Outubro Rosa
Inspiração

Outubro Rosa – O que significa a campanha nacional?

O mês de outubro chegou e junto com ele uma das mais importantes campanhas de conscientização de todos os tempos. O Outubro Rosa 2017 promete intensificar os alertas sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce contra o câncer de mama.

Você já conhece a campanha? Sabe como fazer para participar e contribuir para a prevenção dessa doença que atinge tantas mulheres e parte dos homens? Saiba tudo sobre o Outubro Rosa 2017.

O que é a Risü?

A Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas viram apoio para uma ONG a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso e você ainda ganha cupons de desconto incríveis.

Cadastre-se Gratuitamente agora mesmo!

Outubro Rosa 2017 | Qual o motivo?

auto-exame-outubro-rosaVocê sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa morte entre as mulheres e é o segundo tipo mais frequente no mundo?

Em 2014, por exemplo, a cada 100 mil mulheres 13,03 chegaram à morte por causa da doença e esse índice tem sido ascendente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se essa tendência continuar, a incidência da doença nas Américas pode crescer 46% até 2030.

Depois dos tumores de pele, no Brasil o câncer de mama é o mais frequente em mulheres de todas as regiões, a não ser na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.

O Sudeste e o Sul do Brasil são as regiões do país que apresentam as maiores taxas de óbitos, sendo 14,21 e 14,60 a cada 100 mil mulheres, respectivamente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Por isso, é muito importante que a população entenda a importância de fazer o autoexame nas mamas e a mamografia, para detecção precoce da doença. Se descoberta rapidamente, as chances de cura são muito maiores. Consequentemente, o número de óbitos pela doença irá diminuir.

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento que começou em 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure passou a distribuir laços cor-de-rosa para quem participava da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. Desde então, a campanha é realizada anualmente na cidade.

Em 1997, instituições das cidades americanas de Lodi e Yuba começaram a promover campanhas de prevenção e voltadas ao diagnóstico da doença e escolheram o mês de outubro para concentrar as ações.

Atualmente, a campanha é realizada em várias partes do mundo, com a distribuição de laços rosa e a iluminação de prédios públicos e monumentos com a cor. Essas ações chamam atenção das pessoas para a campanha e estimulam que mais mulheres façam os exames necessários para detecção do câncer.

No Brasil, a campanha Outubro Rosa é feita desde 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é um dos principais monumentos iluminados na cor rosa e representa a adesão de todo o país ao movimento.

Como foi o Outubro Rosa 2015?

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) no ano de 2014 apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas. A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam feitos mais de 10 milhões de exames anualmente, mas 70% desse número é uma taxa aceitável.

Por esse motivo, em 2015, o INCA intensificou a campanha do Outubro Rosa no país. A campanha não possui uma instituição responsável, mas essa é uma das principais em termos de atuação contra a prevenção do câncer de mama e está atrelada ao Ministério da Saúde.

A campanha seguiu as indicações do Ministério para rastreamento da doença e desmistificação de crenças em relação à doença.

Dessa forma, a intenção foi fazer com que as pessoas entendessem mais sobre as dificuldades e a importância do controle do câncer de mama. Os desafios existem porque o controle não depende apenas da mamografia, exame mais eficiente para detecção da doença, mas porque as pessoas não compreendem a importância da regularidade no controle, para que se torne um exame de rotina.

Para isso, centenas de edifícios foram iluminados na cor rosa em todas as regiões do país, materiais gráficos explicativos foram distribuídos em pontos estratégicos, como pontos culturais, postos de saúde, consultórios e outros.

Como foi o Outubro Rosa 2016?

No ano de 2016, os números relacionados ao câncer de mama no Brasil foram alarmantes. A estimativa é que quase 58 mil novos casos surgiram no país e esse número significa que tiveram 56,2 casos a cada 100 mil mulheres.

Dessa forma, a campanha do INCA contou com o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, com o objetivo de esclarecer as informações relacionadas à doença, sintomas e exames.

No Outubro Rosa 2016, a campanha enfatizou a importância de a mulher se atentar às mudanças no próprio corpo e conhecer suas mamas. O movimento também visou evidenciar a diferença entre a mamografia de rastreamento e a mamografia diagnóstica e seus benefícios e malefícios. A mamografia é o exame mais eficiente para detectar o câncer de mama.

Apesar disso, grande parte da população não entende sobre os exames e, por isso, acaba não fazendo. A indicação é que todas as mulheres de idade entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos.

O exame pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por mulheres de todas as idades. Dessa forma, foi muito importante que o INCA intensificasse a campanha.

Além da instituição, milhares de edifícios e pontos turísticos em todo o país foram iluminados na cor rosa e laços de fita foram distribuídos.

Aprenda a fazer o Auto Exame – Outubro Rosa

Auto Exame - Outubro RosaO Instituto Nacional do Câncer (INCA) destaca a importância de que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas. O auto-exame das mamas é o exame efetuado pela própria mulher. Deve ser realizado mensalmente, logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame pode ser feito em qualquer dia do mês.

  1.  Diante do espelho: Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alteração no formato, abaulamentos ou retrações.
  2.  Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda. Procure por caroços nas mamas e nas axilas, e verifique se há secreção pelos mamilos.
  3. Deitada: Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a mama com movimentos circulares, laterais e de cima pra baixo. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
  4. Caso você encontre qualquer das alterações mencionadas, é importante consultar um médico especialista. Quanto mais cedo, melhor! Lembre-se: o câncer de mama tem cura!

Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer

Outubro Rosa e Novembro Azul | Você conhece o lado azul?

Novembro Azul

Além do Outubro Rosa, um movimento que também tem ganhado força no Brasil e no mundo é o Novembro Azul.

A campanha tem o objetivo de conscientizar a população masculina em relação ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. No Brasil, o câncer de próstata está em 4º lugar quando falamos em tipos de câncer que levam ao óbito. Porém,  quanto antes for detectado e tratado, maiores as chances de cura e redução das taxas de mortalidade.

Estima-se de 75% dos casos da doença acometem homens idosos, com mais de 65 anos, sendo eles o principal público-alvo da campanha. O maior desafio da prevenção do câncer está no preconceito dos homens em relação ao exame.

Por isso, tornou-se fundamental trabalhar para a quebra dessa intolerância para estimular que os homens vão ao médico urologista e façam o exame de toque retal e o PSA (antígeno prostático específico), exame de sangue que detecta a doença.

Da mesma forma que o Outubro Rosa 2017, no mês de novembro os edifícios públicos, monumentos e pontos turísticos são iluminados na cor azul. Além disso, as instituições distribuem laços azuis para lembrar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Você conhece a ASPEC?

A Ação Solidária às Pessoas com Câncer – ASPEC trata-se de uma ONG é uma organização não governamental que atende pessoas portadoras de câncer, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A entidade tem como missão prestar assistência social e psicológica a nível estadual, às pessoas portadoras de câncer e seus familiares independente do gênero, raça e idade, além de buscar a difusão da informação, sensibilização e engajamento de atores na luta contra o câncer e/ou diagnóstico precoce.

Mais sobre a ASPEC

A ASPEC, AÇÃO SOLIDÁRIA ÀS PESSOAS COM CÂNCER, é uma uma instituição filantrópica, pertencente a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde de Mama.

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que se dedica a atender pessoas portadoras de câncer, que se encontram desprovidos de recursos financeiros para suprirem suas necessidades básicas captando recursos para melhorar a qualidade de vida destas pessoas e seus familiares durante os tratamentos.

Logo ASPEC - PNG ASPEC – Ação Solidária às Pessoas com Câncer
Rua Padre Paulo Regolio, 27 – Céu Azul – Belo Horizonte/MG – CEP 31585-150
(31) 3567-0229

Quer ajudar a ASPEC à impactar e apoiar mais mulheres portadoras de câncer?

Saiba Como Aqui!

Quer fazer parte desse movimento? Baixe a capa para Facebook da Risü, coloque no seu perfil e participe da campanha Outubro Rosa 2017.

Você conhece a Risü?

Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha (podendo ser ela a Causa Animal!) sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como cupom Americanas, Cupom Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se Gratuitamente agora mesmo!

Outubro Rosa – O que significa a campanha nacional?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário