Projetos Sociais
Fazer o Bem, Inspiração, Marketing Social, Sustentabilidade

Conheça 5 projetos sociais que fazem a diferença para o mundo!

Transformar a vida de alguém pode ser mais fácil do que você imagina. Nem sempre é preciso de doação de grandes quantias de dinheiro: uma simples atitude de amor e atenção ao próximo pode ser bastante valiosa. É assim que alguns projetos sociais estão atuando: aproximando-se de pessoas com necessidades diversas e ajudando a mudar suas realidades por meio de diferentes ações, que colaboram para o crescimento humano e até mesmo despertam para o desenvolvimento profissional.

Projetos sociais: o que são?

projetos sociais

Os projetos sociais são iniciativas de uma única pessoa ou de coletivos que têm o objetivo de melhorar a vida de indivíduos e comunidades. Por meio de esforços solidários e sem fins lucrativos, esses projetos tentam melhorar determinado aspecto da sociedade e geralmente ajudam grupos que, de uma forma ou de outra, são menos favorecidos. O foco é sempre pensar no futuro dessas pessoas e buscar maneiras que possam mudar sua vida agora ou mais à frente.

Geralmente, esses projetos sociais se estruturam no formato de Organização Não Governamental (ONG), entidades do terceiro setor que se baseiam na Lei 9.790/1999 – que fala sobre as entidades da sociedade civil que são de interesse público.

Elas devem seguir regras específicas para constituição e têm a autonomia como principal característica de atuação. Com altruísmo e garra, trabalham diariamente em prol de várias pessoas e comunidades.

Você conhece a Risü?

Risü - Cupom de desconto

A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!

Como criar projetos sociais?

Você pode criar seus projetos sociais agora mesmo na sua rua, no seu trabalho, ou com um grupo de amigos, e começar desde já a exercer o bem. Mas se a sua intenção é formalizar esse projeto, será necessário cumprir alguns requisitos legais e burocráticos.

Faça um planejamento prévio: quanto de recurso há no momento e quanto será preciso para colocar o projeto social em prática? Na sua comunidade existem instituições semelhantes? Esse projeto será realmente útil? De quanta ajuda você vai precisar para realizar o trabalho?

Se você conseguiu mapear tudo isso e resolveu, de fato, formalizar seu projeto. Agora é hora de saber como criar um ONG.

Estude o funcionamento do projeto, incluindo as formas de captação de recursos; mobilize outras pessoas; formule um estatuto social e realize uma Assembleia Geral para aprovação; coloque a mão na massa!

Pela natureza legal, precisam estar documentados o nome, sigla e endereço da ONG, bem como objetivos, formas de captação de recursos, direitos e deveres dos associados, e designação dos poderes da diretoria, entre outros.

5 projetos sociais que estão fazendo a diferença

Qual tipo de projeto você quer ajudar? Prefere levar alegria a quem tem problemas de saúde? Ou que tal levar amor e cuidado a pessoas em situação de rua? Transformar realidade de microempreendedores que moram em favelas? Ou mesmo incentivar a leitura como forma de desenvolvimento pessoal?

Conheça 5 projetos sociais que estão, efetivamente, colaborando para uma sociedade melhor e inspire-se!

 

Banho Solidário | Projeto Social para pessoas em situação de rua e usuários de Crack

Banho Solidário

“Banho Solidário” é um dos projetos sociais que mais vem se destacando na capital mineira. O projeto tem como objetivo proporcionar às pessoas em situação de rua e usuários drogas (principalmente o crack), amor, confiança, atenção, higiene pessoal, alimentação e acolhimento, buscando, com isso, a recuperação efetiva contra as drogas e sua volta ao mercado de trabalho.

Somando suas forças com as casas de reabilitação, o projeto vem se destacando muito em Belo Horizonte, principalmente pelo fato de conseguir, através da confiança e do amor, convencer o usuário a ser encaminhado para uma das casas de reabilitação parceiras. O grande objetivo do Banho Solidário é a recuperação e a reinserção do usuário e/ou morador de rua no mercado de trabalho.

O primeiro passo no dia do evento, que ocorre uma vez por mês, no bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte, é o acolhimento do usuário. Neste momento, alguns dos voluntários vão às ruas da região, em busca das pessoas que necessitam de amor e, principalmente, cuidados pessoais. É a chamada “Abordagem”, extremamente crucial para o sucesso do projeto. Sua extrema importância se deve ao fato de se tratar do momento no qual o usuário conhece o projeto e se dirige ao galpão do Projeto, aonde acontece todo o procedimento do projeto. É o primeiro momento, quando já se tem o primeiro contato para o alcance da confiança do usuário de crack.

Banho SolidárioEm seguida, assim que o usuário chega ao galpão, é realizada uma triagem, com um rápido preenchimento de uma ficha cadastral. Essa etapa é realizada de forma calorosa, delicada e ocorre para se entender, exatamente, a vida do necessitado e como o projeto é capaz de ajudá-lo de maneira mais permanente e eficiente.

Após a triagem e atendimento inicial, o necessitado é encaminhado pelo grupo à área onde é servido café da manhã. Neste momento, já se pode perceber um grande esforço do grupo em acolher calorosamente o usuário, já visando um afeto e a conquista da confiança dele.

Após o café da manhã, da-se início à fase de cuidados básicos de higiene, que incluem banho, escovação dos dentes, corte de cabelo, barba, manicure e maquiagem.

Banho Solidário

Cada um dos participantes carentes recebe um kit com toalha, shampoo, sabonete, creme dental e escova de dentes, e, também, ficam sob os cuidados especiais das cabeleireiras, barbeiros e manicures, todos voluntários.

Por fim, é servido um almoço, em um momento de descontração e integração entre todas as pessoas envolvidas.

Durante todo o tempo em que o usuário encontra-se dentro do galpão e integrado ao Banho Solidário, os voluntários e líderes do projeto se esforçam para, através do afeto e da confiança conquistada, convencer o usuário ase internar voluntariamente em uma das casas parceiras, para se tratar contra o vício do crack e, assim, conseguir sua futura reinserção ao mercado de trabalho.

Todo o processo conta com doações e ajuda de muitos voluntários. Para colaborar, visite a página do página Banho Solidário e entre em contato.

Você também pode acessas o site do Banho solidário e conhecer um pouco mais sobre esse lindo trabalho, que vem mudando a vida de usuários de drogas e moradores de rua: www.banhosolidario.org

Banho Solidario

Engenheiros da Alegria | Projeto social para comunidades carentes

Engenheiros da AlegriaInspirados por projetos como os Doutores da Alegria, pelo Jogo Oásis (ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos, com regras que possibilitam a vitória de todos os participantes), e pelo filme A Corrente do Bem, que incentiva a realização de atitudes do bem em forma de pirâmide, os voluntários do Engenheiros da Alegria começaram suas atividades em 2011, com o objetivo de construir sorrisos com as pessoas atendidas.

O grupo tem como missão prover a qualidade de vida, realizando sonhos de comunidades, creches, escolas, asilos, hospitais, com a força de um sorriso e boa vontade. Pessoas de todas as idades podem participar, desde que tenham foco em três valores: projetar, acreditar e construir.

Atualmente, o projeto atua em três frentes:

Projetos sociais_Engenheiros da Alegria

1. Visitas alegreiras

Por meio da fantasia e da arte do palhaço, o grupo leva sorrisos a comunidades, creches, escolas e asilos.

2. Coletivo FelizCidade

Intervenções urbanas em Belo Horizonte, que levam um pouco mais de amor para as ruas da cidade.

3. Mão na massa

Com essa ação, o grupo realiza uma brincadeira que tem o objetivo de mudar o mundo por meio da mobilização comunitária. A proposta é realizar sonhos das comunidades, acolhendo suas belezas, talentos e recursos, transformando sonhos em realidade.

Visite a página dos Engenheiros da Alegria e saiba como ajudar.

Turma do Bem | Projeto para proporcionar mais sorrisos a jovens de baixa renda

Turma do BemA Turma do Bem é uma organização da sociedade civil que gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, por meio do programa Dentista do Bem, oferecendo tratamento odontológico de graça para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. A Turma do bem está presente em mais de 1500 cidades brasileiras, e em outros 13 países, incluindo Portugal, Argentina e México. São cerca de 17 mil dentistas voluntários que já atenderam mais de 70 mil jovens.

O programa também conta com o projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica; e o Assistente do Bem, que oferece formação gratuita para auxiliar de saúde bucal.

Projetos sociais_turma do bem

Além disso, colabora com a criação de políticas públicas em municípios brasileiros, transformando a percepção da sociedade sobre a saúde bucal. Também há projetos para orientação dos dentistas sobre as melhores práticas no consultório e como trabalhar de forma a gerar menos impacto no meio ambiente.

Para mais informações, acesse o site da Turma do Bem e conheça sua história, prêmios e formas de colaborar.

FA.VELA | Projeto busca fomentar empreendedorismo entre moradores de comunidades

Fa.VelaOrganização da sociedade civil sem fins lucrativos, que busca solucionar a lacuna na oferta de educação empreendedora para microempresários das favelas. A ideia a democratizar o acesso ao conhecimento, promovendo uma conexão entre o morro e a favela.

O objetivo é quebrar paradigmas que constituem obstáculos no fortalecimento da economia local, por meio de mais interação entre os moradores da favela e seu entorno.

O FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios e projetos de base favelada do Brasil, atuando no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação nas comunidades para que os próprios moradores assumirem a liderança na transformação local.

Projetos sociais_favela

Com a ajuda de doações, o FA.VELA realiza projetos com empresários favelados, construindo planos de vida que vão tirar seus negócios do papel e, efetivamente, virar uma forma de renda.

Também são realizados eventos com palestras sobre empreendedorismo, mostrando que com estratégia, planejamento e suporte é possível criar uma start up agora mesmo!

Conheça o projeto e ajude a fomentar o empreendedorismo nas comunidades. Acesse a página do FA.VELA para mais informações.

Um Pé de Biblioteca | A leitura como fonte de desenvolvimento humano

 

O Pé de Biblioteca é um projeto que fomenta o desenvolvimento humano por meio da leitura, com base em três pilares: suporte na criação ou reforma de biblioteca, bibliotecas vivas, e capacitação de multiplicadores.

Basicamente, o projeto leva bibliotecas a comunidades carentes, com base na crença de que a leitura pode transformar vidas. Com a ajuda de doações parceiros locais e empresas, o Pé de Biblioteca capta dinheiro e materiais que propiciam a inauguração de novas bibliotecas, disseminando a alegria da leitura nos quatro cantos do país.

A ideia é usar a leitura como uma semente de conhecimento, que gera mais educação reduzindo desigualdades sociais e desenvolvendo as comunidades.

Torne-se um amigo da leitura e conheça mais detalhes no site do Pé de Biblioteca.

Ajude ONGs através das suas compras pela internet. Conheça a Risü.

Risü - Cupom de descontoQue tal ajudar algumas destas Ongs através de suas compras? Isso aí, da sua casa ou do seu trabalho você pode ajudar. Pare de imaginar e comece a contribuir agora!

A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!

Conheça 5 projetos sociais que fazem a diferença para o mundo!
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário