Roupinha para cachorro
Inspiração

Roupinha de cachorro | Como fazer roupa para o seu pet?

O inverno está se aproximando e as temperaturas estão ficando mais baixas a cada dia. Os animais também sofrem com o clima, especialmente aqueles em situação de rua. Uma roupinha de cachorro pode amezinhar a situação, tanto para o pet que você tem em casa, quanto para os que estão desabrigados.

Se você encontrar um cão na rua e não puder resgatá-lo, esse pequeno detalhe pode fazer a diferença e ajudá-lo a enfrentar os dias mais frios.

Mas como fazer roupa para cachorro? É o que você vai aprender neste post.

Fazer roupinha de cachorro pode salvar a vida do peludo!

roupinha de cachorro

A previsão para o inverno desse ano é um clima mais frio do que o de 2017, então, quem sente muito frio já pode preparar os casacos, lenços e calçados quentinhos para enfrentar os próximos meses.

Assim como nós, alguns cachorros também são mais intolerantes ao frio e o inverno demanda cuidados especiais com os bichinhos.

Raças com pouco pelo ou pelagem mais curta como o Pug, Pit Bull, Chihuahua, Buldogue e Pinscher sentem as temperaturas baixas com mais intensidade.  E aí a roupinha de cachorro faz toda a diferença.

Embora os cães tenham a temperatura corporal mais elevada, invernos mais rigorosos podem ser fatais, principalmente se o bichinho não possui abrigo ou um cobertor. Com o agasalho apropriado, eles ficam aquecidos e conseguem resistir até aos dias mais gelados.

Como fazer roupa de cachorro? Passo a passo

Para você deixar seu pet aquecido e bonito ou salvar a vida dos cãezinhos de rua, vamos de ensinar o passo a passo de como fazer roupa de cachorro.

Esses modelos demandam um pouco mais de conhecimento sobre costura, mas, nos próximos tópicos, você também vai conferir o passo a passo de roupinhas simples.

Roupinha de cachorro feita na máquina de costura

Você vai precisar de:

  • Um pedaço de tecido quente e com a cor que você preferir. A medida varia de acordo como tamanho do cachorro e o material deve ser escolhido com cuidado, para evitar alergias. Dê preferência a tecidos de algodão, flanela ou soft;
  • Fita métrica;
  • Papelão e caneta para desenhar um molde;
  • Linha própria para costura;
  • Tesoura;
  • Máquina de costura.

Como fazer:

  1. Tire as medidas do cachorro para confeccionar o molde. Para ficar mais simples, busque moldes já prontos que estão disponíveis em diversos sites da internet, como o Pinterest. Você deve medir:
  • Circunferência do pescoço e tórax;
  • As patinhas;
  • Comprimento do pescoço até a calda.

molde roupinha de cachorro

  1. Corte o tecido escolhido usando esse molde como referência.
  2. Use a máquina para fazer a costura e deixar a roupa prontinha.
  3. Quem quiser uma peça mais divertida, pode usar rendas, fitas e apliques, de maneira bem criativa, para customizar a roupinha e deixar o seu pet ainda mais lindo – e bem quentinho!

Roupinha de cachorro feita à mão

roupinha de cachorro

roupinha de cachorro

 

 

 

 

 

Você vai precisar de:

  • 30 cm do tecido de sua preferência;
  • 50 cm de viés;
  • 15 cm de punho de malha na mesma cor do viés;
  • Molde da figura impresso em escala natural;
  • Linha de costura.

Obs.: Você encontra esses materiais em qualquer loja de aviamentos.

Como fazer:

  1. Corte o tecido usando o molde já impresso. O tecido deve estar dobrado ao meio, na vertical e deve ficar com 1 cm de sobra para a costura.
  2. Esse molde é tamanho P. Basta aumentar as medidas, de forma proporcional, para fazer a mesma roupa para cachorros maiores.
  3. Costure o viés nas cavas e na barra do tecido já cortado.
  4. Faça uma costura reta, pelo lado avesso, unindo as duas laterais da peça.
  5. Em seguida, costure o punho de malha na altura da gola para finalizar.
  6. Essa roupa de cachorro fica uma graça e com apenas 30 cm de tecido (se ele for vendido com 1,4 m de largura) é possível fazer 4 peças.

Cachorros de roupinhas ficam lindos não é mesmo? E se eles forem das raças mais bonitas do mundo então? Veja a nossa lista de cachorros fofos e se derreta por essas gracinhas.

Como fazer roupinha de cachorro com meia?

Se você não tem máquina ou não entende muito sobre corte e costura, vamos de ensinar um truque mais simples para aquecer os peludos. Lembrando que essa dica só funciona se o pet for pequeno.

Veja como fazer roupinha de cachorro com meia.

Você vai precisar de:

  • 1 meia com cano médio ou alto – e de material mais quente;
  • Tesoura.

Como fazer:

  1. Corte a parte de cima da meia, onde fica o elástico. Esse pedaço pode machucar o cachorro.
  2. Faça recortes para as patinhas do cachorro.
  3. Corte a ponta da meia e está pronto!
  4. Agora é só vestir o bichinho com a roupa. Esse modelo também pode ser usado em gatos.

Como fazer roupa para cachorro grande com camiseta?

A dica com a meia é bastante prática, não é mesmo? Mas só resolve a vida dos cães menores. Então como fazer roupa para cachorro grande? Simples: use uma camiseta!

Aprenda como deixar o cão de grande porte aquecido durante o inverno.

Você vai precisar de:

  • 1 blusa antiga, que não esteja mais em uso e que tenha mangas compridas ou pelo menos um pouco maiores. Mangas muito curtas não funcionam;

Como fazer:

  1. Corte as mangas da blusa na diagonal.
  2. Em seguida, dê o formato de sua preferência à ponta da manga já cortada. Você pode deixar mais arredondado – semelhante às roupinhas que são vendidas em lojas especializadas.
  3. Depois, corte o espaço para as patinhas, lembrando de deixar os dois na mesma altura.
  4. Nesse modelo, você também pode colocar os enfeites que quiser, para deixar a roupa mais bonita e personalizada.
  5. Com uma blusa, você consegue fazer duas roupas. Então separe as peças que você não usa mais e ajude o maior número possível de cachorros.

Faça mais do que uma roupinha e adote um pet com responsabilidade. Leia nosso artigo sobre adoção de animais e veja o que fazer para adotar um animal.

Como saber se o cachorro está com frio?

roupinha de cachorro inverno

Há quem diga que os animais já são preparados para suportar o frio, por causa da pelagem e da temperatura corporal naturalmente mais alta.

Mas alguns pets sentem mais frio e você pode verificar isso observando alguns sintomas simples que o cãozinho apresenta:

  • Tosse e espirros;
  • Falta de apetite;
  • Febre (o nariz fica seco e quente);
  • O animal fica recolhido, nem encolhidinho, e até mesmo treme de frio.

Verifique a temperatura pelas orelhas

Um jeito simples de ver se o cachorro está com frio é verificar a temperatura das orelhas. Se as pontas estiverem mais frias do que o normal, pode ser que o pet esteja precisando ser aquecido.

Todo animal pode usar roupas?

Alguns tutores costumam vestir os bichinhos mesmo quando eles não apresentam os sintomas citados anteriormente, o que é errado.

É muito importante estar atento ao comportamento do animal e ver se ele se adapta ou não à peça. Tenha certeza de que a roupa é realmente necessária e, se o cachorro não gostar, procure outras maneiras de para deixa-lo aquecido.

Plugin Memorisu para doação com apenas um clique

Quais são os riscos do frio para os animais?

Além de desconfortável, o frio pode ser perigoso e, dependendo de como o animal fica exposto às baixas temperaturas, pode ficar doente.

É comum que alguns cães apresentem problemas como:

  • Gripes;
  • Dificuldade para respirar e doenças respiratórias;
  • Dores nas articulações;
  • Coceira nos olhos;
  • Boca seca;
  • Desidratação.

Em casos extremos, o frio pode ser fatal!

Além da roupa de frio: outros cuidados com o cachorro durante o inverno

Como já dissemos, nem todo cachorro se adapta às roupas de frio, por isso é essencial tomar outros cuidados como pet durante essa época.

Mantenha o cachorro protegido

Se o cachorro fica a maior parte do dia fora de casa, cuide para que ele tenha uma casinha seca e quente onde se proteger do frio, ou mesmo um espaço na garagem ou varanda – com estrutura suficiente para bloquear ventos e sereno.

Espante a preguiça

Assim como seus tutores, os bichinhos ficam mais preguiçosos e comilões nos duas frios. Fique de olho na alimentação e mantenha a rotina de atividades para que ele fica sempre saudável, evitando a obesidade.

Fique em dia com o veterinário

Faça consultas periódicas ao veterinário. Problemas de saúde como diabetes e doenças renais alteram o organismo do peludo, alterando a forma como ele regula a temperatura corporal.

Cuidado com banho e tosa

Aumente o intervalo entre os banhos, sempre secando bem a pelagem do animal. Evite, também, fazer a tosa do pelo, já que essa parte é essencial para deixar o corpo do animal mais quente.

Roupinha para cachorro de rua: espalhe amor para todos os animais

Os cachorros de rua são os mais afetados pelo frio. Eles não têm um lugar seguro para se esconder do vento, nem alimentação regular.

Se na sua rua houver algum animal desabrigado, vista-o com uma roupinha para cachorro e entre em contato com uma ONG de proteção animal, que vai tomar as providências necessárias.

Caso tenha espaço em caso e tempo para cuidar de um animal com responsabilidade, opte pela adoção. Você vai transformar a vida desse cãozinho e a sua, ganhando um novo sentido e muito amor!

Conheça as ONG de adoção e doação de animais que são parceiras da Risü e saiba como ganhar um amigo de 4 patas.

Roupinha de cachorro | Como fazer roupa para o seu pet?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário