Trabalho voluntário
Inspiração, Marketing Social, Sustentabilidade

Trabalho voluntário: por que fazer?

Você certamente já ouviu falar sobre trabalho voluntário e ações que tocam a vida de outras pessoas de alguma maneira. No Brasil, cerca de 16,4 milhões de pessoas são voluntárias e cerca de 30% da população já fez trabalho voluntário em algum momento da vida.

Mas por que dedicar seu tempo a um projeto desse tipo, que não tem remuneração e exige dedicação? A Risü te mostra como o trabalho voluntário pode ser transformador e beneficiar todas as pessoas envolvidas.

O que é trabalho voluntário?

Trabalho voluntário

Segundo definição da Lei 9.608 / 1998, trabalho voluntário é aquele prestado sem vínculo empregatício por pessoas físicas a entidades públicas de qualquer natureza, ou instituição privada sem fins lucrativos. A atividade não é remunerada e deve ter fins cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Algumas características são fundamentais para que a atividade seja oficialmente declarada como trabalho voluntário:

Gratuidade

A atividade não tem custo para os beneficiários.

Voluntariado

O trabalho não pode ser imposto ou exigido como contrapartida para obtenção de qualquer tipo de benefício.

Prestação individual e isolada

A atividade realizada deve ser realizada pelo indivíduo voluntário de forma isolada. Se o trabalho acontece por meio de subcontrato com uma organização onde ele trabalha pode haver um caráter obrigatório de prestação, impossibilitando o enquadramento na lei do voluntariado.

Fins não lucrativos

A prestação de serviço deve ser feita para entidades sem fins lucrativos e com objetivos de beneficiamento público.

Uma informação importante é que, caso o voluntário tenha alguma despesa para realizar a atividade, o valor pode ser ressarcido pela entidade, desde que autorizadas de forma oficial e comprovadas via nota fiscal.

Onde o trabalho voluntário pode ser realizado?

Trabalho Voluntário

Se você está pensando em começar um trabalho voluntário saiba que as áreas de atuação são muito amplas. Muitas organizações necessitam de mão de obra e com certeza há alguma com a oportunidade mais adequada para as suas habilidades. E nada de imaginar tarefas extremamente complexas. Ações simples fazem toda a diferença na vida de outras pessoas.

As instituições mais procuradas são creches, asilos e hospitais. Nesses locais há uma demanda grande de atividades a serem realizadas e com certeza você pode contribui de alguma forma, até mesmo fazendo companhia para outras pessoas.

Também é possível contribuir com doação de materiais, alimentação e até mesmo dinheiro. Veja as principais demandas de cada setor:

Creches e ONGs de Direitos Infantis

Nas creches, a maioria das tarefas é voltada para entretenimento e lazer. É possível organizar brincadeiras tradicionais, competições esportivas, aulas de desenho e arte, rodas de histórias, teatro, grupos de música, entre outros.

O mais importante aqui é procurar exercícios que estimulem o desenvolvimento cognitivo da criança. Você pode fazer projetos específicos no Dia das Crianças ou no Natal, por exemplo, ou criar uma atividade para acompanhamento ao longo de todo o ano escolar.

Casas de repouso

Nessas instituições, uma simples conversa em uma visita de meia hora pode transformar a vida dos moradores. Em muitos casos os idosos se sentem abandonados pelos familiares e o diálogo faz muita falta no dia a dia. Se você gosta de conversar e tem disponibilidade de tempo, visite um asilo e ajude a diminuir a sensação de tristeza que acompanha muitos internos.

Outras atividades são as tarefas domésticas diárias e o auxílio à alimentação. O objetivo é melhorar a condição geral da casa e proporcionar mais qualidade de vida aos idosos.

Hospitais

trabalho-voluntario-doutores-da-alegria

Também aqui as atividades são voltadas para o bem-estar de cada paciente. O objetivo maior é quebrar o clima pesado dos hospitais e fazer a pessoa esquecer, pelo menos momentaneamente, da sua doença.

Leitura de histórias, recreação, jogos, e atividades artísticas estão entre as ações que podem ser realizadas.

O trabalho voluntário é uma escolha transformadora

“Mas por que eu devo gastar o meu tempo para realizar atividades gratuitas para outras pessoas?”

Muitas pessoas ainda pensam desse jeito e não entendem que quebrar a barreira do egoísmo, praticando o altruísmo pode trazer outros tipos de valores à vida, além do financeiro.

O voluntariado é uma forma de exercer ativamente sua cidadania, promovendo ações que transformam a sociedade e se tornando uma célula ativa da sociedade. Também é uma excelente oportunidade de aprender algo novo e descobrir habilidades que você nem sabia que existiam. Mesmo para quem atua com tarefas conhecidas, a situação será nova a cada dia e há a possibilidade de realizar algo completamente novo.

O trabalho voluntário pode te proporcionar experiências únicas que, além de mudarem a vida de outras pessoas, vão transformar você. É uma chance de expandir horizontes e passar a fazer análises globais, enfrentando problemas que não fazem parte da própria realidade. É um caminho também para conhecer novas pessoas e fazer amizades, que podem te acompanhar por toda a vida.

Voluntariado como missão de vida

Mais do que todas as justificativas anteriores, o trabalho voluntário deve ser encarado como um gesto de amor e uma missão de vida. O principal pagamento é a gratidão e o sorriso das pessoas beneficiadas e isso não tem preço.

O voluntariado não é uma atividade impessoal, mas uma relação humana de contato onde se troca muito conhecimento. Nesse processo, o voluntário também recebe. Ele ganha a oportunidade de conhecer outras pessoas e viver outras realidades, vivendo essa experiência com alegria e prazer e sentindo-se útil.

Com essas atividades, o voluntário encontra gatilhos que o fazem repensar suas próprias escolhas e estilo de vida. Ao se comprometer com uma causa, essa pessoa passar a ser um agente de integração social, compartilhando bons sentimentos e ajudando a diminuir o sofrimento daqueles que ele ainda nem conhecia.

Ser voluntário faz bem para a saúde

Além de contribuir para uma causa social, a promoção da solidariedade é benéfica para a saúde. Um estudo publicado na revista International Journal of Psychophysiology mostra que os impactos da solidariedade acontecem tanto na saúde física quanto emocional. Quem pratica o voluntariado apresenta as seguintes condições:

  • Pressão arterial menor;
  • Mais autoestima;
  • Menor propensão a desenvolver depressão;
  • Níveis mais baixos de estresses;
  • Maior longevidade;
  • Mais felicidade de modo geral.

Outro ponto identificado nesse estudo é que, ao praticarem ações sociais e buscarem melhorias para terceiros, essas pessoas seguem um estilo de vida mais saudável. Além disso, a solidariedade ativa as regiões cerebrais associadas à confiança e ao prazer, liberando endorfinas e provocando, consequentemente, mais felicidade.

Trabalho voluntário e currículo

O trabalho voluntário também é benéfico para a sua carreira profissional. Quem acabou a graduação agora pode encontrar um campo para desenvolver suas habilidades, além de aprender uma série de coisas novas.

Para quem ainda não esteve no mercado de trabalho, o voluntariado ensina a comunicação com diferentes tipos de pessoas, em diversas situações, e isso pode ser um diferencial no futuro.

As organizações são uma rede de contatos. Em suas atividades diárias você conhecerá lideranças e empresas de diferentes nichos, passando a integrar um mundo completamente novo e que, provavelmente, seria dificilmente acessado por outros caminhos.

Além disso, a solidariedade pode ser um ponto bastante positivo na carreira e te ajudar a encontrar uma colocação profissional lá na frente. O voluntariado agrega uma experiência a mais ao seu currículo, mesmo que a área de atuação seja diferente da sua formação.

Em um mundo que muda a todo instante, as empresas têm buscado cada vez mais por profissionais que possam contribuir além das atribuições específicas de um cargo. E o trabalho social ajuda a desenvolver justamente essas características de engajamento e dedicação em buscar soluções de qualidade.

Outro fator de peso é que o voluntariado demonstra sua propensão de tomar iniciativas e de realizar tarefas muito mais por uma causa do que por um salário e vantagens individuais.

Trabalho voluntário e intercâmbio

trabalho voluntário na áfrica

O voluntariado ainda consegue unir duas paixões: solidariedade e viagens. Diversas empresas oferecem programas de intercâmbio onde o viajante vai para algum lugar do mundo conhecer uma cultura totalmente nova e contribuir de alguma forma para a melhoria de vida daquela comunidade.

Pode ser o cuidado de animais, conservação de ambientes naturais protegidos, suporte a hospitais e clínicas médicas, projetos sociais em orfanatos, e até mesmo ensino de idiomas, artes e músicas para crianças em situação de risco. Esse modelo de intercâmbio conta com diferentes opções para que o voluntário consiga causar impactos reais na causa que escolher abraçar.

Além de aprender um novo idioma, conhecer outro país e vivenciar uma outra cultura, o intercambista vive uma experiência única e emocionante em que ganha muito mais do que doou em seu tempo de voluntariado.

É uma forma de sair da zona de conforto e encontrar um propósito de vida, se tornando mais maduro e consciente sobre o mundo e outras realidades por meio de ações de solidariedade.

Veja algumas ONGs onde você pode fazer trabalho voluntario:

ONG Causa Precisa de voluntários constantemente? Estado Cidade País Confiável? É apoiada pela Risü?
Mano Down Inclusão social  Sim MG BH Brasil Sim Sim
Casa de apoio Aura Luta contra o câncer Sim MG BH Brasil Sim Sim
ProAnima Proteção de Animais  Sim DF Brasília Brasil Sim Sim
Reprograma Empoderamento Feminino  Sim SP São Paulo Brasil Sim Sim
Cão Viver Proteção de Animais  Sim MG Belo Horizonte Brasil Sim Sim
Instituto Eu Quero Viver Inclusão social  Sim RJ Rio de Janeiro Brasil Sim Sim
Turma do Bem Saúde Sim SP São Paulo Brasil Sim Sim
Luta Pela Paz Inclusão através do esporte  Sim SP São Paulo Brasil Sim Sim
Instituto da Criança Inclusão social Sim RJ Rio de Janeiro Brasil Sim Sim
CPCA Direitos Humanos Sim RS Porto Alergre Brasil Sim Sim


Você já realiza algum tipo de trabalho voluntário ou participou de projetos assim em outro momento da vida? Compartilhe conosco a sua história.

E, se ainda não começou, conheça instituições que podem precisar da sua ajuda e transforme a vida de outras pessoas todos os dias!

Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas viram apoio para uma ONG a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso e você ainda ganha cupons de desconto incríveis.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se e conheça mais!

 

Trabalho voluntário: por que fazer?
Avalie este post
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário