Consumo Consciente
Marketing Social

Consumo consciente | 5 dicas de como proporcionar uma experiência de compra inesquecível

Se você tem uma empresa, uma loja ou um comércio online, atualmente, precisa saber: ter um negócio não significa mais apenas vender produtos e serviços. As pessoas estão mais exigentes e demandam que sua empresa seja mais do que apenas uma prestadora. O consumo consciente tem tomado conta das prioridades das pessoas, que passam a se importar com a contribuição que estão tendo na sociedade tanto por meio da sua compra, quanto pela pressão que fazem às empresas.

Essa preocupação social está muito aliada à escolha entre uma empresa ou sua concorrente, tendo preferência aquelas que são mais socialmente responsáveis. Com essa competitividade aumentando, como fazer para atrair os consumidores e fazerem como que valorizem a sua marca?

Foi por isso que fizemos esse post, para ajudá-lo a proporcionar experiências de compra extraordinárias a seus clientes e perceber como fazer o bem pode ser uma excelente forma de marketing.

Experiência de compra e a sua importância para as empresas que crescem substancialmente

Consumo Consciente

Uma empresa bem-sucedida, que tem apresentado um crescimento cada vez mais acelerado no mercado, precisa manter uma consistência em suas entregas – vendas de produtos e serviços – para que continue sempre crescendo.

Com a alta competitividade entre os concorrentes, manter os mesmos processos e oferecer o básico aos clientes não tem sido mais suficiente. As pessoas estão mais exigentes e, com certeza, vão optar por comprar naquela empresa que oferecer algo a mais do que apenas o produto.

É nesse momento que entra a necessidade de oferecer uma experiência de compra extraordinária ao cliente. Se você inovar na forma como comercializa seus produtos e serviços e deixar o consumidor totalmente satisfeito, é muito provável que ele se fidelize à sua marca.

Oferecer uma experiência de compra inesquecível faz com que as pessoas queiram voltar a comprar na sua empresa e ainda a indicam para os amigos. Você sabia que a cada 4 ou 5 pessoas que têm uma experiência extraordinária de compra acaba levando mais 3 pessoas a conhecer e comprar na loja?

Por outro lado, uma experiência ruim torna-se mais marcante e é nesse momento que as pessoas mais divulgam a sua marca. Com postagens nas redes sociais e o compartilhamento de reclamações, por exemplo, sua empresa pode passar a ter uma imagem negativa em poucos minutos.

Por isso, é muito importante oferecer sempre uma experiência de compra satisfatória. E, se possível, inesquecível!

Dicas infalíveis para proporcionar uma experiência de compra fantástica

Mas então como fazer para que a experiência de compra seja a melhor possível? Fique tranquilo, que vamos te ajudar!

1.      Comece com o básico: qualidade no produto

Parece trivial, mas a qualidade no produto no serviço é a parte mais fundamental de uma boa experiência de compra.

Se o seu produto apresentar falhas, não cumprir o que promete, estragar fácil, demorar para ser entregue, entre outros, você com certeza vai perder o cliente para outra empresa que entregar melhor.

Para quem trabalha com serviços, entenda quais são os componentes básicos de qualidade para que seu público fique satisfeito: agilidade, confiança na entrega, facilidade de troca, conforto? Esteja sempre atento aos detalhes e faça um controle de qualidade frequente para garantir que tudo esteja sempre em ordem.

2.      Bom atendimento é primordial

O bom atendimento é também fundamental para uma boa experiência de compra. É importante manter a educação, a cordialidade e a paciência ao conversar com o cliente.

Tente entender exatamente o que ele precisa e quais problemas está enfrentando e procure solucioná-los. Se você atender o cliente perfeitamente, com toda certeza ele vai sair satisfeito.

Por isso, é muito importante fazer treinamentos periódicos com sua equipe de vendas ou suporte, uma vez que eles estarão à frente do atendimento ao consumidor.

3.      Agilidade sempre

Mais do que nunca, vivemos em uma sociedade em que tempo é dinheiro e que as necessidades mudam muito o tempo todo.

Esperar muito por um produto, pelo atendimento, pela entrega em domicílio, com certeza é um ponto contra para sua empresa. Portanto, é muito importante priorizar pela velocidade, para que o cliente fique 100% satisfeito.

4.      Faça diferente

consumo consciente

Uma forma de oferecer uma experiência de compra inesquecível ao cliente é fazer o inusitado. Superar as suas expectativas quando irá comprar de você é excelente para que ele memorize a sua marca.

Para isso é interessante aguçar os seus sentidos, como fazer um layout incrível para sua loja ou utilizar aromas exclusivos em seus produtos; surpreendê-lo com ações de impacto; modificar os processos que você já tem com ações de criatividade; entre muitas outras possibilidades. O importante é inovar sempre, para atrai-lo e criar um sentimento de desejo e vontade de voltar.

5.      Saiba o que seu consumidor quer, precisa e valoriza

Tudo que falamos agora são atributos que são básicos para qualquer empresa que quer ganhar a admiração dos consumidores. Porém, como dissemos, a alta competitividade exige que você faça mais.

Por esse motivo, é muito importante que você conheça de fato quem são os seus clientes e saiba ler o comportamento do consumidor:

  • Com o que se identificam;
  • Com quais problemas se preocupam;
  • Fatores que valorizam em uma empresa do seu segmento;
  • O que eles esperam ao entrar na sua loja ou site, caso seja uma venda online.

É atendendo a esses objetivos que são subjetivos aos seus clientes, que você vai conquistá-los em cheio.

Experiência e Consumo Consciente | Como linkar as duas vertentes?

consumo consciente

Um fator que ilustra bem o que acabar de explicar acima é o consumo consciente. Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com o meio

ambiente e com os problemas sociais que estamos passando no mundo.

Não dá mais para ser uma empresa ativa no mercado e se cegar a dificuldades como degradação do ecossistema, miséria, saúde pública, preconceitos, entre muitas outras questões sociais.

Sendo assim, os consumidores estão exigindo que as empresas que eles admiram façam o bem e contribuam de alguma forma para tornar o mundo melhor. Quando falamos em consumo consciente, não só a empresa deve tomar atitudes positivas, mas também os clientes consumirão apenas de marcas que têm esse comportamento.

Então, se a sustentabilidade tem sido uma preocupação de ambos, por que não aliar as boas atitudes que você tem como empresa a uma experiência de compra positiva aos clientes?

Uma forma muito interessante de colocar isso em prática é conscientizar os consumidores de problemas sociais, por meio do seu negócio.

Quer um exemplo prático?

A Risü, por exemplo, é um shopping online, que auxilia as lojas a fazerem o bem e estimulam que os clientes conheçam diversas questões sociais e empresas que contribuem para minimizá-las.

Funciona assim: ao se tornar parceira da Risü, a loja oferece a seus clientes a possibilidade de comprar através do nosso site.

Com isso, ele selecionará uma organização social (que também é nossa parceira) para ajudar, de acordo com a causa social que mais se identificar. Ao ser direcionado para o seu site, ele fará a compra normalmente, mas parte do valor da compra será destinado à instituição.

Além disso, ele poderá também escolher um cupom de desconto que você vai oferecer, para que ele se sinta ainda mais atraído a comprar por aqui e a consumir mais vezes na sua loja.

Para ser uma Loja do Bem da Risü, é necessário passar por uma avaliação de confiabilidade, que envolve saber se a empresa é segura, se entrega seus produtos como promete e se os clientes estão satisfeitos com a compra.

Além de ajudar as causas sociais, o consumidor ainda vai comprar do conforto de casa, com a qualidade e agilidade que as lojas online comprovadamente oferecem e ainda pode pagar mais barato.

Quer experiência de compra mais favorável que essa? É uma forma criativa e socialmente responsável de deixar os seus clientes mais felizes ao consumir na sua loja.

RisüA Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas, viram doação para uma ONG a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso. E você ainda ganha cupons de desconto incríveis!

Fale com um de nossos consultores agora mesmo

O consumo consciente e o Marketing Social

Esse exemplo que demos acima é uma ilustração do que é o marketing social aliado ao consumo consciente. Ao fazer a compra, o cliente estará ajudando mais pessoas ou causas que necessitam de contribuição.

Para sua empresa, essa é uma maneira eficiente de Marketing Social, que consiste em divulgar sua marca e tornar sua reputação mais positiva, por meio de ações de responsabilidade social que têm como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais e as carências da sociedade.

Isso é o que chamamos mais amplamente de Marketing 3.0 e que sua empresa não pode mais ficar de fora. É atrair e fidelizar os consumidores por meio do entendimento de suas necessidades e apreensões e solucionando esses problemas.

Significa compreender que os consumidores são seres humanos conscientes e que se preocupam com muito mais questões do que apenas a venda de produtos e serviços.

E então, quer se tornar uma empresa sustentável e oferecer uma experiência de compra inesquecível ao seu cliente? Seja um parceiro da Risü e se torne nossa mais nova Loja do Bem! Fale com um de nossos consultores.

Sobre a Risü

Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor das compras de nossos usuários se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que ele pague nada a mais por isso.

Já pensou em gerar impacto social com sua empresa para fazer um mundo melhor e comunicar isso para milhares de pessoas?

Fale com um de nossos consultores agora mesmo

Consumo consciente | 5 dicas de como proporcionar uma experiência de compra inesquecível
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário