Setor3
Fazer o Bem

Setor3 – Conheça o portal do Senac para o Terceiro Setor

Com o papel de fomentar o debate sobre o desenvolvimento social, informar, integrar e dar voz aos atores sociais, foi criado o Setor3, que é um portal do Senac São Paulo.

O veículo existe desde 2002, compartilhando informações diversas, promovendo cursos e eventos, e divulgando oportunidades do setor.

Nesse artigo, você vai saber tudo sobre o portal Setor3 e descobrir como ele vem contribuindo, há mais de 15 anos, para o desenvolvimento das cidades e das pessoas.

O que é o Setor3?

Setor3

O Setor 3 é o Portal Especializado em Desenvolvimento Sustentável do SENAC São Paulo que funciona como organização educacional.

Sua atuação contempla o apoio ao desenvolvimento e à transformação – tanto de pessoas quanto de grupos – por meio de ferramentas que facilitem o acesso ao conhecimento bem como a sua disseminação.

O portal também tem participação ativa nas várias comunidades em que leva suas ferramentas de trabalho. Trabalha capacitando e qualificando os gestores das organizações da sociedade civil (OSC) – que fazem parte do Terceiro Setor.

Se no início o Setor 3 tinha como foco a divulgação de notícias, hoje realiza ações que integram o poder público, a sociedade civil organizada e o setor privado, com base nas três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental e econômica).

O que é o Terceiro Setor?

A sociedade é composta por três setores, que desempenham papeis diferentes na vida das pessoas.

O Primeiro Setor é composto pelo Estado (governos) e responsável pelas questões sociais da população. Já o Segundo Setor é composto pelas empresas privadas com fins lucrativos.

Como o Primeiro Setor não conseguia cobrir as demandas sociais existentes, nasceu o Terceiro Setor. O intuito era buscar soluções para auxiliar as pessoas e diminuir os problemas que as comunidades enfrentam no dia a dia.

Quais instituições compõem o Terceiro Setor?

O Terceiro Setor,portanto, é formado pelas instituições sem fins lucrativos. Compõem o setor:

  • Organizações da sociedade civil, também chamadas de Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e
  • Todas as associações que realizam serviços públicos, com essência solidária.

Para muita gente, essas organizações constituem um verdadeiro propósito de vida, com a missão de mudar o mundo e melhorar a vida de outras pessoas.

O Setor 3 surge nesse contexto, munindo essas organizações de todo conhecimento necessário para uma atuação mais consistente e de impacto. É feita uma abordagem direta e ágil, compartilhando matérias, entrevistas e coberturas de evento, além de ter uma agenda própria de ações.

Saiba mais sobre o Terceiro Setor, sua composição e atuação em um artigo que a Risü preparou com detalhes sobre esse assunto.

Setor3 – Por que ficar de olho no portal?

setor3

O Setor3 é uma plataforma importante para quem está atuando no Terceiro Setor. O portal compartilha diversos dados sobre a área, que podem contribuir de forma significativa para a atuação de ONGs. Além disso, mostra ao público geral o tipo de ação que essas instituições realizam.

No site, o usuário encontra informações sobre:

Empreendedorismo

Notícias, matérias e editais sobre o tema, inspirando pessoas e organizações a transformarem o mundo por meio de ideias simples e inovadoras.

Defesa de direitos

Informações sobre campanhas, editais, plataformas, grupos, empresas e eventos que estão ajudando a disseminar a cultura de direitos básicos. Também inclui programas que garantem que esses direitos estão sendo cumpridos.

Educação

Notícias sobre ações realizadas em todo o Brasil que ajudam a garantir a educação de crianças, jovens e adultos de todas as camadas da população. Seja de maneira formal (escolas, universidades, etc.), quanto informal (cursos livres, palestras, eventos de capacitação etc.).

Sustentabilidade

Nessa página, o Senac divulga diversas ações que empresas privadas e o governo estão realizando em prol de um planeta mais sustentável. Abordam-se aí as mudanças na política de produção ou inovações na coleta de lixo, por exemplo.

Terceiro Setor

Programas, prêmios, editais, oportunidades de voluntariado e outras informações sobre o trabalho realizado pelas organizações do Terceiro Setor no Brasil.

Oportunidades

O portal também faz a ponte entre empresas e cidadãos em busca de emprego. As instituições podem divulgar as vagas que estão abertas e o usuário identifica aquelas que mais se encaixam ao seu perfil.

É possível filtrar as oportunidades por local, período de trabalho, área de interesse e regime de contratação.

Agenda

Calendário de eventos que serão realizados nos próximos dias. Os temas são relacionados à área de atuação do Setor3: treinamentos, seminários, palestras e lançamentos de publicações.

Outras informações disponibilizadas no Setor3

No site o usuário encontra, ainda, informações e notícias sobre cultura, financiamento de projetos e organizações, formação e gestão, políticas públicas para a melhoria de vida e apoio a ONGs, cases de responsabilidade de empresas brasileiras de diversos ramos, e notícias da área da saúde e social.

Ou seja, mesmo que não atua diretamente no Terceiro Setor pode se beneficiar pelas informações compartilhadas pelo Setor3 e acompanhas as evoluções propostas para e pelas organizações sociais.

O Setor3 cuida para que as ONGs consigam desempenhar o seu papel com mais recursos, aprimorando a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Saiba mais sobre como as ONGs funcionam, são constituídas e captam recursos para a realização das suas atividades no artigo da Risü.

Setor3 – Oportunidades de trabalho no Terceiro Setor

setor3

Quem quiser se candidatar a uma das vagas anunciadas no portal Setor3 deve ter em mente que a página disponibiliza oportunidades do terceiro setor.

As vagas são divulgadas por organizações e entidades que trabalham com desenvolvimento sustentável e estão contribuindo, de forma solidária, para um Brasil melhor e mais humano.

É possível encontrar vagas que demandam diversos tipos de habilidades e formações, mas sempre voltados para o desenvolvimento de ações do bem.

Na plataforma são encontradas oportunidades para assistente social, cozinheiro, orientador socioeducativo, psicólogo, enfermeiro, professor de informática, entre outros, além de vagas para trabalho voluntário.

Como é o trabalho no Terceiro Setor?

Quem trabalha no Terceiro Setor pode desempenhar suas tarefas em diferentes regimes de contratação.

O trabalho voluntário não remunerado é regulamento pela Lei N° 9.608/1998, sem qualquer vínculo com a instituição.

A contratação também pode ser feita via CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), seguindo as mesmas regras empregadas nas empresas provadas, ou por contrato.

Vale ressaltar que, embora não sejam obrigatórios, alguns pré-requisitos podem fazer a diferença para conseguir a vaga:

  • Ter interesse pela causa;
  • Ser criativo e organizado;
  • Ter valores alinhados aos princípios da organização;
  • Se relacionar bem com outras pessoas.

O trabalho no Terceiro Setor tem sido visto como um diferencial de mercado, mostrando a preocupação com a sociedade e contribuindo para o desenvolvimento pessoal.

Como se candidatar às vagas anunciadas no Setor3?

Para se candidatar nas oportunidades de trabalho anunciadas no Setor3, basta buscar as vagas de seu interesse, conforme os filtros citados anteriormente, ou clicar sobre o título da vaga, na lista disponibilizada no site.

Esteja atento aos requisitos e, caso você atenda às demandas solicitadas, envie currículo para o e-mail informado no anúncio.

O Setor3 apenas divulga as vagas. O processo seletivo e a contratação são de responsabilidade das organizações anunciantes.

Como anunciar uma vaga?

Qualquer organização da sociedade civil, ONGs, OSCIPs, instituição educacional e de assistência social, fundação e serviço de acolhimento pode anunciar oportunidades remuneradas ou voluntárias no site.

Para publicar a vaga, basta seguir os seguintes passos:

  1. Preencher o cadastro da organização aqui.
  2. Preencher formulário com informações da vaga e contato para envio de currículo.
  3. É preciso ter telefone atualizado, no caso do portal precisar entrar em contato para esclarecer alguma informação.
  4. A vaga é publicada e sua organização começa a receber os currículos.

Sobre o SESC São Paulo

O SESC (Serviço Social do Comércio) foi criado em 1946 pelo empresariado do comércio. A proposta seria a de ser um projeto cultural e educativo, usando a inovação como ferramenta de transformação social.

No Estado de São Paulo, o SESC conta com 42 unidades. Em sua grande maioria, funcionam como centros de cultura e desporto. O SESC também oferece turismo social e diversos programas de educação e saúde, além de atividades especialmente voltadas para crianças e idosos.

Em 2016, mais de 1,5 milhão de pessoas participaram das atividades da instituição – que contemplam cursos de idiomas, atividades físicas, e prática de esportes, entre outros.

No mesmo ano, foram realizados mais 123 milhões de atendimentos no Regional, 14 milhões de atendimentos na área de saúde e 52 milhões de refeições por meio do programa Mesa Brasil SESC-SP, que arrecada alimentos para instituições carentes e promove workshops contra o desperdício de comida.

O Setor3 é um portal de extrema importância, já que apoia as ONGs na realização de seu trabalho.

Essas organizações são essenciais para a nossa sociedade e graças às atividades que desempenham, muitas pessoas estão tendo as suas vidas transformadas.

Com a sua ajuda, as ONGs podem fazer muito mais. Faça seu cadastro na Risü e conheça as ONGs parceiras. Você pode mudar o mundo usando a internet e descobrir outras formas de auxiliar essas instituições.


Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se agora mesmo!

Setor3 – Conheça o portal do Senac para o Terceiro Setor
5 (100%) 1 voto
Post Anterior

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário