Doação de roupa
Fazer o Bem

Doação de roupas: por que e para quem devo fazer a doação?

Quantas vezes por mês você se dá de presente uma nova peça de roupa? Embora seja uma atitude cotidiana para muitas pessoas, levar uma peça nova para casa nem sempre faz parte da vida de todo mundo. Por isso, a doação de roupas é um gesto que pode proporcionar muita alegria para alguém.

Se você é muito apegado às suas peças e ainda não descobriu razões para abrir mão de algumas roupas em prol de outras pessoas, vamos te mostrar como essa atitude também ajuda a contribuir para a criação de um mundo mais solidário.

Risü - Cupom de desconto e doaçãoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!

Doação de roupas usadas: por que doar?

doação de roupas

Fazer uma doação pode ser difícil, mesmo quando o objeto em questão já não tem mais nenhuma utilidade para nós. Temos o hábito de nos apegar emocionalmente às coisas materiais, em especial às roupas, que nos trazem uma infinidade de memórias. Vai dizer que você não tem aquela peça que lembra o primeiro dia de um trabalho bacana ou a blusa que estava usando quando conheceu alguém que gosta muito?

Mas, apesar dessas memórias, muitas vezes essas mesmas peças ficam meses – e até mesmo anos! – paradas no guarda-roupas, aguardando uma nova oportunidade de serem usadas outra vez. E, acredite, muitas vezes isso não acontece.

Se as suas peças estão há muito tempo sem uso, pode ser a hora de destiná-las a outras pessoas, que vão criar uma nova história com a sua roupa tão querida. Pode parecer exagero, mas é assim mesmo que muita gente vê as suas roupas!

Ainda não está convencido? Veja algumas razões para desapegar e fazer o bem:

Sinta-se mais generoso!

Já teve a sensação de fazer algo bom por outra pessoa? A doação de roupas é um ato de generosidade, que pode levar calor e amor à quem precisa.

Pratique o desapego material

Destinar algo pessoal a um terceiro é uma forma de entender que objetos materiais não são as coisas mais importantes da vida. Por mais que a roupa te lembre algo especial ou tenha sido presente de uma pessoa relevante, o que deve permanecer são as memórias e experiências de vida.

Pense no bem-estar alheio

Nem todo mundo tem condições de adquirir roupas novas. Ao compartilhar com elas uma peça que já foi importante, você também divide um pouco da sua história e ajuda alguém a incrementar o guarda-roupa.

Fomente a sustentabilidade

O planeta produz uma quantidade inacreditável de lixo todos os dias. Com o consumo desenfreado, muita coisa nova é produzida todos os dias, aumentando cada vez mais a quantidade de descarte de materiais. Ao doar uma peça, você evita que alguém precise comprar algo novo ou mesmo que essa roupa acabe no lixo. Seu guarda-roupa ganha espaço e a pessoa que recebeu economiza dinheiro e reduz seu nível de consumo.

Mantenha seu guarda-roupas sempre atualizados

Se você gosta de estar sempre antenado ao que há de mais atual na moda, esse também pode ser um bom motivo para passar adiante as roupas que não usa mais. Você garante espaço no seu armário para receber o que há de mais moderno. Assim, todos saem ganhado: você mantém seu guarda-roupas sempre novo e com look cheios de estilo, e outra pessoa garante roupas novas sem precisar gastar dinheiro.

Doação de roupas usadas: as peças devem estar em bom estado?

Você usa roupas rasgadas ou muito esgarçadas? Provavelmente não. Então por que pensaria que outra pessoa deveria usar uma peça em condições assim?

Ao fazer a doação, passe adiante somente aquelas roupas que ainda estejam em bom estado e possam realmente ser vestidas por alguém. Pequenos defeitos como zíper estragado ou partes descosturadas podem ser facilmente arrumadas, mas é necessário pensar que uma pessoa vai fazer uso desse material. Seja consciente e doe somente aquilo que você também seria capaz de usar!

Para quem posso doar minhas roupas usadas

Você pode fazer a doação de roupas de forma direta, para algum conhecido que tenha essa necessidade, ou destinar as peças a alguma ONG.

Elas vão fazer a triagem de todas as peças recebidas e encaminhar para quem precisa, de acordo com tamanho e demandas identificadas.

Alguns projetos, como o Banho Solidário, usam essas peças para alegrar a vida de pessoas em situação de rua. Elas tomam um banho, recebem corte de cabelo, lancham e ainda ganham roupas, provenientes dessas doações.

Tenha a certeza de enviar suas doações para uma instituição responsável, que efetivamente fará a entrega para as pessoas necessitadas, e fazer o uso adequado do seu gesto solidário.

Cupom de Desconto e doação

O que devo fazer na hora de doar minhas roupas?

Se você já entendeu a importância de doar as peças que você não usa mais, veja, agora, como fazer essa doação de roupas da forma mais adequada.

Pratique a empatia

Chegou a hora de arrumar seu guarda-roupa e separar tudo aquilo que não é mais usado. Pense no quanto essas roupas podem ser úteis para outra pessoa e faça a triagem de forma consciente.

Separe as peças

Divida as peças entre as que estão estragadas (e não serão doadas), as que vão ficar e as que serão doadas. Se alguma roupa não é usada mais de um ano, dificilmente você vai usá-las de novo algum dia, exceto aquelas voltadas para ocasiões mais especiais, como vestidos de festa. O importante é não se apegar emocionalmente e manter só o que vai ser usado. Isso ajuda até mesmo a manter seu estilo sempre moderno e atualizado, já que você está circulando as roupas mais antigas.

Limpe as que serão encaminhadas à doação

Mesmo que você entregue as peças para uma instituição social, que costuma limpar essas doações, não custa nada encaminhá-las já higienizadas, Lave as roupas e entregue-as limpas e em bom estado. É apenas mais uma forma de demonstrar carinho com o próximo.

Deixe as roupas identificadas por tamanho

Muita gente arranca as etiquetas das roupas ou, quando mantidas, elas apagam com o passar do tempo. Ao separar o material para a doação de roupas, identifique as peças de acordo com o tamanho. Isso vai facilitar muito o processo de triagem das instituições, garantindo que as pessoas assistidas recebam as roupas mais adequadas ao seu tipo de corpo.

Depois de seguir esses passos, é só encaminhar a doação para a instituição de sua preferência.

Doação de roupas de bebê

doação de roupas_bebe

Muitas famílias esperam ansiosamente a chegada de uma criança. Esse momento, de amor e alegria, também transforma a vida das pessoas de forma financeira. Cuidar de um bebê exige dedicação, tempo e dinheiro.

As roupinhas para bebês costuma ter preços elevados e são usadas por muito pouco tempo, já que crianças nessa faixa etária crescem rapidamente. Algumas peças nunca chegam a ser usadas!

Se a sua família teve um bebê recentemente, você consegue entender de forma exata como funciona essa situação: a criança ganha uma roupinha nova, usa uma vez, e, na semana seguinte, ela já não serve mais.

Alguns pais podem até achar interessante guardar essas peças como uma forma de lembrar dessa fase dos filhos, mas que tal dar um destino mais nobre para elas?

Você pode contribuir para facilitar a vida de outras famílias que também estão encarando o desafio de criar filhos, mas sofrem com as adversidades financeiras e não conseguem arcar com os custos básicos das necessidades dessa criança.

Separe as roupinhas que não servem mais para o seu bebê e faça a doação. Você vai ajudar a transformar realidades e encher esse lar de ainda mais amor e felicidade.

Passo a passo para fazer a doação das roupinhas:

  1. Separe as roupas que não cabem mais em seu bebê;
  2. Verifique se todas se estão em boas condições ou se há alguma rasgada e sem possibilidade de uso;
  3. Higienize as peças;
  4. Encaminhe para uma instituição ou família da sua preferência.

Campanhas de doação se intensificam em períodos de frio

doação de roupas_frio

Nas épocas mais frias do ano, as campanhas de doação ganham um novo gás, intensificando os pedidos de ajuda. O frio excessivo atinge gravemente as pessoas em situação de rua ou mesmo aquelas que não tem condição de comprar um agasalho.

Nesses períodos, doenças como gripes, resfriados e pneumonias se proliferam rapidamente Além disso, o frio reduz a temperatura do organismo, a chamada hipotermia; úlceras na pele; diminuição de circulação sanguínea; reações alérgicas; e até mesmo a morte.

Para quem está em casa aquecido e em baixo de densas cobertas, o inverno pode parecer ótimo, mas para quem vive na rua, representa mais um perigo.

Não espere o frio chegar! Doe os agasalhos que você não usa agora mesmo e ajude a aquecer essas pessoas durante as estações mais frias. Com sua doação, vai junto o calor de um gesto solidário!

Ajude outras instituições com a sua doação. Ative o plugin Memorisü no seu computador e receba um lembrete toda vez que estiver no site de uma das lojas parceiras do Risü. Assim, você destina parte do valor das suas compras para uma ONG, não gasta nada a mais por isso, e contribui para um mundo mais solidário.

Risü - Cupom de desconto e doaçãoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!

Doação de roupas: por que e para quem devo fazer a doação?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário