Como converter visitantes do Blog em doadores reais?
Marketing para o Terceiro Setor

Como converter visitantes do Blog em doadores reais?

Conseguir engajar e converter visitantes do blog em doadores reais para sua ONG é uma tarefa importante. Aqui, mostraremos quais caminhos seguir para o sucesso dessa estratégia.

Imaginar sua ONG abrindo canais de comunicação, como o blog, e observar o crescimento de doadores, não tem preço! Cada avanço é mais um triunfo na forma de arrecadar doações para a continuidade das ações de sua causa social.

Uma das informações mais significativas no mundo digital é saber como converter visitantes do blog em doadores reais.

Para adquirir tal resposta é necessário entender alguns pontos. Por exemplo, como sua ONG se posiciona perante seu público-alvo? Como sua ONG conduz o seu visitante durante o conteúdo? E como ela gera confiança suficiente para que ele realize uma doação? Como saber converter os visitantes do blog em doadores reais?

São perguntas que conduzem em qual seria o caminho ideal realizado pelos visitantes de seu Blog, até conquistar seus recursos.

Por consequência disso, vamos analisar as direções específicas para acompanhar essa conversão e provocar mais doações para suas ações.


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Por que as ONGs virtuais superam as ONGs que são somente físicas?

As ONGs virtuais possuem semelhanças com as ONGs somente físicas. Mais do que imaginamos. Contudo, as físicas precisam abrir mais sua visão e fornecer um bom relacionamento para o seu público. Possuindo uma posição virtual.

As duas atuam em processos que acontecem de formas diferentes. Ambas podem alcançar o sucesso de uma ONG, porém uma pode ter mais facilidade do que a outra.

Vamos comparar cada situação:

ONG somente física:  Certamente, a única forma desta ONG receber uma doação é o contato direto através de visita a instituição ou presença em eventos. Com isso, todos os dias as ONGs perdem muitas oportunidades, pois,  poucas pessoas tende a ter tempo para visitá-la. No caso de quando ocorre a visitação, o organizador pode não está preparado para explicar todas as tarefas que sua ONG possui. Ter uma visita de “surpresa”, às vezes, pode apresentar dificuldades para esclarecer qualquer dúvidas existente. Neste caso, com toda certeza, a sua divulgação mais relevante é feita através do boca-a-boca. Algumas conseguem apoio de empresas sociais ou de comunicação. No entanto, as ONGs físicas sofrem para conseguir sobreviver, já que não vedem um serviço ou produto.

ONG virtual: Aqui, elas também podem receber doações através dos mesmos pontos de contato das ONGs que são apenas físicas. Porém, além disso, elas contam com mais canais de contato para facilitar as etapas da jornada deste futuro doador. Assim, através de uma simples pesquisa em buscadores ou redes socais, esta pessoa pode acessar informações sobre a instituição.  Além de poder contribuir de qualquer lugar do mundo. Para isso, é importante possuir um Blog que contenha informações da ONG como as suas dificuldades que possuem, os trabalhos que são realizados e as formas que esta pessoa pode contribuir com sua causa. Desta forma você irá passar sentimentos de confiança e seriedade no trabalho que realizam, aumentando as chances converter visitantes do blog em doadores reais.

De fato, é visto acima, que as ONGs que possuem seu lado virtual tendem a ter mais doações. Isso acontece, devido a mais canais de comunicação que ela propõe para seus futuros doadores.

Como criar sua ONG virtual no Google?

Converter visitantes do blog em doadores reais: Sua ONG virtual no Google

Converter visitantes do blog em doadores reais: Sua ONG virtual no Google

Vamos imaginar que o Google, essa ferramenta virtual, funcione como uma ONG. Os projetos mais movimentados são as palavras-chaves. Ou seja, são o maior volume de busca. Já os organizadores/trabalhadores são os conteúdos que auxiliam o visitante na hora de doar.

Assim, fica fácil perceber que a todo momento sua ONG estuda se aquele organizador/trabalhador do seu site está respondendo de forma significativa a dúvida de um potencial doador.

Ou seja, se o seu site não ocupa boas posições nos buscadores do Google, sua ONG está sem conteúdo ou não estão sendo esclarecidos para sua persona (doadores reais). Portanto, haverá dificuldades em converter visitantes do blog em doadores reais.

Não há diversidade de caminhos para que o visitante percorra. Assim, torna-se confuso e, certamente, sua campanha para captar doadores precisa evoluir.  Um site bem produzido deve ser atrativo para os internautas. Uma vez que aumentaria as possibilidades de converter visitantes do blog em doadores reais.

Como transformar o conteúdo de sua ONG  na melhor exibição para converter visitantes do blog em doadores reais?

Exibição de conteúdo no blog

Exibição de conteúdo no blog

É preciso imaginar que quando publicamos um conteúdo de sua ONG através do blog, haverá um crescimento ilimitado de pesquisas. Ou seja, cada conteúdo adiciona uma página dentro do seu blog e cada página é mais um projeto de atuação praticada pela sua ONG.

E, quanto maior o seu blog, mais chances de aparecer para aquela palavra-chave com um volume de busca extremamente alto. E, como consequência, mais chances de converter os visitantes do blog em doadores reais.

Existem várias ferramentas, como o SEMrush, que ajudam a descobrir qual a melhor forma de encontrar a exata palavra-chave para que seu conteúdo seja um dos primeiros a serem consultados por pessoas que procuram doar. Para, enfim, converter os visitantes do blog em doadores reais.

E usar a estratégia do blog é mais fácil de envolver o internauta. Fazer um mapa de conteúdo ajuda a organizá-los e estruturá-los. Assim, converter os visitantes do blog em doadores reais será mais fácil e, certamente, o conhecimento dos visitantes será maior.

O apelo à emoção é uma ferramenta importante nesta estratégia. Mostrar o resultado é fundamental para afirmar que suas ações são verdadeiras. Neste caso, o depoimento dos que já doam é importante para atrair pessoas semelhantes.

O uso de vídeos pode ser uma ótima ferramenta, mas para funcionar deve prestar atenção na qualidade do áudio e vídeo de cada postagem. Faça tudo perfeito para não dificultar sua ONG a converter visitantes do blog em doadores reais.

É fato que o visitante de seu blog, criará o seu próprio caminho dentro do seu site. Contudo, o mais importante é mostrar para ele as opções de forma clara e ajudá-lo no caminho escolhido.

Como potencializar e converter os visitantes do blog em doadores reais?

Para converter os visitantes do blog em doadores reais, é preciso que o organizador esteja pronto para receber seu futuro doador e ampará-lo na hora da doação. Assim, há um aumento na conversão e no relacionamento com ele.

Agora que sua ONG conseguiu fazer com que os visitantes de seu blog tornassem ativos, é preciso mostrar os caminhos para ele até a doação.

Esclareça da melhor forma as dúvidas apresentadas

Dúvidas apresentadas e esclarecidas

Dúvidas apresentadas e esclarecidas

O seu conteúdo deve ter um propósito: converter os visitantes de seu blog em doadores reais e, assim, se ater a ele. Ou seja, se o internauta pesquisou sobre algum projeto que sua ONG exerce, responda as dúvidas que ele possa ter sobre o assunto.

Na maioria das vezes, de início, o internauta apenas quer conhecer sua ONG e não doar. É importante ter links dentro do conteúdo que o levem a entender, ainda mais, sobre a organização. Assim, cada vez mais, será possível converter visitantes do blog em doadores reais.

Hoje em dia, os fake News então em alta. Por essa razão, é possível ocorrer várias dúvidas sobre sua ONG. Esclareça cada uma delas e deixe sempre claro que seus conteúdos são verdadeiros e transparentes.

Elabore conteúdos estratégicos

Elaboração de conteúdos estratégicos

Elaboração de conteúdos estratégicos

Conteúdos estratégicos podem levar a comoção do sua persona. Além de  converter visitantes do blog em doadores reais, mostrar tudo o que ocorre em sua ONG e toda suas dificuldades é fundamental.

Avalie se um determinado conteúdo tem um propósito estratégico para sua ONG. Será que aquela palavra-chave surte efeito em minha persona? Será que ela esclarece dúvidas? Será que alguém pesquisa por ela ou tenho que modificá-la?

Não adianta um texto lindo se ele não apresenta um conteúdo dinâmico para o seus projetos. A ferramenta SEMrush, mencionada acima, ajuda a validar a hipótese do conteúdo e, até mesmo te trazer novas ideias.

Divulgue o conteúdo

Divulgação do seu conteúdo

Divulgação do seu conteúdo

Quanto mais aceitação de seu conteúdo, mais o Google conclui que seu trabalho está muito procurado. Mais irá converter visitantes do blog em doadores reais. Pois, sua ONG irá subir no buscador, por apresentar uma informação valiosa.

Por consequência de seu importante conteúdo, ele responde a dúvida do seu possível doador. Com isso, utilize todos os pontos de contato que você possuir, disponíveis para compartilhá-lo.

A melhor maneira de divulgar seu conteúdo são por meio das Redes Sociais. Sua ONG já possui a audiência de pessoas que mostraram interesse por sua instituição. Aproveite e impulsione conteúdos de qualidade através de anúncios e converse com novas pessoas. Tudo pelo objetivo de converter os visitantes do blog em doadores reais.

Além das redes sociais, divulgue por e-mail. Mas cuidado com essa divulgação. Receber e-mails a todo tempo pode não ser uma boa dica. Apresente poucos e-mails com conteúdo relevantes ao seu público.

Possibilite o visitante de seu blog assinar newsletter ao entrar no blog. Em outras palavras, newsletter são e-mails informativos que automaticamente envia algum conteúdo. Sua ONG pode enviar newsletter com os conteúdos que fizeram mais sucesso com o blog.

Mostre que é possível doar pelo site

Converter visitantes do blog em doadores reais: É possível doar por ele

Converter visitantes do blog em doadores reais: É possível doar por ele

Quanto mais facilitar as doações para seus doadores em potencial, mais chances de alcançá-las.

Hoje em dia, por mais que uma pessoa possua a intenção em doar para uma ONG, ela não tem tempo para nada. Ferramentas práticas e simples que não gaste tempo de quem tem interesse em fazer uma doação atraem mais.

Ofereça diferentes formas de fazer esta doação. Seja por botão de doações do seu site, boleto bancário, depósitos, na própria visita agendada, entre outros.  Apresente sempre a que mais facilita aos doadores.

Além do seu site, a empresa Risü pode ajudar sua Ong a captar, ainda mais, entrada de doações vindo de pessoas interessadas.

Banner CTA

O Banner CTA é um tipo de chamada que existe no meio ou no final de cada artigo, mais relacionado com o seu objetivo final.

A sigla CTA significa “call-to-action”, que em tradução literal significa “chamada à uma ação”. Ou seja, são links ou funções de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação.

Em outras palavras, para sua ONG, o banner CTA se ajustaria em artigos de seu blog para uma chamada voltada para doações.

Esse tipo de ferramenta pode trazer ótimos resultados nas conversões. Como dito antes, o banner CTA é uma forma de divulgação de seus objetivos e, ao mesmo tempo, possibilita a facilidade em fazer doações dentro do seu site.

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Mantenha o relacionamento com o visitante de seu blog

Relacionamento com os visitantes

Relacionamento com os visitantes

O relacionamento com seus visitantes é fundamental para eles adquirirem confiança em seus projetos de ações.

Mesmo que eles ainda não chegam a fase de doação, mantenha-os interagidos com todos os assuntos relacionados com sua ONG.

Mostre para eles o tão importante é sua ação e o quanto irá ajudar em na sua causa social. Talvez não seja o caso deles doarem algum tipo de recurso, porém estão mais voltados para o lado de serem voluntários de suas atividades.

Mantê-los a par dos assuntos, de um modo transparente, facilita, ainda mais, a chegada deles. Independente de como eles ajudarão.

Lembre-se que qualquer tipo de ajuda é bem-vinda e seja sempre grato das diversas iniciativas que eles podem tomar, ao longo de cada etapa de vida de sua ONG.

O mais importante é manter o relacionamento com o seu público e aumentar ao máximo as chances de conversão. Quando uma persona doa pela primeira vez, há uma grande possibilidade dela ser sempre um doador. Então, seja transparente e procure cultivá-lo.


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