Sustentabilidade

Preservação do meio ambiente | Saiba, enfim, tudo sobre o assunto!

Sabia que pequenos atos podem ajudar ou não na preservação do meio ambiente? Aprenda com a Risü, uma empresa de bem com o planeta, a importância de preservar e cuidar do lugar em que vivemos!

Desde muito pequenos ouvimos que é muito importante preservar a natureza e o meio ambiente. A escola sempre nos alertou sobre a consciência com o planeta e a natureza.

A natureza e o meio em que vivemos é o maior bem que temos. Pois é através dela que tiramos nosso sustento, nos alimentamos e é de onde vêm as condições necessárias para a sobrevivência do ser humano.

Com todos os elementos e nossas necessidades, fica mais que claro que um dos nossos maiores deveres como pessoas, é cuidar e preservar o meio ambiente.

O ser humano tem a consciência de que a cada dia precisa da natureza para viver, porém cada vez mais vem destruindo-a.

Poluição, aquecimento global, degelo, exploração, queimadas, com toda certeza todos já ouvimos alguma dessas palavras, atos do ser humano e suas consequências, que todos os dias agride mais o meio ambiente.

Diferença entre conservação e preservação do meio ambiente

É muito comum, nos tempos atuais, escutar sobre a importância de preservar o meio ambiente, e o que estamos fazendo para conservá-lo.

Mas esses termos preservar e conservar tem alguma diferença em seu conceito? Eles podem até parecer as mesmas coisas, porém não são.

A confusão desses dois termos é totalmente normal, sendo confundida até mesmo por profissionais da área.

E para sanar sua dúvida sobre a confusão do que é conservação e preservação do meio ambiente, a Risü trouxe a real diferença entre eles.

  1. Significado de preservar

O conceito de preservar está mais voltado para o conceito de intocabilidade. Significa não tocar no meio ambiente.

É aquilo que você irá prezar para que não seja mexido e tocado pelas mãos humanas.

De acordo com o Glossário da Ecologia, um termo mais técnico para a preservação é “ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre seus componentes.”

  1. Significado de conservar

Por outro lado, o real conceito de conservar é manter de forma saudável, ou seja, prezar por um equilíbrio o uso da natureza e do meio ambiente pelo ser humano.

De uma forma mais técnica, o Glossário da Ecologia diz que, conservação é “um sistema flexível ou conjunto de diretrizes planejadas para o manejo e utilização sustentada dos recursos naturais.”

É muito importante o entendimento e uso correto desses dois termos, pois quando se fala em preservação, seja do meio ambiente ou de uma espécie em extinção, quer dizer que o ser humano não pode alterar.

Sendo assim, o conceito e o ato de preservação é mais agressiva quando se trata da relação do ser humano com a natureza.

Mas o conservar também é de suma importância, e precisa existir pelo simples motivo do ser humano existir, de sua dependência e relação com o meio ambiente e com os seus recursos.

O maior desafio dos tempos atuais, é o desenvolvimento do ser humano, a fim de que haja um equilíbrio nessa exploração e uso dos recursos naturais, e que tudo seja feito de forma consciente.

A maior lição que devemos aprender de vez e repassar é que, por trás de qualquer um desses conceitos nossa consciência sobre cuidar do planeta em que vivemos deve aumentar.

É olhar para o todo e perceber o quanto todos nós precisamos desse planeta e de tudo que nele há.

Preservação da natureza, porque é tão importante?

Para essa pergunta pode ser apresentada um milhão de motivos e razões, porém a mais óbvia é que o ser humano depende totalmente da natureza e do meio em que ele vive.

A natureza e suas milhares de espécies de plantas e animais são fontes de produtos úteis e matéria prima para a humanidade.

Além da fonte de alimento, a natureza contém espécies de plantas e animais que podem sair a cura de diversas doenças, cosméticos entre outras soluções para as necessidades humana.

A vida do ser humano depende da natureza, assim como a natureza depende do ser humano para se manter viva e preservada.

Como preservar o meio ambiente? Pequenas atitudes fazem toda a diferença.

Pensando na importância da natureza e do meio ambiente para o ser humano, conheça pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença para a conservação ambiental.

Caronas: sabemos que carros e sua queima de combustível, é um dos agressores ao meio ambiente. Diante disso, evite andar de carros, opte por caronas e transporte público, ou até mesmo meios de transportes sustentáveis.

reciclagem

Coleta Seletiva: o lixo, quando descartado de forma errada pode prejudicar a natureza e a vida humana. Separe seu lixo fazendo a separação e a coleta seletiva de forma correta.

Muitos elementos do seu lixo podem até ser reciclados e serem transformados em outra coisa.

Mercado: ao invés de usar as sacolas de plásticos convencionais, opte por sacolas de tecido ou aquelas retornáveis.

Política dos 3R: essa é muito conhecida nas escolas e muito importante também. Reduzir, reciclar e reutilizar é básico, porém faz a diferença.

Preservar água faz bem para mundo e também para seu bolso!

Entenda que o consumo desenfreado de água além de prejudicar a natureza, não é nada bom para as finanças de sua casa.

Além de colaborar com o planeta, economia de água pode gerar uma boa economia nos gastos do seu lar.

A importância da água

A água tem um valor inestimável para o ser humano. Tanto econômico como de sobrevivência.

A maior parte do corpo do ser humano é composto por água, por isso é tão vital o consumo dela para os todos os seres humanos.

Visto que, estamos o tempo todo perdendo água, por meio de suor, urina, lágrimas, etc. É de suma importância e vital para o ser humano o consumo diário de água, e o mais importante de ÁGUA POTÁVEL.

O nosso corpo exige, o tempo todo, de reposição de água potável para se mantes saudável e funcionando, por esse motivo, e também da preservação de espécies e natureza, é que devemos cada dia mais atentar ao consumo consciente da água.

Como preservar água?

A água é um dos pouco recursos da natureza em que realmente não se vive sem.  Por esse motivo, mais que uma questão de consciência ambiental, a diminuição do volume de água usado tem se tornado a cada dia uma questão de sobrevivência para o ser humano.

Já dizia a música de Guilherme Arantes, “Terra, planeta água”, pois o planeta em que habitamos é composto por sua maioria de água. Contudo, apenas 3% dessa água é apropriada para o consumo da população.

Diante dessa informação, que não é nova, é que tanto se insiste e luta pela conscientização da economia de água.

Com isso, nós da Risü, listamos 5 ações básicas do dia-a-dia que se deve ter em relação ao consumo da água.

  1. Quando for lavar as louças da pia, antes retire toda a sujeira e resto de comida. Dessa forma você estará facilitando a limpeza e ficará menos tempo com a torneira ligada.
  2. Opte por lavar quintais e calçadas com vassouras e panos úmidos, se realmente for o caso de jogar água, reutilize a água da máquina de lavar roupas ou de água coletada de chuvas.
  3. Você sabia que apenas uma escovada de dentes pode gastar 12 litros de água? Por esse motivo, sempre que for escovar os dentes feche a torneira, você poderá estar economizando até 11 litros de água.
  4. Acumule roupa suja, evitando assim que a água de várias máquinas de lavar roupa seja gasta.
  5. E o mais clássico de todos, durante o banho não ensaboe com o chuveiro aberto.

Entidades do terceiro setor que lutam pela conservação e preservação do meio ambiente

Muitas ONG’s lutam todos os dias para a conservação e preservação do meio ambiente. Cuidando da natureza e de milhares de espécies de animais, essas ONG’s trabalham para que o planeta fique a cada dia mais habitável, dando um futuro para as futuras gerações de humanos e também de animais e plantas.

Conheça ONG’s que lutam pela preservação ambiental.

Projeto Onçafari

O Projeto Onçafari, uma ONG que tem a iniciativa da preservação do Pantanal e da espécie da onça pintada, em território brasileiro. Saiba como ajudar a Onçafari no site da Risü!

Projeto Rancho dos Gnomos

Outro projeto que também pode ser ajudado por você é o Santuário Rancho dos Gnomos. Um projeto que atua há 25 anos com um cuidadoso trabalho de recuperação de inúmeros animais, e conta com a ajuda de biólogos e veterinários.

 

Seja você também um colaborador do Santuário Rancho dos Gnomos sem sair de casa. Saiba mais no site da Risü!

Preservação do meio ambiente - IPAM

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

Seja você também um colaborador do IPAM sem sair de casa. Saiba mais no site da Risü!

Como o ato de comprar pode ajudar na preservação do meio ambiente

Por muitas vezes, muitas pessoas pensam que lutar pela preservação do meio ambiente é protestar, ou ir até uma reserva fazer um grande feito.

Saiba que existe muitas pessoas preservando o meio em que vivemos dessa forma. Mas se você não pode desbravar e lutar assim, não se limite. Pequenas ações podem ser feitas por você.

Se não tem muito tempo ou não pode se juntar a uma ONG, saiba que existem maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente dentro da sua casa, na frente do seu computador.

O ato de comprar online pode já ser um costume para você, e isso pode ajudar ONG’s que lutam pelo meio ambiente.

Ao comprar pelo site da Risü você ganha cupons de descontos exclusivos, e ainda ajuda o meio ambiente. Pois a Risü doa parte do valor da sua compra para inúmeras ONG’s, e isso não irá te custar nada a mais.

É muito simples! Faça o cadastro no site da Risü, escolha a loja que queira comprar e a ONG que queira doar, e pronto, seu desconto é aplicado automaticamente e sua doação também!

Seja um comprador de Bem com o meio ambiente e compre pela Risü!

Preservação do meio ambiente | Saiba, enfim, tudo sobre o assunto!
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário