Para evitar problemas, sempre verifique as notícias antes de compartilhar qualquer coisa em seu site ou perfil nas redes sociais.

E se o nome da ONG for envolvido em uma fake news, esclareça a situação com o seu público rapidamente.

É essencial manter sempre uma postura profissional nas plataformas online e manter o discurso alinhado ao que você já faz offline.

Cative o seu público e conquiste sua confiança, mantendo a força desses laços com a divulgação de dados reais e checados.

Benefícios de usar as ferramentas digitais para conseguir doações

doações melhoram a ong como um todo

Os benefícios de usar as ferramentas digitais proporciona uma série de benefícios para a ONG. A principal vantagem é estar mais perto das pessoas e atrair mais doações e voluntários, mas também há outras possibilidades.

  • Mais presença digital

Para ser lembrada, uma marca deve ser vista. E, como as pessoas estão passando cada vez mais tempo na internet e nas redes sociais, nada melhor do que também estar lá.

Com a estratégia adequada, você aumenta a presença digital da ONG e também será lembrada mais facilmente pelo público. Esses passos podem garantir mais recursos para a manutenção dos projetos.

  • Comunicação direta com o público

Outra grande vantagem da internet é a comunicação de mão dupla. Enquanto, nos canais tradicionais, a comunicação é feita apenas de uma via – empresa fala ao consumidor – no universo virtual o público consegue conversar facilmente com as instituições.

Além de esclarecer dúvidas e se manter em contato com quem realmente acompanha o trabalho da organização, você ainda pode aproveitar o feedback das pessoas para aprimorar a comunicação e todo o trabalho feito na ONG.

  • Oportunidade de contar a sua história

Na internet, as possibilidades são múltiplas e não há limitação de espaço ou tempo. Por isso, você pode contar a sua história de forma legítima e com mais tranquilidade.

Mostre todos os projetos, o impacto de cada ação na vida das pessoas e como a ONG está ajudando a mudar o mundo.

Isso vai atrair mais voluntários e incentivar mais pessoas a se engajarem com ações de responsabilidade social – o que pode até angariar mais doações.

  • Redução de custos com marketing

Fazer marketing digital é mais barato do que nos canais tradicionais e pode ter resultados mais efetivos.

Coloque na ponta do lápis e veja quanto dinheiro está sendo destinado para a divulgação.

Com os resultados do marketing digital, você pode direcionar os recursos poupados para novos projetos. E, assim, pode contribuir ainda mais para a melhoria da sociedade.

Sua instituição também pode se juntar à Risü e descobrir um mundo enorme de possibilidades por meio do capitalismo social e da economia colaborativa.

Conheça as ONGs parceiras da Risü e saiba como elas estão arrecadando mais recursos por meio de doadores cadastrado em todo o Brasil.


Falar com um consultor

Doações: Veja definitivamente como acertar nessa estratégia
O que você achou deste texto?
Post Anterior

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário