Doação de Cabelo
Fazer o Bem

Doação de cabelo | Por quê e para quem devo fazer?

Pessoas em tratamento de câncer comumente veem seus cabelos caindo. Esse é um dos efeitos da forte medicação utilizada para combater a doença, que também provoca náuseas, feridas na boca e dores. É possível mitigar a dor e minimizar os efeitos da queda com a doação de cabelo para a confecção de perucas, contribuindo bastante para melhorar a autoestima dessas pacientes.

A queda dos cabelos afeta principalmente as mulheres, por serem tolhidas de um traço tão marcante da feminilidade e da vaidade. Afinal, é uma parte do corpo que recebe muita dedicação e cuidados.

Por isso, aprenda a fazer a doação de cabelo e para quem doar!

Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!

Doação de cabelo está ganhando cada vez mais espaço no Brasil

doação de cabelo

Esse gesto de amor – que contribui para a autoestima de uma pessoa em tratamento contra o câncer – está ganhando cada vez mais adeptas.

É possível, sim, enfrentar o câncer e continuar cuidando da própria aparência, buscando novas formas de se enxergar bonita. E essa atitude solidária é fundamental para que isso aconteça.

Instituições beneficentes de todo o país fazem a intermediação entre a paciente que quer uma peruca e a doadora. As redes sociais são essenciais no fortalecimento dessa relação entre pessoas e ONGs, divulgando como a vida das mulheres que receberam essa peruca ganhou um novo brilho, e estimulando, assim, novas doações.

Como doar cabelos?

Quem quer fazer a doação de cabelos para essas pacientes, deve apresentar alguns pré-requisitos.

O cabelo precisa ter, no mínimo de 10 a 20 centímetros, de acordo com a instituição que vai fazer o corte. Não há restrições sobre o tipo de cabelo, mas quanto mais próximo do natural ele for, melhor.

As instituições geralmente não aceito cabelos com dreads ou com nível muito alto de descolorantes, pois costumam ter fios frágeis que impedem que sejam presos à base da peruca da forma adequada.

Na hora de cortar, o cabelo deve estar limpo e seco. Prenda-o com um elástico e corte um dedo acima da amarração. Eles não podem tocar o chão em hipótese alguma e são enviados ao destinatário em um saco plástico lacrado, podendo ser entregues pessoalmente ou pelos Correios.

Como a doação de cabelo pode ajudar outras pessoas?

A maioria das mulheres é apaixonada pelo próprio cabelo. Símbolo da feminilidade, os cabelos ajudam a desenhar o formato do rosto e a marcar o próprio estilo, com as diferentes opções de penteado, coloração e cortes que surgem a cada dia.

Portanto, sabe-se que desapegar dos fios nem sempre é fácil. Quantas mulheres você conhece que passaram anos deixando o cabelo crescer para ficarem bem longos?

Mas esse desapego pode ajudar outra pessoa a ganhar um aspecto de alegria em um momento tão difícil da vida.

Além da perda dos cabelos, o paciente com câncer sofre com vômitos, dores, e longas internações em hospitais. O processo é tão agressivo e complexo, que, em muitos casos, a doença passa a ser o ponto central da sua vida, deixando de lado outras questões que definem quem cada pessoa é.

Nesse sentido, a peruca pode funcionar como um resgate da própria autoestima, ajudando essa paciente a se reencontrar enquanto pessoa e mulher e buscar novas forças para lutar contra essa doença.

Doações também ajudam crianças

doacao de cabelo

Não só mulheres adultas são beneficiadas nesse processo. A doação de cabelos pode ser um importante apoio a crianças que estão enfrentando a luta contra o câncer.

Além de todos os efeitos já mencionados anteriormente, crianças diagnosticadas com essa doença correm o risco de desenvolverem efeitos psicológicos que podem acompanhá-las pode toda a vida, como medo de entrar em hospitais e de o câncer voltar, depressão e ansiedade.

Você pode devolver a alegria tão característica dessa fase da vida apenas cortando o seu cabelo. É um gesto de desapego solidário, que vai ajudar muito outra pessoa.

Cupom de Desconto

É necessário o cabelo de mais de uma pessoa para fazer uma única peruca

Já há muitas pessoas doando suas madeixas em benefícios desses pacientes, mas montar uma peruca exige uma quantidade muito grande de fios.

Geralmente, o cabelo de apenas um doador não consegue formar uma peruca completa, por isso, quando mais doadores melhor.

É importante espalhar essa ideia e mostrar que um simples corte pode gerar alegria para muita gente. E, afinal de contas, cabelo sempre cresce de novo, não é mesmo?

Homens também podem participar desse processo

Embora a doação de cabelo esteja muito ligada à vaidade feminina, os homens também podem participar.

Se tiverem cabelos longos, dentro das exigências das instituições, eles podem ser doadores e ajudar a formar novas perucas.

Além disso, também podem ir até uma das ONGs que promovem as doações e solicitar a sua peruca.

A autoestima é benéfica para todo e, é claro, as organizações não deixam ninguém de fora dessa rede de solidariedade.

Onde eu posso doar o meu cabelo?

Se você possui um cabelo com bom comprimento e deseja praticar esse gesto de solidariedade e amor ao próximo, você deve procurar uma instituição própria para isso, que vai fazer com que a sua doação chegue, efetivamente, a quem precisa.

Doação de cabelo no Rio de Janeiro

Banco de Perucas Laço Rosa
Endereço: Rua Desembargador Isidro, 18, Sala 910, Tijuca, Rio de Janeiro
Tel: (21) 7974-8504

Hospital do Câncer
Endereço: Praça Cruz Vermelha, 23 —  Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3207-1000

Varanda do Cabelo
Endereço: Rua Sete de Setembro, 202, Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2221-2097

Doação de cabelo em São Paulo

ONG Cabelegria
Endereço: Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo
E-mail: cabelegria@gmail.com

ONG Rapunzel Solidária
Endereço: Alameda dos Maracatins, 976, São Paulo
E-mail: rapunzelsolidaria@gmail.com

Hospital Pérola Byington
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista – São Paulo
Telefone: (11) 3248-8000

Doação de cabelo em Minas Gerais

Instituto Mário Penna
Endereço: Rua Guaicuí, 20, 15º andar, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Tel: 0800 039 1441

Hospital do Câncer de Uberlândia
Endereço: Avenida Amazonas, s/n — Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Telefone: (34) 3291-6100

Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho
Endereço: Rua Mangueira, 242 — Canelas, em Montes Claros
Telefone: (38) 3213-4296

Doação de cabelo em Curitiba

ONG Atitude na Cabeça
Rua Francisco Rocha, 1544, Bigorrilho
E-mail: atitudenacabeca@gmail.com

ONG Cabelo Amigo
Rua Miguel Ângelo Pelanda, 391 — Umbará
Telefone: (41) 99664-2412
E-mail: cabeloamigo@yahoo.com

Amigos do HC
Avenida Agostinho Leão Junior, 336 — Alto da Gloria
Telefones: 0800-601-1010/(41) 3091-1000
E-mail: amigosdohc@amigosdohc.org.br

Você também pode ajudar de outras formas: saiba como!

Se você não pode ou não que doar os cabelos, mas ainda deseja contribuir de alguma forma para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, saiba que há muitas outras maneiras de colaborar!

Doação de medula

Alguns pacientes apresentam mal funcionamento da medula. O tecido doente pode ser substituído por um saudável, por meio de doação, e garantir que essa pessoa tenha uma nova vida.

A doação de medula tem mais chance de compatibilidade – cerca de 25% – entre irmãos, mas com famílias cada vez menores, a maioria dos pacientes precisa de doadores externos.

O procedimento consiste em ume pequena punção no osso da bacia, para a retirada do tecido. O paciente é anestesiado e pode sofrer apenas um pequeno desconforto nos dias após a cirurgia. Analgésicos resolvem o problema facilmente.

Saiba tudo sobre a doação de medula e como o procedimento funciona para doares e pacientes no nosso artigo sobre o assunto.

Doação de órgãos

Esse gesto pode ajudar não apenas pacientes com câncer, mas com uma série de problemas de saúde, como insuficiência respiratória ou cardíaca, cirrose, cegueira, entre outros.

Alguns órgãos e tecidos podem ser doados ainda em vida. É o caso da medula, como já citado anteriormente, do rim, do fígado e do pulmão. É necessário fazer uma série de exames para verificar a viabilidade do transplante e possíveis riscos aos pacientes envolvidos.

No caso da doação pós-morte, ela só acontece com a autorização da família do paciente. A retirada dos órgãos é feita apenas em casos de morte cerebral e o doador deve informar à família, ainda em vida, sobre seu desejo de ajudar outras pessoas.

Saiba mais como um momento de dor pode se transformar em uma atitude solidária no nosso post sobre doação de órgãos.

Risü te ajuda a colaborar com causas sociais

Quer descobrir novas formas de ajudar pessoas e organizações em todo o país? A Risü é uma plataforma que conecta doadores e ONGs espalhadas pelo Brasil e ajudar é muito simples.

Você acessa o site e escolhe uma loja online, quando precisar fazer uma compra. Ao finalizar, você define uma instituição para receber parte desse valor, sem ser necessário pagar nada a mais por isso.

A Risü também oferece cupons de desconto para utilizas nesses estabelecimentos. São muitos parceiros e ONGs para você escolher.

Ajudar nunca foi tão fácil e rápido! Faça seu cadastro e faça uma doação ativando o Memorisü. Assim, toda vez que você estiver navegando por uma das lojas parceiras, um plugin envia uma notificação lembrando que é possível fazer a doação e contribuir para um mundo melhor e mais solidário.

Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!

 

Doação de cabelo | Por quê e para quem devo fazer?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário