animais silvestres
Inspiração

Animais silvestres | Saiba tudo sobre Animais Silvestres Em Extinção aqui!

Os animais silvestres estão ficando em uma situação delicada, estão sendo cada vez mais comercializados e entrando em extinção. Por isso, esse post te explica tudo o que deve saber, principalmente como ajudá-los!

O que são animais silvestres?

Animais silvestres são as espécies que nascem e vivem em ambientes naturais como florestas ou oceanos. Eles não suportam viver em locais diferentes de seu habitat natural, e nem ter contato direto com o ser humano, por isso sentem dificuldade para crescer e se reproduzir em cativeiro.

Os animais silvestres podem ser denominados como nativos ou exóticos.

Os nativos são aqueles próprios de um território, ou seja, seu ciclo de vida acontece dentro dos limites de onde procria. Por exemplo, o mico leão dourado é nativo do Brasil, se utilizarmos o país como referência.

Os animais silvestres nativos são protegidos por lei, não podem ser caçados, comercializados ou criados, sem que haja uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Já os animais silvestres exóticos são o oposto dos nativos, o seu ciclo de vida natural ocorre em território distinto daquele utilizado como referência, ou então, do local onde o animal se encontra no momento.

Por exemplo: um leão é um animal exótico ao Brasil, pois é originário do continente africano e não ocorre naturalmente nas florestas nacionais. Já o sagui-do-tufo-branco, bastante encontrado em parques e florestas de São Paulo, é considerado um animal exótico ao Estado, apesar de ser de uma espécie natural do Nordeste do país.

Devido ao risco que uma possível introdução de animais exóticos pode causar às espécies nativas, sua importação, criação ou manutenção em cativeiro só pode ocorrer mediante autorização e parecer favorável do órgão ambiental competente. Exceção é feita apenas para aquelas espécies que apesar de exóticas, são consideradas domésticas.

O que é um animal doméstico?

Animal doméstico é a espécie que pode viver em um ambiente fechado, como uma residência. São animais que ao longo dos anos, tiveram sua genética modificada (física e comportamental), se distinguindo das suas espécies originárias.

São considerados o oposto de animais silvestres, são espécies próprias para serem “companhia’ dos homens, já desenvolveram uma estreita relação de dependência, precisam de um humano para se alimentar e sobreviver, como os cachorros e gatos, por exemplo. Ou seja, não sofrem com o processo de domesticação.

Os animais domésticos podem ser comercializados livremente, não necessitam de uma autorização do órgão ambiental, mas mesmo assim eles são protegidos por lei, sendo proibido sujeita-los a maus tratos.

Os animais silvestres podem ser domésticados?

Não é ideal domesticar os animais silvestres, mas o IBAMA autoriza a criação de algumas espécies. A lei Nº 5197/67, exige que as pessoas, interessadas em comprar uma espécie incomum, sejam cuidadosas com a documentação, e também com a capacidade de sustentar um animal desse, porque nem sempre é barato.

As empresas, que tem autorização para comercializar os animais silvestres, devem seguir regras como: vender apenasaqueles que nasceram através da reprodução em cativeiro e que já estão acostumados com contato humano.

Existem 12 animais silvestres ou exóticos que o IBAMA permite que sejam domesticados, são eles:: macaco sagui, chinchila e furão, cacatua, coruja, iguana, cobra do milho, tarântula, salamandra e tartaruga tigre d’água.

Apesar dessa lei permitir o comércio de alguns animais, muitas pessoas debatem sobre isso. Porque mesmo que os bichos sejam bem tratados pelos donos ou empresas, eles estão fora do seu habitat natural, e acabam sofrendo com as condições diversas. Além disso, o ecossistema fica desequilibrado  e esses animais também podem transmitir doenças para humanos.

Quais são os animais silvestres brasileiros?

No Brasil existem alguns animais silvestres que são mais comuns e por isso são o principal alvo do comércio ilegal, como o papagaio, a arara, o mico leão dourado, o jabuti e os curiós. Em solo brasileiro não é permitido manter esses animais silvestres em cativeiro, somente em zoológicos, entidades com fins científicos, criadores devidamente legalizados e controlados pelo Ibama e outras exceções, desde que possuam autorização da autoridade competente.

A seguir listamos alguns dos principais animais silvestres brasileiros que estão entrando em extinção:

animais silvestres

Mico leão dourado

Animal que tem como seu habitat a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado sofreu durante décadas com o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na eliminação quase total da espécie. Hoje ela está restrita ao estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

animais silvestres

Lobo guará

O Lobo-Guará é considerado o maior mamífero canídeo da América do Sul, e pode ser encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas. Sofre devido ao desmatamento de seu habitat.

 

 

 

animais silvestres

Capivara

Maior herbívoro do mundo, é nativo da América do Sul e Central e tem como seu habitat natural rios e lagos. Esses animais silvestres desenvolveram membranas nos pés por utilizarem a água para se reproduzirem e também como refúgio.

 

 

animais silvestres

Boto cor de rosa

O boto cor de rosa é um animal tipicamente brasileiro, que vive no rio. São nadadores lentos, e, normalmente, no amanhecer ou entardecer saltam mais de um metro. Já viraram lenda e fazem parte do folclore brasileiro.

 

 

 

animais silvestres

 

Arara azul

Animal que era muito visado pelos traficantes, mas como foram muito comercializados acabaram entrando em extinção. Podiam ser encontrados na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Ela enfrentava problemas como o tráfico de animais, caça ilegal e o desmatamento de seu habitat.

 

 

 

O que é o tráfico de animais silvestres?

Tráfico é o ato de comercializar ilegalmente os animais que foram capturados na natureza, para ganhar dinheiro. Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais movimenta esse comercio, exportando cerca de 12 bilhões de animais silvestres por ano, movimentando 1 bilhão de dólares. O mundo inteiro gera 10 bilhões de dólares por ano, pendendo somente para o tráfico de drogas e armas.

Os animais mais comercializados no país são os papagaios, araras, periquitos, micos, tartarugas e tucanos. Ou seja, os animais silvestres são comercializados como se fossem bichinhos de estimação exóticos.

Existe uma lei de crimes ambientais nº 9.605 / 98 que proíbe utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.

Mas, mesmo com essa lei o tráfico aumenta cada ano, e isso acontece porque existem pessoas que compram, então está na hora de gerar uma comoção nacional para conscientizar todos que se esse comércio continuar, os animais silvestres serão extintos, além de que fora do seu habitat natural eles ficam infelizes.

Quando os animais silvestres são retirados do seu habitat natural, acabam deixando de cumprir suas funções ecológicas, gerando um desequilíbrio no ecossistema.

Como ajudar com a RISU?

Existem diversas ONGs que tem como objetivo salvar esses animais, fazendo o que for necessário, resgatam, alimentam, reabilitam e reintroduzem os animais silvestres ao seu habitat. Além disso, muitas lutam para os casos de tráfico ilegal chegar as autoridades, para quem sabe mudar esse cenário atual

A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos é parceira da RISU e atua há 25 anos. Tem como objetivo preservar, conservar, recuperar e propagar a educação ambiental da fauna silvestre, nativa, exótica, doméstica e domesticada. Eles também lutam pela colaboração das políticas para alcançar um ambiente sadio e equilibrado, nos termos do artigo 225 de nossa Constituição Federal.

Outro projeto é o Onçafari, criado em 2010, tem como objetivo promover a preservação e fazer com que a Onça Pintada fosse vista, e ela é um dos animais silvestres em extinção.

Essa é uma de várias ONGs que a Risu apoia, o que significa que você pode ajudá-la apenas adicionando o MemoRisü ao seu Google Chrome! Parte do valor de suas compras se transformam em doação para o Projeto Onçafari, e você não paga nada a mais por isso.

Você conhece a Risü?

animais silvestres

A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma causa social à sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso.

Lá você pode encontrar  Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como cupom Americanas, Cupom Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Nada melhor que fazer compras e ainda reverter parte do dinheiro para ajudar alguém!

Quer conhecer melhor a Risü? Aproveite os incríveis cupons de desconto e ainda ajude uma ONG!

Animais silvestres | Saiba tudo sobre Animais Silvestres Em Extinção aqui!
Avalie este post
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário