Empoderamento Feminino
Marketing Social

Empoderamento feminino e a luta por direitos: por que o feminismo é tão importante?

Palavra muito em voga na atualidade, empoderamento, segundo definição de dicionários, é dar poder a alguém. No feminismo, empoderamento feminino é a consciência coletiva que visa fortalecer as mulheres e a luta pode igualdade de oportunidades entre os gêneros.

O conceito está ganhando tanto espaço na sociedade que, em 2016, o termo empoderamento feminino foi a palavra chave mais buscada na internet, segundo pesquisa sobre tendências visuais divulgada pelo site Shutterstock.

Nesse artigo você vai descobrir mais sobre o que é o empoderamento feminino e quais os seus impactos para as mulheres e toda a sociedade.

Feminismo e empoderamento feminino são a mesma coisa?

Embora flutuem no mesmo universo, os dois conceitos são coisas distintas. Enquanto o empoderamento feminino é esse esforço coletivo de poder – como já dito anteriormente – o feminismo é um movimento político e ideológico que prega a equidade social, trabalhista, sexual, entre outros, de homens e mulheres.

Esses conceitos estão interligados e um é consequência do outro, por isso, é impossível falar de empoderamento feminino, sem associar à imagem do movimento feminista.

Quais ações podem ser consideradas de empoderamento feminino?

O empoderamento pode ser visto como mudanças sociais para acabar com o preconceito. São as pequenas ações cotidianas, chamadas pela escritora e ativista feminista, bell hooks (assim mesmo, só com letras minúsculas, de estratégias de empoderamento.

Essas ações visam a consciência dos problemas que oprimem as mulheres e a criação de mecanismos para combatê-los. A mudança não autocentrada, mas compartilhada. Ao empoderar-se, a mulher passa a ter condições de empoderar aquelas ao seu redor. Também não é a transferência de poder, mas o despertar coletivo para a transformação social.

Em seus próprios espaços, é possível criar formas de desenvolver esse empoderamento. Se você é dona de uma empresa, pode criar vagas para mulheres e manter um ambiente que promova a igualdade salarial e combate ao assédio; já as professoras podem fomentar debates que promovam a reflexão sobre o machismo e brincadeiras opressoras que são tão naturalizadas em nossa cultura.

O empoderamento também está na representatividade das mulheres reais: os tradicionais corpos esquálidos, altos e de padrões inalcançáveis provocam reflexos físico e psicológicos em mulheres do mundo inteiro. Mostrar outros modelos de corpo – e de cabelo – embora pareçam, à primeira vista, questões superficiais, são atitudes que levam poder a meninas e mulheres espalhadas pelo planeta e que tanto se questionam sobre sua beleza.

É importante, ainda, enxergar essas mudanças de forma ampla: o empoderamento deve ser real e extensivo a todos os grupos, mesmo àqueles do qual eu não faço parte!

Empoderamento da mulher negra

Para a feminista e filósofa política Djamila Ribeiro, entender o empoderamento feminino exige a compreensão de que que o ser mulher acontece em diferentes esferas da sociedade. “Como as feministas negras historicamente têm nos ensinado, é necessário nomear as opressões, entender que mulheres partem de diferentes pontos de partida e que existem variadas possibilidades de ser mulher. Entender essas diferenças é essencial para o prosseguimento da luta feminista.”

Objetificadas desde os tempos da escravidão, as negras são as que mais sofrem com o machismo. Entre 2003 e 2015, por exemplo, enquanto a taxa de homicídios de mulheres brancas caiu 11,9% – passando de 3,6 para 3,2 por 100 mil – o número aumentou entre as negras, passando de 4,5 para 5,4 por 100 mil, um crescimento de 19,5%. As vítimas negras soaram 66,7% das mulheres assassinadas em 2013. Esses são dados que dizem muito sobre as diversas camadas da opressão na sociedade.

Ao propor ações de empoderamento, é necessário compreender com qual desses grupos se está estabelecendo um diálogo. Usar a linguagem correta, ligada à identidade social e cultural de cada um é fundamental, bem como compreender que os diferentes tipos de mulheres são atingidos de formas diversificadas pela cultura machista.

A Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas viram apoio para uma ONG a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso e você ainda ganha cupons de desconto incríveis.

Cadastre-se e conheça mais!

 

 

Princípios de empoderamento feminino da ONU

empoderamento feminino ONU - feminismo

Os impactos do empoderamento feminino e do feminismo passam por todos os setores da sociedade, promovendo melhoria da qualidade de vida de homens, mulheres e crianças, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas (ONU) entende que esse crescimento também está relacionado às empresas, que devem incorporar em sua cultura de negócios valores e práticas que fomentem a equidade.

Com o objetivo de colocar em prática seus propósitos de um mundo melhor, em 2010, a entidade lançou, em parceria com o Pacto Global, os princípios de empoderamento das mulheres. Eles falam sobre pequenas ações e atitudes do cotidiano que podem fazer a diferença na vida de milhões de pessoas.

1: Liderança

Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2: Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação

Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3: Saúde, segurança e fim da violência

Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4: Educação e formação

Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5: Desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores

Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6: Liderança comunitária e engajamento

Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7: Acompanhamento, medição e resultado

Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

ONU mulheres e feminismo

A ONU compreende tão bem a importância de tratar o feminismo nas diversas estratificações da sociedade, que possui uma subdivisão voltada especificamente para o sexo feminino. A ONU Mulheres, Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, foi criada em 2010 visando unir, fortalecer e ampliar os esforços globais para a defesa dos direitos humanos das pessoas do sexo feminino.

Com o legado de duas décadas de atuação do Fundo de Desenvolvimento das Nações Humanas para as Mulheres (UNIFEM), a organização dá apoio a articulações e movimentos feministas, incluindo aí os de mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e rurais.

Os principais campos de atuação são a liderança e participação política das mulheres; empoderamento econômico; fim da violência; paz e segurança e emergências humanitárias; governança e planejamento; e normas globais e regionais.

A atuação acontece por meio de parcerias com a sociedade civil, os poderes executivo, legislativo e judiciário, instituições educacionais empresas e o próprio sistema das Nações Unidas, defendendo uma série de compromissos internacionais, em prol dos direitos das mulheres.

O marketing também está entrando na onda do empoderamento

As transformações sociais têm demandado das marcas uma nova postura em relação à cultura do empoderamento. Embora, em muitos casos, essa mudança seja uma exigência do mercado – para que as empresas atendam às necessidades dos consumidores e continuem se mantendo sustentáveis – algumas campanhas obtiveram bastante sucesso ao abordarem diferentes realidades e quebrarem padrões. Veja algumas:

Like a Girl (Always)

Lançado em 2015, no intervalo do Super Bowl (um dos eventos esportivos mais importantes e assistidos do mundo), o comercial faz a desconstrução da expressão “como uma garota”, usada comumente de forma pejorativa.  Na campanha, lutar, correr ou fazer qualquer coisa como uma garota passa a ser visto como algo positivo.

Imagine possibilidades (Barbie)

A boneca mais famosa do planeta também fez um comercial empoderado. Voltada para as meninas com faixas de idade menor – aquelas que brincam de boneca – a campanha mostra que apresentar diferentes possibilidades para as mulheres quando elas ainda são crianças é uma forma de transformar o futuro.

#MyBeautyMySay (Dove)

A campanha de 2016 mostra nove diferentes mulheres falando sobre como venceram preconceitos e conseguiram se destacar nas carreiras. Entre as histórias apresentadas estão a de uma blogueira, uma advogada e uma boxeadora. O filme é forte e traz a mensagem de que as mulheres podem chegar onde elas quiserem.

Como o empoderamento beneficia toda a sociedade?

O empoderamento feminino é bom para todos. Ele ajuda a mudar a nossa sociedade, quebrar paradigmas e construir uma nova cultura, em que o mundo pode ser mais justo.

Dar poder às mulheres é garantir mais lideranças femininas nos diversos setores da sociedade, tanto em cargos governamentais, quanto nas empresas – que ganham novas possibilidades ao reconhecerem a capacidade e habilidade das mulheres em ocupar papéis de gestão.

As mulheres passam a ter mais voz e começam a enfrentar o medo da violência. Se antes elas sofriam caladas vários abusos, agora elas têm a coragem e a segurança de fazer denúncias sabendo que há órgão próprios para o atendimento desses casos.

Com mais direitos para todos, a sociedade é beneficiada de forma geral, por meio da construção de uma sociedade igualitária, justa e em constante transformação.

Pronto para praticar ações de empoderamento feminino do seu dia a dia? Essa é uma atitude positiva, com impacto na vida de todas as pessoas. Você pode ir além das mudanças no próprio comportamento.

Faça seu cadastro na Risü e ajude ONGs de empoderamento feminino: toda vez que fizer uma compra, parte do valor será destinado a essas instituições.

RisüA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto AmericanasCupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se e conheça mais!

 

Empoderamento feminino e a luta por direitos: por que o feminismo é tão importante?
Avalie este post
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário