Coworking - Impacto Social
Inovação

Porque escolher um coworking como ambiente de trabalho pode gerar impacto social?

Impacto Social | Empresas e empreendedores sociais podem fazer a diferença, gerando impacto Social na sociedade, por meio do seu trabalho e também do ambiente escolhido para desenvolver seus projetos.

“Impacto social” é uma expressão que está em voga e, cada vez mais, ganha força no universo empresarial, através dos negócios sociais, ou do empreendedorismo social (temos o melhor e mais completo ebook sobre Empreendedorismo aqui).

E, de fato, como podemos observar no mundo corporativo atual, é uma expressão que veio para ficar, prometendo crescer e transformar o mundo corporativo em um ambiente mais humano e solidário.

O novo capitalismo, denominado capitalismo consciente, como propõe a Risü (que transforma parte do valor de suas compras em mais de 300 lojas em doação para uma ONG a sua escolha), nos mostra o início da queda de um período onde o sucesso financeiro a qualquer custo era a prioridade, independentemente das consequências sociais ou ambientais.

Nos dias atuais, com os claros e crescentes problemas sócio-ambientais que o mundo vem enfrentando, tem ficado cada vez mais evidente que os negócios sociais são não só uma tendência, como uma necessidade do mundo.

Empreendedorismo Social

Baixe o guia do empreendedor social

E, como de costume, as empresas que entenderem de verdade o que está acontecendo sairão na frente.

Aliado à essa nova tendência mundial, e também atento à gerar cada vez menos impacto social e ambiental, a ideia de economia compartilhada também vem ganhando extrema relevância no meio corporativo.

Um exemplo disso é o alto crescimento do mercado de coworkings no país.

Muitas novas empresas, principalmente aquelas que possuem o propósito de gerar impacto social, vêm adotando os coworkings como ambiente de trabalho.

Mas o que é um Coworking e porque ele me ajudará a gerar impacto social?

O termo coworking surgiu em 2005, para definir um ambiente de trabalho onde várias pessoas trabalham e compartilham suas ideias em prol de um objetivo. Os profissionais inseridos nesse contexto podem ser de diversas áreas de atuação. Mais do que um espaço físico, os coworkings são um movimento de pessoas, empresas e comunidades que trabalham e desenvolvem seus negócios e buscam um crescimento acelerado e colaborativo.

Uma das ideias principais do coworkings é o compartilhamento, seja de experiências entre os membros ou do próprio espaço e recursos disponíveis.

Esses locais são também um centro de criatividade e networking. Questões fundamentais para quem está atrás de alternativas econômicas para a construção de um mundo melhor, gerando cada vez mais impacto social.

Mas quais são os benefícios de se escolher um coworking e porque terei mais facilidade em gerar impacto?

  • Menor custo e maior investimento;
  • Networking e aumento da rede de contatos;
  • Fazer parte da comunidade;
  • Flexibilidade total;

Vamos entender melhor cada um desses pontos?

Menor custo, maior investimento

Uma das vantagens mais atrativas, que faz um profissional escolher um coworking ao invés de um escritório convencional, é o custo.

Ter que alugar um espaço, comprar todos os móveis e montar uma estrutura completa de uma sala pode pesar, e muito, no orçamento. Fora a manutenção do local e gastos administrativos. Em um escritório compartilhado, além de você não ter que se preocupar com esses detalhes, o custo é bem menor. Você paga o valor da mensalidade ou o tempo que for usar e pronto.

Empreendedores e empresas de impacto social costumam reinvestir o valor gerado no próprio negócio. Com custos menores e economizando na estrutura física por exemplo, o valor que volta para o projeto é ainda maior, o que ajuda no desenvolvimento do mesmo. Ótima vantagem essa, não é mesmo?

Networking

Ter um ambiente com estrutura completa e com um menor custo não é nada mal! Mas uma característica que também chama bastante a atenção dos profissionais dentro dos coworkings é a possibilidade de networking e ampliação da sua rede de contatos. Como esses espaços apostam na diversidade de profissionais, você tem a chance de encontrar pessoas com pensamentos diversos para uma troca de ideias, uma parceira ou até mesmo para se tornar um cliente.

Procure ser o mais natural e autêntico possível. Mas lembre-se que você está querendo ampliar as suas oportunidade de novos negócios, então não force a barra. Se as pessoas percebem que você é inconveniente na hora de se aproximar, elas podem tirar péssimas conclusões da forma que você trabalha também.

Mantenha relações e pense que a qualidade importa mais do que a quantidade. É muito difícil fazer a manutenção de toda a sua rede de contatos, se ela é enorme e de péssima qualidade. Quando falo de qualidade, é em relação ao seu objetivo em tê-las por perto. Procure alguns contatos focais e que são importantes para você. Seja lembrado por eles e recorde-se de também oferecer benefícios para eles. Afinal, uma boa relação funciona como uma via de mão dupla, ambos devem ganhar com o processo.

Contatos que valem ouro

Para empreendedores sociais, os escritórios compartilhados tem um valor além do networking citado acima. Que é encontrar pessoas que acreditam de verdade em seus negócios. E além dos que acreditam, os que investem! Empresas e profissionais desse segmento precisam encontrar pessoas que tenham empatia pelo impacto social que seu negócio causa. Tendo isso, fica muito mais fácil o envolver no projeto e nas ideias.

E como os escritórios compartilhados são ideais para encontrar pessoas com pensamentos, estilo de vida parecido ou que pelo menos tenham uma visão de mundo mais colaborativa, fica muito mais fácil esse envolvimento com as pessoas certas. Por isso esses contatos valem ouro.

Parte da comunidade

O contato constante com outros profissionais, faz com que empreendedores autônomos escolham um coworking ao invés do home office. Mesmo que você trabalhe com uma equipe, a troca que se tem com outras pessoas faz com que você se sinta parte de algo além do seu mundo.

Cada escritório tem uma potência e um esforço para atender seus membros. Seja na organização de happy hour, cursos ou workshops. Ou no incentivo diário da interação entre os membros com atividades em horário comum, eles sempre vão tentar estimular o engajamento entre as pessoas e também com o meio.

E apesar do encorajamento constante da socialização, os espaços individuais estão sempre abertos para momentos de concentração. O importante é que você consiga se identificar e fazer parte da comunidade, mas sem deixar de perder sua liberdade.

Flexibilidade

Empreendedores sociais não tem muito horário fixo de trabalho, mas ainda assim precisam ter controle das suas atividades. Dependendo do coworking e plano acordado, os escritórios compartilhados são democráticos em relação ao horário de funcionamento. Eles não se apegam apenas aos horários comerciais e dias de semana. Muitos se adequam a demanda dos seus membros!

Os locais para trabalho dentro do espaço também podem variar de acordo com a sua necessidade. Você pode se manter na sua estação de trabalho, ir para uma sala privativa ou de reuniões caso queira um ambiente mais silencioso. Ou então ir para o café ou sala de relaxamento para uma conversa mais descontraída.

E o mais legal, para fechar, é que compartilhando este espaço, você sente como se estivesse em um laboratório de ideias, onde novas experiências acontecem. Ou seja, uma grande oportunidade para criar e se renovar sempre!

Gostou das dicas? Quer buscar um coworking pertinho de você e que tenha a sua cara? Visite o BeerOrCoffee e experimente um dia GRÁTIS!

Esperamos te ajudar a construir o trabalho da sua vida!

Esse é um Guest Post escrito por Bárbara Santos, da BeerOrCoffee – Conectando pessoas à espaços incríveis de trabalho

Você conhece a Risü?

O que é a Risü?

O que é a Risü?

A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha. Você não paga nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupons de Desconto de centenas de lojas! Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se aqui e Ganhe Cupons de Desconto!

Porque escolher um coworking como ambiente de trabalho pode gerar impacto social?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário