Inspiração

5 dicas de como organizar um evento de apoio à causas sociais

Atualmente, contribuir para a construção de uma sociedade melhor, apoiando causas sociais é um dos aspectos que mais fazem diferença na imagem de uma empresa ou instituição de ensino.

Muitas organizações sem fins lucrativos desempenham excelentes trabalhos para ajudar no desenvolvimento da sociedade, mas muitas vezes têm dificuldades para conquistar doadores individuais.

Eventos são ocasiões que permitem aos participantes terem experiências que contribuem para o seu futuro profissional, além de ser uma oportunidade de networking. Você já pensou em organizar um evento educativo relacionado a alguma causa social?

Realizar a gestão de eventos que apoiam causas sociais através da associação a organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade, ajuda e beneficia instituições, ao mesmo tempo, passa a contar com maior admiração e apoio da sociedade.

Mas como planejar um evento de apoio à causas sociais? Você pode promover workshops, palestras, entre outros tipos de eventos de cunho educativo, relacionados à sua empresa ou sua instituição de ensino e à marca, com o objetivo de despertar interesse e envolvimento dos participantes.

Passo a Passo para organizar um evento de apoio à causas sociais

1. Estabeleça o tema

Você deve pensar que para estabelecer uma relação de identificação com os participantes, você deve fazer algo direcionado. Pensando no que sua empresa vende como produto ou serviço, você pode organizar eventos que são voltados para profissionais da área de atuação do seu negócio.

Por exemplo, uma universidade pode realizar eventos acadêmicos para estudantes de psicologia dessa instituição com uma temática de abuso infantil e os transtornos psicológicos causados na criança, e apoiar uma ONG que atue na proteção de Crianças e Adolescentes.

Mas, caso você seja uma empresa que produz cosméticos e quer passar a imagem de apoio à diversidade, você pode promover uma palestra que abordem discussões sobre gênero. Ou ainda, seu negócio seja uma clínica veterinária, você organizar um evento para estudantes de veterinária que apoie algum projeto que atua na proteção de animais abandonados.

2. Escolha a causa que deseja apoiar.

Encontre as organizações que apoiam causas sociais de acordo com o tema e o os valores da sua empresa ou universidade. Existem diversas causas sociais, tais como:

3. Divulgue seu evento

A internet é muito importante para estabelecer isso, já que boa parte de seu público é ativo nesse meio, funcionando como um canal de relacionamento direto entre o cliente e a empresa ou instituição de ensino.

A presença desses canais é essencial para divulgar o seu evento e construir uma reputação de uma marca que assume responsabilidade social. Ao se posicionar e defender uma determinada causa, as  mídias sociais proporcionam uma maneira rápida de propagar mensagens e assim conquistar seguidores pela empatia.

No entanto, para que a divulgação dos produtos de uma empresa não se perca em meio ao apoio às causas sociais é preciso criar uma estratégia de divulgação do evento separada dos anúncios sobre o produto ou serviço em si.

Marcas como a Natura, Petrobras e Coca-Cola são reconhecidas como empresas que fazem a diferença e trazem iniciativas positivas que resultam tanto em investimentos econômicos como sociais. O segredo para fortalecer marcas por meio de causas sociais é ter uma visão de longo prazo e, mais que isso, apoiar e incentivar ações que reflitam suas crenças e princípios.

Essas empresas além de promover eventos que convertem o valor da entrada em doações, por exemplo, também divulgam isso em diferentes canais de mídias.

Um exemplo de evento que conquistou um grande número de pessoas pelo apoio a causas sociais foi o Festival ABCR 2016. O evento é o maior do país sobre captação de recursos no Terceiro Setor e ocorreu esta semana, entre os dias 4 e 6, em São Paulo.

Uma dessas entidades foi a change.org, a principal plataforma do mundo para petições online. Ela funciona assim: qualquer pessoa pode criar um abaixo-assinado gratuitamente, esse abaixo-assinado é compartilhado pela pessoa e depois pelo seu círculo social, vai espalhando-se pela rede, podendo tornar-se um viral compartilhado por milhares de pessoas.

4. Use celulares como base estratégica

Como as pessoas ficam o tempo quase todo com o celular na mão, a melhor forma de alcançá-las é produzir coisas interessantes que elas queiram ver em seus smartphones.

Você pode promover alguma ação dentro do seu evento que utilize aplicativos para envolver seu público e facilitar as doações! Uma plataforma que apoia causas sociais é a Risü, engajando as pessoas que até então nunca tinham participado de causas sociais.

Outra forma, é disparar e-mails de divulgação do evento com um botão “Doe aqui”. Isso pode fazer quase milagres pela entidade que está apoiando.

5. Utilize uma plataforma online de gestão de eventos

O planejamento de um evento é algo que requer bastante cuidado. Você deve pensar no orçamento, nos palestrantes, no local, na quantidade de participantes e também na distribuição de certificados. Existem aplicativos para te ajudar com isso!

É essencial que você faça a venda online das inscrições, dessa forma, você pode reverter automaticamente uma percentagem para a instituição que está apoiando.

Dividir as atividades e montar a programação do evento também pode ser feita através de um software que gerencia eventos, como a plataforma Even3. A emissão de certificados pode ser muito menos trabalhoso, se você automatizar o processo.

Na data do evento, para evitar filas, utilize um aplicativo de credenciamento e evite trabalho manual, como o preenchimento de planilhas com os dados de cada participante.


Guia do Empreendedor Social

ebook empreendedorismo socialO vasto universo do Empreendedorismo Social compreende negócios sociais, negócios de impacto social, aceleradoras, redes de empreendedores sociais, ONG, coletivos, entre outras iniciativas e formatos pertencentes ao terceiro setor e ao setor 2.5.

Para gerar melhor entendimento e dar aquela ajuda para todos os interessados em Empreendedorismo Social, fizemos algo diferente!

Convidamos os maiores especialistas no assunto para falar sobre Empreendedorismo Social. Assim, criamos 500 cópias Gratuitas de um Ebook incrível, que aborda diferentes temas sobre o assunto!

EBOOK GRATUITO – GUIA DO EMPREENDEDOR SOCIAL.

Pegue seu E-Book Gratuito Aqui

Ainda Temos 9 Unidades Gratuitas Restantes


 Você conhece a Risü?

O que é a Risü?

O que é a Risü?

A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha (podendo ser ela a Causa Animal!) sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se aqui e Ganhe Cupons de Desconto!

 

5 dicas de como organizar um evento de apoio à causas sociais
5 (100%) 2 votos
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário