Fazer o Bem

5 dicas de Ongs de Animais abandonados para ajudar cães

Muitas pessoas já se depararam com a situação de encontrar cães abandonados na rua e não saber como se portar diante da situação. Muitas vezes ficamos tristes por não conseguir ajudá-los e, tantas outras, sem saber o que fazer. Então, com a ajuda de baseado no trabalho de Ongs de Animais abandonados, temos 5 dicas para você ajudar cães abandonados na rua.

1. Dê comida, carinho e cuidados simples – dicas de Ongs de Animais abandonados.

Ongs de Animais Abandonados

Ongs de Animais Abandonados

Primeiramente, você pode conseguir um lar provisório para o cachorrinho. Um quintal, uma área de serviço ou, até mesmo, um hotel para animais. Fique calma(o) o lar provisório não precisa ser perfeito ou com muito espaço. Ele servirá, primeiramente, para que você possa dar os primeiros cuidados ao cachorrinho, como comida, água e carinho.

Basta ter um espacinho na sua área de serviço ou um cantinho no quintal, onde o animal consiga e proteger do frio ou do calor.

Caso seja necessário consiga um pedaço de pano, um moletom ou cobertor velho, para que possa improvisar uma caminha para que ele possa deitar.

Alimente-o com ração (preferencialmente). Caso não tenha ração em casa, você pode alimentá-lo com comidas caseiras. Lembre-se não se deve alimentar cães com ossos de frango, nem comidas muito temperas ou muito gordurosas.

Leia também: 

2. Descubra se ele tem dono e está somente perdido.

Ongs de Animais Abandonados

Uma dica muito importante passada por Ongs de animais abandonados, é atentar-se para a possibilidade de o animal apenas ter se perdido ou fugido de sua casa e de sua família.

Nem todo cachorro que está na rua foi abandonado.

Conheça 5000 nomes para cachorros.

Descubra se possui alguém procurando por ele. Se faça perguntas: Ele está usando coleira? Está bem alimentado? Está saudável? Quando você o chamou ele abanou o rabo e atendeu seu chamado?

Animais com essas características, normalmente, estão apenas perdidos. Compartilhe em redes sociais, peça auxílio aos seus amigos, familiares e converse com seus vizinhos.

3. Tenha cuidado ao se aproximar do animal abandonado.

Ongs de Animais AbandonadosChegue perto do animal com calma. Ele pode ter sofrido abusos e, provavelmente, terá medo de você. Sua presença pode o amedronta-lo e fazê-lo fugir, ou, até mesmo, morder.

Portanto, cuidado, ele pode, inclusive, acabar sendo atropelado por fugir de sua presença. Se aproxime com cuidado e deixe o animal compreender que você quer ajudá-lo e lhe dar carinho. Uma forma simples é oferecer comida ou estique sua mão com calma, para que ele possa cheirar a parte externa de sua mão.

Se o animal estiver em uma estrada, peça auxílio à Polícia Rodoviária, que costuma ter equipamentos para resgatar animais. Antes de pegar um cão ou gato desconhecido no colo providencie uma coleira ou focinheira, principalmente se o cão estiver ferido. Ou use um cobertor para envolver e carregá-lo em segurança, evitando mordidas.

4. Não resgate para encaminhar para Ongs de Animais Abandonados

A melhor opção é levar o animal para a sua casa. A maioria das Ongs de animais abandonados, infelizmente, estão lotadas e sem recursos para abrigarem mais cães!

Portanto, provavelmente não poderão te ajudar. Ou seja, você deverá ser o herói do animalzinho. E missão dada é missão cumprida! Se você não puder ficar com o animal, abrigue-o temporariamente, converse com a sua família, amigos e corra atrás de pessoas que queiram adotar.

Lembre-se, o lar provisório não tem que ser, necessariamente, perfeito. Improvise!

5. Não doe sem castrar:

7e76399f-b91e-414c-b15a-313b0ba43528

Quer salvar um animalzinho de verdade? Castre ele. Veja bem, resgatar um cão ou um gato de rua é uma atitude muito legal e resolve um grande problema. Contudo, a castração previne que outros animais fiquem na rua, abandonados.

Você sabia que uma só cadela pode dar origem, em longo prazo, à mais de 60 mil animais? É uma progressão geométrica! Portanto, o procedimento de castração evita filhotes, que talvez também não encontrem um lar.

Assim, também não doe o animal antes de castrá-lo e, ainda, não doe para qualquer pessoa.

Muitas pessoas adotam pelo momento, impulsivamente, porque acha o animal bonito e fofinho.  Mas não se da conta de que terá responsabilidades durante mais de 10 anos, podendo chegar até 20 anos.

Procure conhecer a pessoa, pegue os seus dados e acompanhe, ao menos inicialmente, o relacionamento dela com o animal. Se possível, escreva em um papel um termo de responsabilidade (se comprometendo a não abandonar e a cuidar daquele animal).

Onde adotar um cachorro em sua cidade?

Sugestões de texto, porque você leu “5 dicas de Ongs de Animais abandonados para ajudar cães” :

Você conhece a Risü?

O que é a Risü?A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha (podendo ser ela a Causa Animal!) sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se e Ganhe Descontos Aqui!

5 dicas de Ongs de Animais abandonados para ajudar cães
5 (100%) 2 votos
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário