como funciona o Uber
Auditoria de Confiabilidade, Inovação

Como funciona o Uber? Conheça o Passo-a-passo Definitivo Aqui!

Como funciona o Uber? Esse aplicativo de transporte urbano já atua no Brasil desde 2014 e tem dado o que falar. Hoje, você vai entender como funciona o Uber, quais são as vantagens para motoristas e clientes, quais as formas de pagamento e muito mais.

Continue a leitura e saiba tudo agora!

O que é Uber?

como funciona o uber - app

O Uber é um aplicativo que conecta passageiros a motoristas particulares. Foi criado nos Estados Unidos e chegou no Brasil em 2014.

O fluxo de veículos no nosso país está cada vez maior. Já são mais de 42 milhões de veículos circulando pelas vias do país, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) em 2017.

A grande quantidade de veículos circulando pelas ruas, somada a fatores como aumento no preço da gasolina, blitz de Lei Seca e dificuldade de encontrar lugares para estacionar o carro, contribuem para que as pessoas estejam procurando mais por serviços alternativos de transporte, como o Uber.

Entenda as polêmicas envolvendo o Uber

Embora funcione normalmente em muitas cidades, a legalidade do serviço ainda é uma questão que gera muitos debates. Para o principal concorrente, o taxista, o serviço é clandestino. Já os passageiros, que querem ser levados em um carro confortável e por um preço menor, defendem o transporte.

Para quem não compreende como o Uber funciona, na prática ele não paga os mesmos tributos que os taxistas. Mas, por outro lado, também não têm isenção na compra de carros para executar o trabalho.

A regulamentação em âmbito federal ainda está sendo discutida na Câmara dos deputados e no Senado Federal e, ao que tudo indica, ainda teremos muitas discussões sobre o assunto até chegarmos a uma decisão definitiva.

A nova polêmica: a chamada “Lei Do Retrocesso”.

Lei do Retrocesso - Uber

Lei do Retrocesso – Fonte: Uber

De Acordo com a própria UBER a nova lei, que visa a regulamentação da atividade é um retrocesso. Desta forma, à denominaram como “Lei do Retrocesso”. Veja o que o próprio site do Uber fala sobre a lei:

“No final de 2017 os Senadores escutaram a sua voz e alteraram a chamada Lei do Retrocesso, que inviabilizaria os aplicativos de mobilidade urbana no Brasil. Agora é a vez dos deputados federais. Depende deles confirmar as alterações propostas pelo Senado, que vão garantir uma fonte de renda para meio milhão de motoristas e o direito de escolha de 20 milhões de brasileiros.”

Entenda a Lei, chamada pelo Uber de “Lei do Retrocesso”

Placa Vermelha

Hoje, com um carro comum você pode trabalhar na plataforma. A nova Lei prevê que os carros que trabalham na Uber terão que ter Placa Vermelha.

De acordo com a Uber: Para conseguir a placa vermelha existe um processo burocrático, onde é a prefeitura quem decide se você pode ou não ter a placa para trabalhar.

Autorização específica

A nova lei exigirá que os parceiros da Uber obtenham da prefeitura uma licença semelhante aos alvarás do táxi.

De acordo com a Uber: Isso permite que a prefeitura limite o número de licenças, impedindo que mais pessoas trabalhem.

Carro no próprio nome

A nova lei exige que só quem tem um carro em seu próprio nome poderá dirigir.

De acordo com a Uber: Isso impede, por exemplo, que casais ou familiares usem o mesmo carro para gerar renda.

Restrição para rodar

A nova lei exige que apenas carros emplacados no município possam fazer viagens dentro da cidade.

De acordo com a Uber: Isso traz ineficiência para o sistema, recriando o sistema de táxi.

Regulamentação pelas prefeituras

A proposta do Senado define como foco dos municípios a fiscalização do serviço. Além disso, várias prefeituras já regulamentaram o serviço.

Entenda, de acordo com dados fornecidos pela própria Uber, quais são os impactos em potencial que essa lei pode causar:

  1. Mais de 500 mil parceiros dependem desta fonte de renda para sustentar suas famílias.
  2. 20 milhões de pessoas que usam os aplicativos de mobilidade serão prejudicadas.
  3. Mais de R$ 971 milhões pagos em impostos pela Uber só em 2017.

O que dá pra fazer $ 972 milhões pagos em impostos pela Uber

  • 1.177 novos leitos de Hospitais
  • 11.338 casas populares
  • 50.669 novas vagas em creche

Como funciona o Uber?

Se você ainda não sabe como funciona o Uber, o processo é muito simples:

  • O usuário faz o download do app nas lojas de aplicativo do smartphone.
  • Cadastra seus dados pessoais e um cartão de crédito para pagamento.
  • Para chamar um carro, é só selecionar o destino, escolher o tipo de serviço, confirmar método de pagamento e esperar o motorista no local indicado.
  • Ao fim da corrida, usuário e motorista avaliam um ao outro, o que garante a manutenção da qualidade na prestação de serviços.

Para compreender como funciona o Uber, é fundamental saber que ele possui modalidades diferentes de prestação de serviços. Atualmente, o usuário pode solicitar um carro nas seguintes versões:

Como funciona o UberX

Essa é a modalidade mais comum do aplicativo. O cliente seleciona um carro que deve ter ar condicionado e capacidade para transportar 4 passageiros. É a única versão que funciona em todo o Brasil e tem um valor mais em conta.

Como funciona o UberBlack

Essa versão funciona da mesma forma: o cliente solicita um carro que pode levar até 4 passageiros. A diferença é que aqui os modelos são mais luxuosos. Em compensação o custo do serviço é mais alto. É ideal para quem não abre mão de sofisticação e detalhes exclusivos, como bancos de couro.

Como funciona o Uber  Pool

Essa é uma versão coletiva do serviço. Você solicita um carro e vai dividir com outros passageiros que estejam indo para o mesmo destino (mas não estão com você). Essa é modalidade que tem os menores valores e quanto mais gente divide o carro, maior é a economia. Porém, ainda não funciona em todas as cidades, apenas em algumas capitais.

Como funciona o Uber Bag

Como nem todos os carros possuem porta-malas espaçosos, o UberBag é ideal para quem está indo para o aeroporto ou rodoviária e precisa de mais espaço para guardar a bagagem. Os carros dessa modalidade possuem porta-malas grandes e são a versão mais indicada para quem carrega muita coisa.

Como funciona o Uber Bike

Aqui os veículos são adaptados para transportar uma bicicleta. Costumam ser os mesmos modelos do UberX, mas com valor mais alto.

Como funciona o Uber PET

Precisa sair com seu bichinho? Com o UberPET você solicita um carro que tem proteção nos bancos e aceita carregar seu cachorro ou gatinho como acompanhante para o destino indicado.

Como funciona o Uber English

Ideal para estrangeiros em território tupiniquim que não falam português. Nessa modalidade, os motoristas têm certificado de proficiência e estão aptos a atender os clientes na língua inglesa.

Como dito no ínicio do tópico, nem todas as versões estão disponíveis para todas as localidades. Antes de solicitar, consulte a disponibilidade na sua região.

Como se cadastrar no Uber?

como funciona o Uber - cadastro

Veja agora o passo a passo de como funciona o cadastro no Uber:

1: Com o Uber instalado no celular, abra o aplicativo e insira seu número de telefone.

2: A empresa vai enviar um código de 4 dígitos por SMS que deve ser inserido na próxima tela.

3: Em seguida, digite seu endereço de e-mail.

4: Agora é só definir qual será seu nome de usuário e pronto!

5: Se achar melhor, cadastre-se usando os dados do Facebook. É rápido e em simples.

Como usar o Uber?

como funciona o uber - 1

Agora, vamos mostrar o passo a passo de como funciona o Uber na hora de chamar um motorista.

  1. Abra o aplicativo e faça login.
  2. Clique em “Para Onde” e digite o seu destino. Pode ser o endereço ou o nome, como “Shopping XXX” ou “Biblioteca Municipal”.
  3. Selecione o tipo de veículo, de acordo com as opções disponíveis na sua região. Caso tenha pedido o UberPool, você vai precisar confirmar o número de assentos necessários.
  4. Verifique o valor e confirme o pagamento.
  5. Verifique se o endereço de partida indicado no aplicativo é o mesmo em que você está. Caso haja discordância, faça os ajustes, para que o motorista consiga te localizar e espere nesse endereço.
  6.  Confirme a solicitação.
  7. Ao fim da corrida, avalie o motorista. Além de pontuar de 1 a 5 estrelas, o usuário também pode fazer comentários.
  8. Se acontecer algum problema durante a corrida ou com a utilização do serviço, entre em contato com a empresa, na aba “ajuda”. Você pode relatar uma situação específica da última corrida realizada ou selecionar um dos tópicos disponibilizados no aplicativo. A empresa responde rapidamente e está sempre apta a resolver a situação.

Se você cancelar a corrida depois que o pedido for concluído, o Uber cobra uma taxa de cancelamento, por meio do cartão de crédito cadastrado.

Uber aceita dinheiro?

No início do aplicativo, as corridas podiam ser pagas somente com cartões de crédito. A expansão do Uber no Brasil e o fato de que nem todos os usuários utilizam cartões, aumentou o leque de meios de pagamento que hoje pode ser feito das seguintes maneiras:

Cartão de crédito

O usuário cadastra o número do cartão de crédito e o valor do serviço vem na próxima fatura. É ótimo para usar o serviço em qualquer situação.

PayPal

Para os mais moderninhos, que usam diferentes meios eletrônicos de pagamento, o PayPal também é uma alternativa. Basta ter saldo na sua carteira digital e pedir uma corrida que fique dentro desse valor.

Dinheiro

Uma das opções mais aguardadas pelo o usuário era o pagamento em dinheiro. Essa modalidade está disponível desde 2016, mas você deve conferir se os motoristas da sua cidade aceitam o pagamento em dinheiro. Para usar, é só solicitar o carro e fazer o pagamento para o próprio motorista ao fim da corrida.

Cartão de Débito

Mais recentemente, o Uber passou a aceitar, também, o pagamento via Cartão de Débito. Basta adicionar à sua lista de métodos de pagamento e selecionar o débito na hora de pedir a corrida. O aplicativo aceita cartões de débito do Banco do Brasil (Visa), Bradesco (Visa) ou Santander (Mastercard).

Uber pré-pago

como funciona o Uber -pré-pago

Você pode solicitar a corrida usando um código de Uber pré-pago. O valor deve ser comprado anteriormente tanto por você quanto por outra pessoa. Para comprar, escolha o menu Uber pré-pago na barra lateral, selecione o valor desejado e realize o pagamento usando um cartão.

Como adicionar um método de pagamento?

como funciona o Uber - pagamento

Para utilizar entre as opções disponíveis de pagamento, é preciso cadastrar cada um antes de pedir o carro. Veja como:

1: Acesse o menu lateral e clique na aba “Pagamentos”;

2: Selecione qual o formato desejado.

3: Insira os dados solicitados e pronto. É só usar qualquer um quando for pedir sua próxima corrida.

Como funciona o Uber para o motorista?

Mas se o seu interesse é ganhar dinheiro com o aplicativo e se tornar um motorista, também temos as instruções.

Antes de tudo, o motorista precisa seguir alguns pré-requisitos:

  • Precisa ser um profissional sem antecedentes criminais;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Passar num teste psicológico;
  • Não ter algum processo em aberto;
  • Ter um dos veículos listados no site;
  • Possuir seguro do carro;
  • Ter um Smartphone.

Para se cadastrar, basta entrar no site do Uber e enviar cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atestado de antecedentes e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

O motorista escolhe faz seu próprio horário e a empresa repassa os ganhos para a sua conta semanalmente. Os profissionais recebem, em média, 75% do valor total da corrida, mas essa taxa pode variar, de acordo com o tipo e horário de realização do serviço.

Peça sua próxima corrida com valor mais baixo. Acesse o cupom de desconto Uber disponibilizado pela Risü e ainda direcione parte do valor do serviço a uma instituição social!

Como funciona o Uber? Conheça o Passo-a-passo Definitivo Aqui!
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário