Doação de brinquedos
Fazer o Bem

Doação de brinquedos | Por quê e para quem devo fazer a doação?

A doação de brinquedos é uma forma de proporcionar um pouco de felicidade às crianças e mitigar a sensação de tristeza que as dificuldades da vida provocam.

Crianças sempre são muito criativas e, na hora de brincar, tudo pode virar diversão. Pedrinhas na rua, bolas, e brinquedos são muito importantes e garantem que a criança se expresse e interaja com o mundo, vivenciando questões como o bem-estar, a liberdade e o desenvolvimento do corpo.

Quando falamos de infância, rapidamente fazemos a associação com esses momentos de alegria e interação, mas, para muitas crianças, essa é uma realidade que não existe. Veja como ajudar os pequenos fazer a doação de brinquedos usados.

Doação de brinquedos: por que devo doar brinquedos usados?

doacao de brinquedos

Em todo o processo de desenvolvimento dos filhos, os pais costumam guardar lembranças, como a roupinha usada no batizado ou o brinquedo preferido, mas que tal dar um destino nobre àquilo que não é mais utilizado?

Se você tem brinquedos que servem apenas para juntar poeira ou estão encaixotados em algum armário da sua casa, confira 3 motivos para fazer a doação:

 

1.      Ensina à criança lições sobre desapego

Muitas vezes, o filho se apega aos brinquedos e pode até chorar quando os pais fazem a proposta de doação. Isso é normal. Aí, cabe à família demonstrar o quanto o desapego é importante e reflete as transformações pelas quais todos passam na vida.

Mostre que estar ligado a bens materiais é muito menos importante do que praticar o bem e que as mudanças podem ser para melhor. É fundamental que a doação seja uma decisão da criança e não uma imposição dos pais. Converse com seu filho e fale sobre generosidade. Assim ele aprende desde cedo a praticar a solidariedade.

2.      Fazer alguém feliz também pode ser a minha felicidade

Qual pai não deseja que seus filhos virem adultos de caráter e preocupados em contribuir com a comunidade, formando um mundo cada vez melhor? Quando a criança entende o poder inserido no processo de doação de brinquedos, você dá a ela lições de amor ao próximo logo nos primeiros anos de vida.

Desse jeito, elas passam a ver que levar felicidade à outra pessoa também é uma forma de ser feliz consigo mesmo e, desde cedo, entendem que fazer o mundo melhor é bem mais simples do que muitos imaginam. Fantástico, não é mesmo?

3.      Mostre que a doação é um momento de renovar e abrir espaço para coisas novas

Aniversário e datas especiais como Natal e Dia das Crianças são excelentes momentos para a prática da doação. Mostre à criança que, para abrir espaço e receber coisas novas, é importante praticar o desapego e abrir mão daquilo que não se usa mais.

Assim, elas passam a praticar um ciclo de renovação constante entendendo que não é necessário acumular para ser feliz.

Doação de brinquedos: a solidariedade é um gesto que fica

A infância é uma fase gostosa e gera lembranças que nos marcam para o resto da vida. Quem não se lembra do brinquedo favorito ou de uma história especial que viveu com amigos e primos nesse período?

Mas se a diversão fica sempre em nossa memória, a solidariedade também é um gesto que nos marca para sempre. Se você acredita que o mundo tem jeito, é possível mostrar isso para as crianças.

E o exemplo é a melhor forma de ensinar. Se os pais querem que os filhos aprendam algo sobre solidariedade, é fundamental que eles mesmos pratiquem ações sociais, doando roupas, livros e até mesmo tempo. É um jeito de mostrar às crianças como praticar amor nos menores gestos.

Respeitar a decisão da criança é muito importante

A doação de brinquedos deve ser ensinada desde cedo e incentivada, mas é muito importante respeitar as decisões da criança. Mostre, com argumentos plausíveis e uma conversa saudável, os porquês de abrir mão de determinado brinquedo, mas não faça isso sem o consentimento do seu filho.

Ele mesmo é quem deve enxergar a relevância do seu gesto e optar pela doação. E mais: nunca pegue nada escondido. Se o seu filho optou por continuar com o brinquedo, pegar quando ninguém estiver olhando só piora a situação e ainda vai criar nele a sensação de que a solidariedade é algo ruim. E ninguém quer isso.

Os brinquedos devem estar em bom estado?

Na hora de fazer a doação, pense na outra criança como alguém importante para uma família. Se fosse o seu filho, você gostaria de receber um brinquedo faltando peças ou que não funcionasse direito?

Pratique a empatia e doe apenas o que estiver em bom estado. Pode ser novo ou usado, desde que outra criança consiga brincar muito e ser feliz com o seu presente!

Conheça as campanhas de doação de brinquedos e ajude!

Em todo o país, instituições voltadas ao apoio e educação de crianças recebem doações de brinquedos e outros materiais o ano inteiro. Conheça algumas e saiba como ajudar!

Em São Paulo

Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC)
Endereço: Rua Borges Lagoa, 1603
Telefone: (11) 5084-5434
Atividade: Desde 1984 a AACC oferece próteses para pacientes, além de alojamento, alimentação, suporte educacional e psicológico a 300 pessoas por ano. Além de brinquedos, precisa da doação de roupas, cestas básicas, material de limpeza e cadeiras de rodas.

No Rio de Janeiro

INCAvoluntário
Endereço: Rua Washington Luís, 35
Telefone: (21) 3207-4547
Atividades: O INCAvoluntário tem o objetivo de contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos pacientes em tratamento de câncer. Entre as ações estão apoio aos pacientes, humanização do ambiente hospitalar e captação de recursos.

Em Belo Horizonte

Cruz Vermelha Brasileira
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 427 – Santa Efigênia
Telefone: (31) 3239-4200
Atividades: A Cruz Vermelha é uma instituição independente, que atua em épocas de guerra ou paz. Seu objetivo é atenuar os sofrimentos humanos de forma imparcial, sem qualquer tipo de distinção entre os indivíduos.

Em Curitiba

Fundação de Ação Social (FAS)
Endereço: R. Eduardo Sprada, 4520 – Campo Comprido
Telefone: (41) 3350-3500
Atividades: Com a missão de coordenar e implementar políticas de assistência social no município, a FAS realiza a proteção social de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. São realizadas várias atividades, que envolvem a família, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Conheça outras formas de ajudar

Você pode colaborar com várias causas humanitárias e contribuir para um mundo mais solidário.

Doação de cabelos

A doação de cabelo é um procedimento bem simples, e que ajuda a melhorar a autoestima de pacientes em tratamento com câncer.

Em uma instituição especializada, é retirado entre 10 cm e 20 cm do cabelo, que será utilizado para a confecção de uma peruca, doada a um paciente.

Doação de roupas

A doação de roupas é um gesto de amor com famílias necessitadas. Além de ser uma forma solidária de desfazer de roupas antigas, é uma forma sustentável de consumo, já que outra pessoa vai ganhar peças novas sem que seja preciso produzir algo novo.

Lembre-se de que as peças devem estar em bom estado e podem ser destinadas tanto a instituições específicas quanto à uma família de sua preferência.

Doação de órgãos

A doação de órgãos pode ser a última esperança para pacientes em casos graves. A doação só é realizada em casos de morte cerebral e a família do paciente deve autorizar o procedimento, por isso, é muito importante que o doador deixe esse desejo claro, ainda em vida.

Também é possível fazer a doação de alguns órgãos, como rim e parte do fígado, ainda em vida, garantindo uma nova chance ao transplantado.

Doação de medula

A doação de medula é fundamental para pacientes em tratamento de anemias graves, alguns tipos de câncer e até 80 doenças diferentes. O doador é internado e recebe anestesia peridural ou geral. A medula é retirada por meio de punção no quadril e o período de recuperação é em média de 15 dias. O transplantado precisa de acompanhamento médico após o procedimento e precisa ficar cerca de mais três semanas em regime hospitalar.

Faça as suas compras por meio da Risü e ajude ONGs de todo o país

Se você quer ajudar uma Instituição Social mas ainda não sabe o que fazer, a Risü é exatamente o que você estava procurando.

Na hora de fazer as suas compras online, acesse as lojas digitais a partir do nosso site. Assim, você consegue destinar parte do valor para uma ONG a sua escolha, de acordo com os cadastros realizados na plataforma.

Dessa forma, você consegue ajudar a construir um mundo melhor de forma simples, aí mesmo da sua casa, de forma rápida e simples.

Ative o MemoRisü e receba um lembrete da doação sempre que estiver em um dos sites parceiros.

Doação de brinquedos | Por quê e para quem devo fazer a doação?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário