Inovação, Inspiração

Empreendedorismo Social | Guia do Empreendedor Social

O que é Empreendedorismo Social?

Podemos entender o empreendedorismo social como um movimento que traduz a vontade das pessoas em aliar suas vocações e habilidades para criar algo que gere impacto positivo para a sociedade. Quando falamos de empreendedorismo social, falamos do agente da mudança, o empreendedor social.

O empreendedor social possui uma visão coletiva e desenvolve ações a partir de ideias inovadoras que irão resolver problemas sociais relevantes na sociedade. Não necessariamente, o empreendedor social precisa ser dono de um negócio social ou de ONGs. Ele é um agente livre e age no formato em que seu propósito está aliado com sua felicidade e entendimento.

Ou seja, um empreendedor social pode ser um cientista comprometido em desenvolver  vacinas para disponibilizá-las para toda a população de forma acessível. Mas pode ser, também, um ativista ambiental que luta para que a sociedade se torne cada vez mais consciente. E, mais, pode ser, até mesmo, um empresário que desenvolveu um modelo de negócios comprometido com a geração de impacto social.

Empreededorismo Social Exemplos

A cada dia que se passa, a vertente do empreendedorismo social ganha novos fortes atores, que buscam gerar impacto social. Esses empreendimentos que, além de se mostrarem grandes aliados de um mundo melhor, cada vez se revelam mais como empresas sérias, comprometidas, com as boas práticas de gestão e com a sustentabilidade financeira. Por isso, vemos no empreendedorismo social exemplos de empresas que crescem e se destacam no mundo empresarial.

Bons exemplos de empresas que se destacam nesse meio são vistas de forma cada vez mais natural. Isso porque, desde que o empreendedorismo social nasceu, nunca este esteve mais em voga do que nos dias atuais.

Um grande exemplo de empreendedorismo social, e talvez o mais famoso é da empresa TOMS Shoes.

Empreendedorismo Social - Tom's Shoes

Empreendedorismo Social – Tom’s Shoes

A empresa nasceu pelo fato de Blake Mycoskie, fundador da empresa, conhecer e presenciar, em visita à Argentina, no ano de 2006, crianças pobres que não tinham condições financeiras para adquirir sapatos ou tênis.

Assim, o americano teve a ideia que revolucionou o mercado empreendedor na época. A cada par de calçados vendido pela Tom’s Shoes, um novo par seria doado para crianças de baixa renda.

A Tom’s é um exemplo muito interessante. Trata-se de uma empresa que, não pensando apenas em lucratividade, galgou grandes passos e conquistou um enorme mercado. Assim, o grande sucesso comercial da empresa gerou, também, uma enorme contribuição para comunidades vulneráveis.

O empreendedorismo social no Brasil

MemoRisüO Brasil vem ganhando bastante destaque no meio de empreendedores sociais. Uma bom exemplo de uma empresa jovem e que já vem ganhando bastante destaque no meio é a Risü.

A Startup conecta pessoas, lojas online e Ongs, transformando parte do valor das compras online dos consumidores em doação para uma Causa social à escolha do próprio consumidor, sem que ele pague nada a mais por isso. Pelo trabalho arrojado de seus fundadores e, também, pelo modelo de negócio social, a Risü vem demonstrando ser uma grande promessa de empreendimento social no Brasil. Além disso, conta hoje com mais de 30 mil usuários e um dos maiores NPS do Brasil.

Você conhece a Risü? Empreendedorismo Social no Brasil

A Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas viram apoio para uma ONG a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso e você ainda ganha cupons de desconto incríveis.

Cadastre-se Gratuitamente!

 

Empreendedorismo Social Conceito

“O empreendedorismo social, antes de tudo, trata-se de uma ação inovadora voltada para o campo social cujo processo se inicia com a observação de determinada situação-problema local, para a qual se procura, em seguida, elaborar uma alternativa de enfrentamento [3]. O empreendedor social visa à maximização do capital social (relações de confiança e respeito) existente para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam para uma comunidade, cidade ou região se desenvolverem de maneira sustentável.” (FONTE: Wikipedia)

Guia do Empreendedorismo Social

ebook empreendedorismo socialO vasto universo do Empreendedorismo Social compreende negócios sociais, negócios de impacto social, aceleradoras, redes de empreendedores sociais, ONG, coletivos, entre outras iniciativas e formatos pertencentes ao terceiro setor e ao setor 2.5.

Para gerar melhor entendimento e dar aquela ajuda para todos os interessados em Empreendedorismo Social, fizemos algo diferente! Nós convidamos especialistas no assunto para falar sobre diferentes temas e formatamos esse conteúdo em um super guia.

Guia do Empreendedor Social (clique para baixar)

Em seu primeiro volume, o Guia do Empreendedor Social conta com exemplos reais de empreendedores sociais que criaram negócios de impacto social, além de especialistas em negócios sociais, negócios de impacto e terceiro setor. Com o Guia do Empreendedor Social – volume I, você terá acesso a informações de qualidade. Assim poderácomeçar a empreender socialmente, inspirar-se e buscar apoio na sua jornada através de redes de empreendedores sociais. Também poderá buscar redes em universidades, aceleradoras e prêmios que estimulam o empreendedorismo social.

Baixe o Guia do Empreendedor Social Gratuitamente Aqui!

Guia do Empreendedorismo Social – Conheça os especialistas

Gabriela Reis – Gestora da Yunus Negócios Sociais em Minas Gerais, membro do Global Shapers Belo Horizonte – uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial e professora convidada da Fundação Dom Cabral.

Claudio Sassaki – Empreendedor Endeavor e fundador da Geekie, empresa que oferece uma plataforma baseada no conceito de aprendizado adaptativo.

Lucas Borges – Empreendedor social, Global Shaper e Jovem Empreendedor Social do Ano de 2016 pelo Prêmio Laureate. Fundador da Risü, eleita entre os 4 modelos de negócios com maior potencial de impacto social do Brasil pela Sustainable Brands Rio 2015.

André Lara Resende – Empreendedor social, consultor de impacto social no Grupo Baanko e professor da Faculdade Dom Cabral. Consultor no BID e presidente voluntário doz Instituto Um Pé de Biblioteca.

Shidartha Rosa – Fundador e CEO da bhbit, empresa especializada em soluções para o terceiro setor. Liderou projetos de software para escolas, congregações religiosas e ONGs. Especialista em desenvolvimento de soluções inovadoras pela University of Maryland.

Vitor Belota – Empreendedor Social e fundador da ONG Um Litro de Luz – Brasil. É também gestor da Yunus Negócios Sociais em Santa Catarina.

Rodrigo Carneiro – Empreendedor social, graduado em Direito e fundador da Risü, um shopping online do Bem que transforma parte do valor das compras dos usuários em doação para Causas Sociais, e ainda disponibiliza cupons de descontos em mais de 300 lojas (Americanas, Submarino, Netshoes, por exemplo)

Camila Carvalho – Empreendedora social, CEO e fundadora do Tem Açúcar?, a primeira plataforma de compartilhamento de objetos entre vizinhos da América Latina. Formada em Sustainability Design pela Gaia Education e Schumacher College no Reino Unido.

Daniel Izzo – Sócio e diretor executivo da Vox Capital, fundo de investimentos voltado para negócios de impacto social. Daniel participou da fase de start-up da Submarino entre 2000 e 2001. Trabalha com iniciativas de negócios de impacto desde 2007.

O que você verá no ebook Guia do Empreendor Social, vol I:

  1. ebook empreendedorismo socialO universo do Empreendedorismo Social;
  2. A diferença entre: Negócios de Impacto, Negócios Sociais e Terceiro Setor;
  3. Sustentabilidade e Legado: Entrevista com Vitor Belota da Um Litro de Luz;
  4. Mitos sobre Empreendedorismo Social;
  5. Cases: Geekie, Tem Açúcar, Risü;
  6. Por onde começar? (Informações Valiosas sobre universidades, redes, aceleradoras, prêmios, investidores)
  7. Bônus: Canvas Social

O Empreendedorismo Social é o futuro

O empreendedorismo social, principalmente negócios sociais e negócios de impacto social serão o futuro dos negócios no mundo. Esperamos que este guia possa te ajudar em sua jornada.

Fique atento para as próximas edições!

Baixe o Guia do Empreendedor Social Gratuitamente Aqui!

Você conhece a Risü?

O que é a Risü?A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha (podendo ser ela a Causa Animal!) sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como cupom Americanas, Cupom Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente!

Empreendedorismo Social | Guia do Empreendedor Social
5 (100%) 3 votos
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário