Generosidade
Fazer o Bem

Generosidade: entenda por que as pessoas que praticam são mais felizes

A generosidade ajuda a melhorar a vida das pessoas e é praticada em todo o mundo. Independentemente de crenças, visões políticas, idade ou região, a sociedade vem sendo transformada por pequenos gestos e atitudes solidárias que só fazem bem.

Mas por qual razão nos dispomos a ajudar alguém e direcionar seus recursos – sejam eles financeiros, intelectuais ou de tempo – para um terceiro?

Reunimos algumas explicações nesse artigo, além de exemplos práticos de como ser generoso no dia a dia. Confira!

Clique e conheça as ONGs Apoiadas pela RISÜ

Generosidade desperta as pessoas para a felicidade

generosidade - felicidade

Em 2017, cientistas de Zurique, na Suíça, publicaram um estudo mostrando que a generosidade nos faz mais feliz.

Na pesquisa, 50 participantes receberiam uma quantia de dinheiro para gastar. Metade deles era orientado a usar o montante em benefício próprio e o restante deveria direcionar o valor para outras pessoas.

O resultado, comprovado por meio de ressonância magnética comprova: se importar com o outro ativa as áreas responsáveis pela felicidade.

O que é generosidade?

A generosidade é uma virtude humana caracterizada por compartilhar a bondade. Pessoas generosas dividem seus recursos ou até mesmo sacrificam seus interesses para cobrir a necessidade de alguém.

A palavra “generoso” tem origem no latim generosus, que significa “de nobre nascimento” – ou aquele que poderia dividir. É um atributo muito importante para qualquer ser humano, sendo o oposto da avareza e do egoísmo.


Guia do Empreendedor Social

ebook empreendedorismo socialO vasto universo do Empreendedorismo Social compreende negócios sociais, negócios de impacto social, aceleradoras, redes de empreendedores sociais, ONG, coletivos, entre outras iniciativas e formatos pertencentes ao terceiro setor e ao setor 2.5.

Para gerar melhor entendimento e dar aquela ajuda para todos os interessados em Empreendedorismo Social, fizemos algo diferente!

Convidamos os maiores especialistas no assunto para falar sobre Empreendedorismo Social. Assim, criamos 500 cópias Gratuitas de um Ebook incrível, que aborda diferentes temas sobre o assunto!

EBOOK GRATUITO – GUIA DO EMPREENDEDOR SOCIAL.

Pegue seu E-Book Gratuito Aqui

Ainda Temos 9 Unidades Gratuitas Restantes


Como ser generoso?

Para quem está se perguntando como ser uma pessoa mais generosa a resposta é simples: a prática do bem está nos pequenos gestos e é possível ser altruísta no dia a dia em várias ações, sem qualquer tipo de complexidade.

Por ser o desejo de tornar a vida de alguém mais agradável, a generosidade pode ser facilmente construída em todas as suas relações. Veja algumas formas:

Seja grato pela própria vida

Reflita sobre como a sua vida é estruturada e as coisas que você tem. Ao entendermos o valor de tudo o que temos, como uma boa saúde ou uma família próxima e feliz, e sermos gratos por isso, nos tornamos mais propensos a entender a mão e a compartilhar o que é bom.

Faça o bem esperar nada em troca

As pessoas generosas auxiliam as outras pelas crenças individuais e o desejo puro de ajudar. Esperar algo em troca, mesmo que gratidão, começa a desviar as suas atitudes do caminho da generosidade.

Contribua com a saúde de quem está doente

generosidade - doacao orgaos

Nossa saúde é um bem importante. Para quem está doente, atitudes simples como o preparo de uma refeição ou a companhia de alguém por algumas horas deixa seu dia mais feliz.

Você ainda pode impactar mais a vida dessas pessoas com a doação de remédios, sangue, cabelos, ou órgãos. Já pensou em um pedacinho seu como a esperança de renovação para outra pessoa? Realmente incrível e muito generoso.

Leia nosso texto sobre o assunto e entenda como a doação de órgãos funciona e os casos em que esse gesto pode ser realizado ainda em vida.

Divida coisas que são importantes

Sabe aquele livro que te inspirou a mudar de vida ou a blusa favorita que marcou um momento importante? Que tal dar algo assim para alguém? Abrir mão de alguma coisa que não usamos mais ou não possui qualquer significado não exige muito sacrifício.

Já dividir o que lhe é caro mostra a sua capacidade de levar para o outro aquilo que você acredita ser realmente bom.

Diga coisas boas

Numa época em que é muito fácil se esconder atrás do computador para deixar comentários negativos e desagradáveis nas diversas páginas da internet, dizer algo bom também é uma maneira de praticar a generosidade.

Comente coisas positivas, elogie seus amigos e seja um incentivador de pessoas. Diga algo realmente bom e que possa colocar um sorriso no rosto de alguém.

Pratique o voluntariado

Seja voluntário em um projeto social no qual acredita. Doar o nosso tempo é um ato generoso muito precioso, já que esse tempo nunca pode ser recuperado. É um momento da nossa vida 100% dedicado a outra pessoa.

E o trabalho voluntário pode ser a visita em hospitais, leitura para crianças, apoio a pessoas em situação de rua, ou a contribuição para a carreira de jovens em situação de risco. Conheça os projetos perto de você e pratique a generosidade!

Confira mais sobre porque fazer trabalhos voluntários.

Como a generosidade melhora a minha vida?

A generosidade é uma virtude que atinge positivamente tanto as pessoas que são auxiliadas quanto aquelas que a praticam.

Pense naquele dia em você sai do trabalho muito cansado e alguém lhe cedo o lugar no ônibus. Ou quando um amigo lhe paga um café em um dia difícil.

Para as pessoas generosas, os benefícios vêm em forma de saúde e bem-estar.

  • No trabalho, o ambiente fica melhor e os colegas de trabalho desenvolvem um sentimento de admiração;
  • Ao ajudarmos alguém, o cérebro diminui a produção de cortisona (hormônio responsável por nos deixar em estado de alerta). Isso relaxa e proporciona bem-estar;
  • Com o corpo relaxado, os batimentos cardíacos desaceleram, o que contribui para combater a pressão alta;
  • Pessoas generosas são vistas como mais capacitadas para a liderança e gestão de equipes, o que pode melhorar também sua vida profissional.

Além disso, alguns estudos apontam a generosidade como um mecanismo de sobrevivência que já faz parte da essência humana. Os grupos de pessoas generosas foram se perpetuando com o passar do tempo e mostrando que a preocupação com o outro fortalece toda a coletividade.

Estimule a generosidade ainda na infância

generosidade - criancas

A generosidade pode – e deve – ser cultivada desde os primeiros anos de vida. Ensine as crianças como o altruísmo é importante e as maneiras de praticá-lo.

Incentive seus filhos, sobrinhos e outras crianças a doarem seus brinquedos e a serem gentis com os coleguinhas. Faça isso com exemplos práticos, fazendo você mesmo a doação de roupas e outros objetos da sua casa.

E, acima de tudo, estimule a generosidade sem forçar ou obrigar a criança a apresentar esse comportamento. Ela deve ser ensinada sobre os benefícios dessa virtude para que pratique o bem de forma espontânea e entendendo o real significado da bondade.

Veja alguns exemplos de generosidade

A generosidade vem sendo praticada há milênios por pessoas do mundo todo. Conheça, a seguir, alguns exemplos de nomes generosos que contribuíram para transformar suas comunidades e se inspire!

Bill Gates

generosidade - bill gates

Co-fundador da Microsoft, uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo, Bill Gates já foi eleito pela revista Forbes o homem mais generoso do mundo.

Ele e a esposa criaram a Fundação Bill e Miranda Gates, que promove pesquisas sobre a AIDS e contribui com o estudo e desenvolvimento de outras vacinas em vários países.

Cesaria Évora

generosidade - Cesaria Evora

A cantora nascida em Cabo Verde faleceu em 2011, aos 70 anos de idade, deixando um legado de generosidade e transformação social.

Durante sua vida, Cesaria Évora investiu recursos próprios no sistema educacional de seu país e no sistema de saúde, melhorando a vida de muita gente.

Angelina Jolie

generosidade - angelina jolie

A atriz americana é conhecida por seus gestos humanitários. Desde 2003, vem criando fundações para diferentes causas, como Education Partnership for Children of Conflict (EPCC), voltada para a educação de crianças em países em conflito e o Centro Nacional para Crianças Refugiadas e Imigrantes, que presta assessoria jurídica gratuita.

A generosidade está na essência de qualquer ONG

Uma Organização Não Governamental (ONG) tem, em sua essência, a generosidade, já que seu objetivo principal é ajudar uma causa e melhorar a vida das pessoas.

Para que sua atuação aconteça, a ONG precisa da contribuição de pessoas também generosas, interessadas em cuidar do outro e compartilhar a bondade.

Por isso, se você está interessado em praticar o bem, conheça as ONGs da sua cidade e ajude com doações ou trabalho voluntário.

Comece agora a praticar!

E que tal direcionar a sua generosidade para uma ONG da sua preferência enquanto faz compras? Na Risü você encontra uma lista de Lojas do Bem que destinam parte do valor de suas compras para uma instituição social.

Basta se inscrever na plataforma para descobrir como é fácil ser mais generoso. Conheça nosso grupo parceiros e participe!

A generosidade pode fazer do mundo um lugar melhor. Acesse nosso artigo sobre como ajudar o próximo e veja os benefícios.

Plugin Memorisu para doação com apenas um clique


Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se agora mesmo!

Generosidade: entenda por que as pessoas que praticam são mais felizes
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário