Novembro Azul
Marketing Social

Novembro Azul 2017 – O que significa a campanha nacional?

Novembro está chegando e é hora de relembrarmos uma das campanhas mundiais mais importantes do ano. O Novembro Azul 2017 é uma forma de despertar a consciência coletiva sobre a importância de prevenir o câncer de próstata e outras doenças masculinas e alertar que o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir um tratamento com melhores resultados.

Você já ouviu falar sobre o Novembro Azul e conhece seu significado? Sabe como fazer parte da campanha e quais ações podem fortalecer o combate à doença? Continue a leitura e conheça tudo sobre o Novembro Azul 2017.

Novembro Azul 2017 | Qual o motivo?

Novembro Azul 2017

O câncer de próstata é o segundo que mais atinge a população de homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pela não-melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2016 foram mais de 60 mil casos no país, com mais de 13 mil mortes.

Acredita-se que um a cada seis homens será acometido pela doença ao longo da vida. O mais comum é que ela se apresente naqueles com mais de 50 anos de idade, sendo raro em quem ainda não chegou aos 40. Ele é o terceiro tipo de câncer que mais mata homens ao redor do mundo – atrás de câncer de pulmão e câncer colorretal – e é fatal em um a cada 39 casos.

Entre os sintomas do câncer de próstata estão dificuldade para urinar, insuficiência renal, diminuição no jato da urina e dores ósseas, entre outros. Entretanto, eles só aparecem quando a doença está em fase avançada, por isso a importância de fazer exames de prevenção, que vão diagnosticar o problema ainda no início, facilitando o tratamento.

Muitos homens ainda têm resistência aos exames de prevenção. O câncer de próstata só é identificado por meio de exame de toque, e mesmo aqueles que já estão em idades mais avançadas e com maior risco de serem acometidos pela doença, adiam a ida ao médico o quanto podem.

Nesse sentido, o Novembro Azul 2017 é bastante relevante: a campanha aborda justamente o quanto o diagnóstico precoce é crucial para um tratamento mais acertado, além de propor um diálogo aberto com homens para mitigar preconceitos e afastar o receio masculino que espanta pacientes dos consultórios.

O que é o Novembro Azul?

As campanhas de conscientização começaram há quase 20 anos. No exterior, o Novembro Azul é chamado de Movember, uma mistura de moustache (bigode) e November (novembro), palavras em inglês. Tudo teve início em 1999, em um pub australiano, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer em alusão à conscientização da saúde masculina.

À época também foi realizada a arrecadação de fundos para instituições de caridade. A campanha teve resultados positivos e logo todo o país aderiu. Homens deixavam seus bigodes crescerem e as mulheres usavam a cor azul e até mesmo bigodes falsos como forma de apoiar a causa.

Depois disso, 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o mês se tornou um marco nas campanhas de prevenção. A Movember Foudations Charity, criada em 2004, também veio como uma forma de abordar o assunto de maneira natural.

No Brasil, a campanha chegou com o nome de Novembro Azul, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Com o apoio de celebridades e empresas, são realizados eventos e ações de conscientização, como mutirão de exames e compartilhamento em massa de informações sobre a doença. Vários pontos turísticos são iluminados com a cor que representa a campanha, que hoje já faz parte do calendário nacional de prevenções.

Como foi o novembro azul 2015?

Em 2015, uma série de ações foi realizada durante o Novembro Azul. Rodas de conversa, palestras corridas de moto, cervejas especiais com destinação de recursos a instituições voltadas ao tratamento de câncer, participação de especialistas em programas nacionais e disponibilização de exames gratuitos fizerem parte do cronograma da campanha naquele ano.

A campanha cresceu muito em 2015, sendo realizada de norte a sul do país, inclusive com a participação de figuras públicas. Muitos homens quebraram barreiras e fizeram o exame, consolidando novembro como um mês de muita relevância para o calendário da saúde masculina.

Como foi o novembro azul em 2016?

Mais uma vez, a campanha continuou crescendo e superou expectativas em cidades de todo o Brasil, que realizaram ações locais incentivando os homens a fazerem exame.

Nesse ano, Novembro Azul se consolidou de vez no calendário das grandes campanhas nacionais, impactando cerca de 96 milhões de pessoas. Nas redes sociais, 3,2 milhões de pessoas foram alcançadas pela campanha, e o site do Instituto Pela Vida recebeu mais de 1 milhão de visitas.

Uma pesquisa médica inédita, com o objetivo de entender a saúde do homem e buscar estratégias de melhoria, para que eles vivam mais e melhor, contou com a participação de 1.130 brasileiros a partir de 18 anos das principais capitais do país.

Números Novembro Azul 2016:

  • 3,2 milhões de pessoas alcançadas nas mídias sociais;
  • 112 mil compartilhamentos;
  • mais de 1 milhão de visitas ao site;
  • mais de 13 mil downloads do material disponibilizado no site;
  • 8 milhões de folhetos de distribuídos;
  • 2.760 ações realizadas;
  • 96 milhões de pessoas impactadas;
  • 1,8 milhão de pessoas alcançadas pelas postagens no Facebook.

Cuidar da saúde também é coisa de homem

Novembro Azul 2017 médico

O Novembro Azul 2017 trabalha a saúde do homem de forma geral, já que dois terços da população masculina chegam aos consultórios somente após pressão das parceiras. Entender a importância médica é fundamental para cuidar de uma série de doenças. Aqui, vamos manter o foco no câncer de próstata, para apresentar dados importantes:

A prevenção e os exames de diagnóstico são o melhor caminho para o tratamento de câncer de próstata. Quando descoberto no início, a chance de cura é de até 90%. Se o seu objetivo é manter uma vida saudável – como imaginamos que seja! – esteja atento às informações abaixo.

Grupos de risco

Do tamanho de uma noz, a próstata é uma glândula situada bem abaixo da bexiga, na base do pênis. Além da função vital no sistema reprodutor do homem, ela garante a chegada do esperma à vagina, pois produz um líquido alcalino que protege o esperma da acidez do colo do útero.

Alguns fatores aumentam o risco dessa glândula desenvolver câncer. Homens acima dos 50 anos têm mais chance de apresentar câncer de próstata, assim como os negros. O histórico familiar também deve ser observado. Se alguém da sua família teve câncer de próstata ou se você mesmo teve outro tipo de carcinoma, procure o médico regularmente.

Hábitos saudáveis

Ainda não se conhece uma forma de estar 100% imune ao câncer. Por isso, além dos exames periódicos mantenha um estilo de vida saudável.

Tenha uma boa alimentação

Consuma fruta, verduras e legumes, além de grãos e cereais. As gorduras de origem animal devem ser evitadas ao máximo.

Exercite-se

Faça atividades físicas regularmente.

Controle seu peso

O sobrepeso também é fator de risco e contribui para o desenvolvimento de câncer. Evite a obesidade, seguindo os dois passos anteriores, e procurando um especialista – se for necessário.

Diminua o álcool

O consumo de álcool deve ser regrado. Homens devem tomar no máximo duas taças por dia.

Não fume

Regra de ouro para evitar essas e uma série de doenças graves.

Vá ao médico

Faça exames regulares e não espere para ir ao médico apenas quando estiver se sentindo mal. Muitas doenças demoram a apresentar sintomas. O diagnóstico precoce é um divisor de águas no sucesso de um tratamento.

Quebre preconceitos

O diagnóstico do câncer de próstata é feito a partir do PSA (antígeno prostático específico), que é um exame de sangue, o exame retal – que muitos homens ainda têm resistência a fazer. Entenda que cuidar da saúde também é atitude de homem e realize todos os exames necessários!

Outubro rosa e novembro azul | Você conhece as outras campanhas?

Tão forte quando o Novembro Azul é o movimento que acontece no mês anterior. O Outubro Rosa mobiliza mulheres do mundo inteiro para a prevenção e cuidado com o câncer de mama.

Os pontos turísticos também recebem iluminação especial – aqui, na cor rosa – e uma série de ações são realizadas em prol da saúde feminina, como palestras e mutirão de exames.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres e é o segundo tipo mais frequente em todo o mundo. No Brasil, foram 58 mil novos casos, somente em 2016.

E se, até alguns anos atrás se incentivava a realização do autoexame, hoje aborda-se o conhecimento do corpo. Afinal, de nada adiante se tocar apenas uma vez por mês. É preciso acompanhar o corpo ao longo da vida, pois só assim será possível identificar mudanças e possíveis focos de problema.

A campanha também incentiva a adoção de hábitos saudáveis, a realização de exames específicos e o acompanhamento com médicos a partir dos 40 anos – idade de risco nas mulheres.

Capa para Facebook Novembro Azul 2017

A Risü preparou uma capa especial para o Facebook, em alusão ao Novembro Azul 2017. Faça o download do material e coloque a marca da solidariedade na sua página de Facebook!

Capa para Facebook Novembro Azul

Capa para Facebook Novembro Azul

 

Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Agora mesmo!

Novembro Azul 2017 – O que significa a campanha nacional?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário