Arrecadar doações Descubra definitivamente como conseguir para sua ONG
Marketing para o Terceiro Setor, ÜP

Arrecadar doações | Descubra definitivamente como conseguir para sua ONG

Arrecadar doações é uma prática essencial em qualquer organização social. Por não terem fins lucrativos, essas instituições não têm, como meio, a venda de produtos e serviços em si, mas a promoção de ações que tocam e transformam a vida de comunidades em todo o mundo.

A ONG até pode vender alguns produtos – geralmente produzidos na própria organização – como bolsas e roupas feitas com material reciclado, ou hortaliças plantadas em uma horta comunitária, mas as doações continuam sendo uma base importante de apoio.

Mas como conseguir todos os recursos necessários para garantir a manutenção básica da ONG e ainda expandir os projetos sociais de forma a atender um número cada vez maior de pessoas?

É sobre isso que vamos falar neste artigo: veja como arrecadar doações online e ir além dos eventos já tradicionalmente realizados e incremente os recursos captados por sua organização.

Saiba também como o marketing de relacionamento também pode ajudar a arrecadar doações para sua instituição.

Conheça o ÜP, uma plataforma de gestão completa para sua Organização Social alcançar mais doações e apoiadores.

Sites para arrecadar doações

arrecadar doaçõesA presença digital tem transformado o relacionamento com o público em empresas de todos os setores no mundo inteiro.

Com a internet, as pessoas ficam mais próximas de suas marcas preferidas, conseguindo interagir de verdade e até dando algumas sugestões que ajudam as organizações a aprimorarem seus produtos e serviços.

Com as ONGs isso não é diferente. A internet possibilita um contato mais forte com doadores, voluntários e pessoas assistidas pelos projetos, além de facilitar a forma de arrecadar doações.

Existem diversas plataformas online que você pode usar no seu site e dar um salto no volume de arrecadação de recursos. Conheça os principais sites de doação:

  • Risü

A Risü é uma grande parceira das organizações sociais. Essa empresa tem suas bases fincadas na economia compartilhada e sua forma de atuação é benéfica para todos que estão envolvidos no processo.

Basicamente, a Risü conecta lojas do bem, interessadas em colaborar com projetos sociais, consumidores e organizações do terceiro setor.

O consumidor cadastrado no site consegue cupons exclusivos de descontos para comprar em nossas lojas parceiras e escolhe uma ONG para receber parte do valor das compras, sem precisar pagar nada a mais por isso.

Conheça o ÜP

A Risü também acaba de lançar o ÜP um site de doações inovador, moderno, fácil de mexer e que pode ser totalmente integrado à página da sua ONG, em menos de cinco minutos.

O ÜP aceita doações através de cartões de crédito e boletos bancários, além de ter a opção de cadastrar doadores fixos e recorrentes.

A plataforma conta com ferramentas de marketing que fazem gestão de relacionamento e identificam doadores que desistiram de doar antes de finalizar o procedimento – recuperando a transação e aumentando o volume de arrecadações.

O ÜP ainda tem gráficos com dados demográficos, com evolução das doações, dados dos doadores. E, o melhor, as taxas cobradas são as menores do país, tendo em vista que as tarifas são apenas aquelas cobradas por bancos, referentes às transações tradicionais, que você já conhece.

Sem dúvida, o ÜP é o melhor site de doações para sua Organização Social.

Se for pensar em captar doações online, não há como não pensar imediatamente no ÜP da Risü.

> Se quiser conhecer mais sobre o ÜP é só clicar aqui.

Como arrecadar doações online? – 8 estratégias fundamentais para sua ONG

arrecadar doações online

Para começar a arrecadar doações online é essencial ter um bom plano estratégico de atuação na internet.

Confira oito dicas de ações que não podem faltar da sua estratégia online.

1.      Tenha um bom site

O site é o cartão de visita de qualquer instituição. Na página da sua ONG, o visitante deve encontrar informações como endereço, projetos realizados, impactos sociais, quantidade de pessoas beneficiadas e formas de ajudar.

Lembre-se que o site precisa ser seguro, ter um bom design, ter navegação intuitiva e, se possível, contar com uma plataforma de doações online, para facilitar a vida de quem quer colaborar.

Se o doador entrar no site e não conseguir fazer a doação ali, ele pode acabar desistindo.

2.      Invista em parcerias

Firmar parcerias com empresas que contribuam mensalmente com a sua causa também é uma ótima estratégia.

A empresa consegue colocar a marca no hall de organizações socialmente preocupadas e sua ONG consegue mais recursos.

Você pode até mesmo inserir um botão de doações no site dessas empresas e falar delas no seu blog ou redes sociais.

3.      Marketing de conteúdo é essencial

O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito importante para quem quer atrair visitantes e convertê-los em doadores.

Criando conteúdos que sejam interessantes e relevantes, os próprios usuários vão acessar sua página, de forma ativa e orgânica.

4.      Cuide das redes sociais

As redes sociais são referência para milhões de usuários na internet. Elas influenciam na decisão de compras e também na escolha de marcas com as quais as pessoas se identificam.

Se você souber como contar sua história nas redes sociais, será possível atrair mais visitantes e, consequentemente, mais doadores.

Conheça o ÜP, uma plataforma de gestão completa para sua Organização Social alcançar mais doações e apoiadores.

5.      Mostre que a sua ONG é legítima

É muito fácil criar um perfil falso na internet, por isso é tão importante mostrar a legitimidade da sua ONG.

Atualmente, sites como o Facebook e o Instagram contam com um selo azul para identificar que determinados perfis são verdadeiros.

Esse selo é usado, principalmente, por grandes empresas, artistas e celebridades, mas qualquer usuário pode solicitar o seu.

Basta acessar as configurações de cada rede social e clicar na opção de solicitar verificação (as contas legitimadas nesses sites são chamadas de “Contas verificadas”).

6.      Comece a usar o botão de doações do Facebook

botão do facebook para arrecadar doações

O Facebook está disponibilizando, aos poucos, um botão de doações que pode ser colocado nas postagens da sua página.

Funciona de forma semelhante a botões como “Acessar o site”, “Enviar mensagem”, “Comprar agora” ou “Saiba mais”.

Para adicionar esse botão às suas postagens, sua página no Facebook deve estar categorizada como organização sem fins lucrativos.

E o caminho para adicionar esse botão é bastante fácil. Vá até a página inicial e clique na opção “+ Adicionar um botão”. Aí você define a chamada para ação de doações e acrescenta o link do seu site de doações.

É uma estratégia interessante pois o usuário acessa o seu site a partir do próprio Facebook, o que é mais simples.

7.      Crie conteúdo em diferentes formatos

Aproveite as diversas plataformas online para criar diferentes tipos de conteúdo. Desenvolva textos para o blog, vídeo e fotos para redes sociais e até transmissões ao vivo.

Veja o que funciona melhor para o seu público e teste todas as possibilidades para atrair pessoas interessadas. Assim, você consegue converter e arrecadar doações mais significativas.

8.      Conheça o seu público

Não se esqueça, ainda, de conhecer a fundo o seu público: onde eles estão? Qual a idade? Quais os interesses? Quais as dores e necessidades? De que forma eles veem seu papel enquanto agentes de transformação social?

O ideal é definir uma persona (representação semifictícia do seu público), identificando quais redes sociais utilizam, qual a melhor linguagem para conversar com eles e os assuntos que mais interessam.

Texto para arrecadar doações – Como devo me comunicar com meus possíveis doadores?

Para arrecadar doações na internet é necessário escrever um texto introdutório, explicando as necessidades da ONG e de que maneira os recursos serão investidos.

Seguir algumas dicas ao desenvolver essa introdução pode fazer toda a diferença na relação com o doador.

Seja cordial e objetivo

A educação deve ser uma preocupação importante na tratativa com o público. Mantenha um padrão de linguagem em seus canais de comunicação, sendo sempre cordial e profissional, mas com bastante objetividade.

Escreva tudo o que for necessário. Mas, se o texto não for direto o bastante, o usuário pode simplesmente fechar sua página e ir para outro site.

Transparência deve ser a base da ONG

Dê todas as informações necessárias sobre seu projeto e o uso do dinheiro, se possível, com detalhamento de orçamentos e alocação de recursos.

As pessoas devem ter total confiança na sua organização, senão, as doações não acontecem.

Não se esqueça de fazer uma prestação de contas e compartilhar com todas as pessoas que ajudaram.

Personalize cada canal de atendimento

Embora você deva estabelecer um padrão de comunicação, é mais interessante adaptar o contato com o público de acordo com o canal.

O e-mail e o blog podem ser mais detalhados, enquanto um post no Facebook deve ser mais resumido.

Veja quais canais funcionam melhor para sua ONG e mantenha-os sempre atualizados, respondendo todos os usuários e com um alinhamento geral da comunicação e design, afinal, o atendimento ao doador também deve ser parte da sua estratégia.

Para aprimorar ainda mais a forma de arrecadar doações na sua ONG, conheça o ÜP. O site de doações da Risü tem excelente custo-benefício e vai fortalecer toda a sua estratégia de captação.


Falar com um consultor

Arrecadar doações | Descubra definitivamente como conseguir para sua ONG
5 (100%) 2 votos
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário