animais em extinção
Fazer o Bem, Inspiração, Sustentabilidade

Animais em extinção – Confira algumas espécies que merecem sua atenção urgente!

Existem 100 milhões de espécies no planeta, mas somente 1,4 milhões são conhecidas, 25% estão ameaçadas de extinção e cerca de 300 espécies de animais e vegetais são extintas todos os dias. Já passou da hora de prestar atenção e se preocupar com a preservação do meio ambiente, principalmente em relação aos animais em extinção.

Por isso, confira aqui algumas espécies que infelizmente não existem mais ou estão prestes a desaparecer!

Plugin Memorisu para doação com apenas um clique

Animais em extinção no mundo

Os números de animais extintos no mundo crescem a cada minuto, estima-se que até 2050 cerca de 1 milhão de espécies de animais podem acabar.

Alguns dos motivos que causam a extinção são:

  • o tráfico de animais,
  • o desmatamento,
  • as queimadas,
  • a construção de hidrelétricas,
  • a caça predatória,
  • a poluição.

Confira abaixo alguns animais em extinção no mundo:

Asno-selvagem-africano

animais-em-extinção-asno-africano

Animal do gênero Equus da família Equidae, considerado o ancestral do burro doméstico. Está espécie é natural do continente africano e está prestes a ser extinta.

 

 

 

 

 

 

Pinguim-africano

animais-em-extinção-pinguim-africano

Unica espécie africana de pinguim, habitante da costa sudoeste da África. Ele está bastante vulnerável, devido ao derramamento de óleo no oceano.

 

 

 

 

Foca-monge-do-Havaí

animais-em-extinção

Espécie que habita o arquipélago havaiano e está correndo risco de extinção, existe aproximadamente apenas 1000 animais. Sofrem principalmente pela poluição dos mares, caça predatória, comércio ilegal, dentre outras.

 

 

 

 

 

Lobo-vermelho

animais-em-extinção

Espécie nativa da América do Norte e está correndo risco alto de extinção devido a caça predatória e destruição do seu habitat natural, existem cerca de 200 animais.

 

 

 

 

Elefante-asiático

animais-em-extinção

Espécie considerada em perigo de extinção por causa da caça ilegal para o comércio de marfim ou então são usadas como meio de transporte para fins turísticos.

 

 

 

 

 

Tigre-de-bengala

animais-em-extinção

Espécie que corre risco de extinção principalmente pela caça ilegal para o comércio de peles. Segundo pesquisas, atualmente existem menos de 2000 no mundo. No Paquistão essa espécie encontra-se extinta.

 

 

 

 

Atum-azul

animais-em-extinção

Está correndo risco de ser extinto por ser o atum mais valorizado na culinário e por isso tem um consumo exagerado, acarretando em uma diminuição considerável da existência desse animal.

 

 

 

 

 

Lince-ibérico

animais-em-extinção

Nativo da península ibérica e existente somente em Portugal e Espanha, esse animal é considerado uma espécie em perigo crítico de extinção. Segundo pesquisas, atualmente existem menos de 200 da espécie.

 

 

 

Diabo-da-tasmânia

animais-em-extinção

Esse animal é nativo da Austrália, sofre perigo de extinção devido a caça ilegal, atropelamento, destruição de seu habitat e doenças.

 

 

 

 

Kakapo

animais-em-extinção

Ave é natural da Nova Zelândia, e também é conhecida como papagaio-mocho. A principal causa da diminuição da espécie foi consequência da caça ilegal para comércio de sua carne e penas.

 

 

 

 

Animais em extinção no Brasil

O Brasil, um dos países com maior biodiversidade, também perde centenas de espécies diariamente, vítimas de atividades como a agricultura, pecuária, extração de madeira, mineração e poluição industrial. Desde 1990, o IBAMA lista os animais em risco de extinção no Brasil.

Segundo dados da Organização Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), no país existem mais de 600 espécies de animais em extinção. Entre os principais biomas ameaçados estão os da Mata Atlântica, cerrado e da zona costeira e marítima.

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), criou em 1963 um inventário para sistematizar o estado de conservação das espécies biológicas ameaçadas. Na lista estão animais, plantas, fungos e protistas.

Dessa maneira, a “Lista Vermelha da IUCN” (IUCN Red List), como é conhecida, divide-se em três grandes categorias compostas de subcategorias:

  • Extinto: extinto, extinto da natureza;
  • Ameaçada: criticamente em perigo, em perigo, vulnerável;
  • Baixo risco: dependente de conservação, quase ameaçada, pouco preocupante.

Em 2014 o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgaram uma lista oficial, avaliando o estado de conservação das espécias e as ameaças que sofrem, constavam 1173 espécies animais que correm risco de extinção.

Veja abaixo alguns animais brasileiros que correm risco de serem extintos ou que já foram:

Arara-azul

animais-em-extinção

Uma espécie que infelizmente já foi extinta. Ela era encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Ela enfrentava problemas como o tráfico de animais, caça ilegal e o desmatamento de seu habitat.

Outra espécie, a arara-azul-de-lear, habita o nordeste da Bahia e estima-se que haja apenas 228 animais em idade reprodutiva.

 

 

 

 

Baleia-franca-do-sul

animais-em-extinção

Outro animal é a baleia também conhecida como baleia-franca-austral. Ela pode ser encontrada no litoral brasileiro, mas sofre com a caça, pesca, bem como a poluição das águas e por isso está em perigo.

 

 

 

Lobo-guará

animais-em-extinção

O Lobo-Guará é considerado o maior mamífero canídeo da América do Sul, e pode ser encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas. Sofre devido ao desmatamento de seu habitat.

 

 

 

Mico-leão-dourado

animais-em-extinção

Animal que a maioria dos brasileiros já ouviu falar, tem como seu habitat a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado sofreu durante décadas com o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na eliminação quase total da espécie. Hoje ela está restrita ao estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, devido aos projetos das unidades de conservação onde se encontra, a situação tende a melhorar.

 

 

Tamanduá-bandeira

animais-em-extinção

Encontrado nos biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

O tamanduá-bandeira vem sofrendo com desmatamento e queimadas das regiões destinadas às plantações ou criação de gado.

 

 

 

Animais em extinção na Amazônia

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical, com uma extensão de aproximadamente 8 mil quilômetros quadrados e por isso é considerada “pulmão do mundo”. Possuí a maior biodiversidade do Brasil e do Planeta, com diversas espécies animais e vegetais. Mas, apesar disso, o desmatamento e o tráfico de animais têm colocado em risco de extinção as espécies, sendo o maior tipo de contrabando, perdendo apenas para drogas e armas.

O policiamento na Amazônia é baixo em relação ao tamanho do território, por isso a lista de animais em risco de extinção, constantemente atualizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é muito grande e cresce a cada dia mais.

Dentre os animais que figuram a mais tempo entre os ameaçados de extinção na Floresta Amazônica estão:

Onça pintada

animais-em-extinção

Considerada o maior felino das Américas que já na década de 1960 passou a sofrer uma grande diminuição em seu número devido à exportação ilegal da floresta para outros países.

Além disso, corre risco de ser extinta por ser caçada por fazendeiros para proteger seus rebanhos, além disso, sofre com a destruição do seu habitat e sua pele tem grande valor no mercado mundial.

 

 

Harpia

animais-em-extinção

Outro animal com risco de ser extinto, também conhecida como Gavião Real, uma das maiores aves, podendo atingir entre 90 e 105 cm, considerada a espécie mais pesada de aves de rapina do mundo todo. Esse tipo de ave necessita de regiões florestais para se desenvolver, e como o desmatamento das áreas florestadas está cada vez maior, as aves correm risco de serem extintas.

 

Ararajuba

animais-em-extinção1

Ave também conhecida como Guaruba é uma das espécies mais bonitas de arara. Ela vive nas copas de árvores bem altas e ocas em florestas úmidas e é lá que constroem seus ninhos, por isso estão correndo risco de serem extintas, porque a Floresta Amazônia está cada dia mais desmatada.

 

 

 

Ariranha

animais-em-extinção

Também conhecido como lobo-do-rio ou onça-d’água é a maior espécie de lontra existente, chegando a 1,8 m. Pode ser encontrada na bacia do Rio Amazonas e no Pantanal. Sua alimentação é formada basicamente por peixes, e esse é um dos fatores de extinção, já que muitas Ariranhas são envenenadas com mercúrio ao comerem os peixes de rios poluídos pela mineração. Além disso, outro fator que contribuí para sua extinção é a destruição do habitat natural.

 

Como ajudar animais que estão prestes a serem extintos?

 A maioria da população contribuí para a extinção dos animais, pode não ser diretamente, mas com certeza indiretamente, jogando lixo na rua, comprando pele de animal e etc. Mas, se você não quer fazer parte disso, quer ajudar os animais e fazer a diferença, pode contribuir com os projetos sociais que visam salvar animais em extinção.

O Ministério de Meio ambiente incentiva a criação de diversos projetos que tenham como objetivo diminuir o desmatamento na Floresta Amazônica, por exemplo. Porque, a tarefa de preservar o ambiente não deve ser direcionada às autoridades competentes e ao Governo Federal.

É uma causa tão importante que toda a sociedade deve contribuir para que a situação melhore. Atitudes como da população regional, que pode denunciar anonimamente as madeireiras e indústrias que causem danos ao meio ambiente, ou até mesmo uma pessoa que conheça algum tráfico ilegal de animais.

Existem diversos projetos e o pioneiro no Brasil, um dos mais conhecidos e bem sucedidos, foi criado pelo  Zoológico de Brasília em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O objetivo é clonar espécies que estão prestes a serem extintas para que não corram mais o risco de serem exterminadas.

O projeto ainda está em fase inicial, mas já realizou a coleta de amostras de material genética das espécies com maior risco de extinção, entre elas o lobo-guará, a onça-pintada e o mico-leão-preto.

Se você tem alguma denúncia contra o desmatamento da floresta, deve reportar  diretamente ao IBAMA,  através da chamada Linha Verde ligando para o 0800 61 8080 a ligação não precisa ser paga e você não é necessário que se identifique.

Ajudando com a Risü

animais-em-extinção-onçafari

Outro projeto é o Onçafari, criado em 2010, tem como objetivo promover a preservação e fazer com que a Onça Pintada fosse vista, e ela é um dos animais em extinção.

Essa é uma de várias ONGs que a Risu apoia, o que significa que você pode ajudá-la apenas adicionando o MemoRisü ao seu Google Chrome! Parte do valor de suas compras se transformam em doação para o Projeto Onçafari, e você não paga nada a mais por isso.

 


Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se agora mesmo!

Animais em extinção – Confira algumas espécies que merecem sua atenção urgente!
O que você achou deste texto?
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário