Inovação, Inspiração

Você conhece o Tênis em cadeira de rodas?

O Tênis em cadeira de rodas é uma adaptação do tradicional Tênis, com pequenas adaptações necessárias, para que seja possível a sua prática por esportistas deficientes.

Inicialmente, importante saber que o Tênis tradicional é um esporte criado na Europa, e que tem como objetivo rebater a bola para o lado do oponente.

Ocorre que, as regras tradicionais dizem que a bola pode quicar apenas uma vez na quadra do esportista, antes do seu rebatimento para a quadra do adversário.

Por sua vez, o tênis em cadeira de rodas tem sua origem nos Estados Unidos, é um esporte paraolímpico e possui adaptações às regras tradicionais, por ser praticado por deficientes físicos incapazes de utilizar os membros inferiores para se locomover, ou seja, cadeirantes.

As regras básicas são as mesmas, contudo, a diferença entre as modalidades vem exatamente desta regra do jogo: a quantidade de quiques que a bola pode dar na quadra antes dos jogadores a rebaterem.

No tênis em cadeira de rodas, a regra diz que a bola pode quicar duas vezes antes do rebatimento. Ou seja, antes da bola ser rebatida para o lado do adversário, ela pode quicar até duas vezes na sua própria quadra, podendo o segundo quique ser, até mesmo, fora das linhas da quadra. Essa regra é válida também para os saques e, o curioso, é que o saque pode ser realizado por outra pessoa, caso a deficiência impeça o esportista a realizá-lo.

Cadeira de Rodas – Parte do corpo do Atleta

Outra regra curiosa é que a Cadeira de Rodas é considerada parte do corpo do atleta para efeito de quaisquer regras. Assim o jogador perde o ponto se:

  • A bola em jogo tocar seu corpo, sua cadeira de rodas ou qualquer outro objeto que ele carregue ou necessite usar, com exceção da raquete.
  • Se utilizar os pés ou qualquer outra extremidade do corpo para estabilizar seus movimentos. Essa regra vale tanto no momento do saque, quanto no momento do rebatimento da bola ou ao frear a cadeira.
  • Permitir, ao rebater a bola, que sua nádega deixe de ter contato com o assento da cadeira.

O tênis em cadeira de rodas vem ganhando muitos adeptos desde que foi criado e, principalmente, desde que se tornou um esporte paralímpico. Muitos amadores passaram, inclusive, a criar torneios particulares de tênis em cadeira de rodas, utilizando as tradicionais academias de suas cidades para praticar o esporte.

Com o passar dos anos a demanda por esses torneios vem aumentando cada vez mais e as academias, por sua vez, também passaram a criar cada vez mais torneios particulares de tênis.

Leia também: 

Rakete – Startup de gestão de torneios de Tênis em Cadeira de rodas.

Você conhece alguém que pratica Tênis em cadeiras de Rodas e gostaria de criar ou disputar torneios? Então, tenho uma dica quente!

A Rakete é uma plataforma de gestão de torneios de esportes de raquete, onde você, que é atleta, pode buscar torneios de tênis para disputar com poucos clicks! E não é só tênis. A plataforma engloba quase todos os esportes de raquete, como Squash, Badminton, Padel, Beach Tênis e Raquetinha.

As academias cadastradas também podem criar e automatizar torneios de forma bem simples, podendo gerir suas contas facilmente e divulgar o torneio para a base do Rakete.

E isso é incrível, tendo em vista que a base e a variedade de torneios da plataforma vem crescendo rapidamente, facilitando demais o trabalho dos atletas amadores (e porque não profissionais?) de encontrar torneios que lhes apetecem jogar.

A plataforma auxilia as academias a divulgarem os torneios, através e-mail marketing também, lembrando e avisando seus usuários sobre torneios que talvez lhes agrade.

Isso fez com que cada vez mais jogadores se cadastrem na Rakete, facilitando, também, que as academias encontrem jogadores específicos, para torneios específicos, como o de tênis para cadeirantes, auxiliando, assim, o encontro desses jogadores em um torneio e difundindo a prática de esportes paralímpicos.

Empresas inovadoras, que auxiliam a sua vida, assim como a Risü.

Então, é isso! Na Rakete você consegue, com poucos clicks, fazer tudo o que você não conseguia fazer ou achava chato, como fazer a inscrição no torneio, ver a sua chave, encontrar torneios específicos, ver o resultados de outros jogos, ver os horários dos seus jogos e marcar horários em que você não está disponível para jogar, e, o que é mais legal, ver rankings, lutando e treinando para subir cada vez mais de posição.

Sugestões de texto, porque você leu “Você conhece o Tênis em cadeira de rodas?” :

Você conhece o Tênis em cadeira de rodas?
Avalie este post
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário