Fazer o Bem

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Muitas pessoas perguntam e têm diversas dúvidas sobre os pré-requisitos para se poder doar sangue. Contudo, uma das maiores dúvidas é: Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

A priori, a resposta para essa pergunta é: Sim! Quem tem tatuagem pode doar sangue. Contudo, quem possui tatuagem precisa seguir alguns procedimentos e passos para poder doar sangue de maneira segura para o receptor. Primeiramente, quem tem tatuagem pode doar sangue, mas precisa aguardar 1 ano para poder fazer a doação.

Consoante o Ministério da Saúde, é necessário aguardar esse período devido ao fato do risco iminente de se contrair algum tipo de vírus no momento da confecção da tatuagem. Existe um grande risco de, na eventualidade de se ter contraído um vírus, que esse vírus seja transmitido para receptor da doação.

Portanto, quem tem tatuagem pode doar sangue, mas deve ficar atento ao tempo que fez a tatto, para não colocar em risco a saúde de quem está recebendo seu sangus.

Quem tem tatuagem pode doar sangue. Ótimo! Mas, e Piercing?

Ao consultarmos o blog do Ministério da Saúde, em entrevista exclusiva, o gerente do ciclo do doador Hemocentro de Brasília, Rodolfo Duarte disse:

“A portaria pede 12 meses de inaptidão para o candidato que tiver feito uma tatuagem ou tenha colocado um piercing, desde que não seja um piercing em região de mucosa, seja ela, mucosa oral, mucosa genital. A partir da do momento da retirada dos piercings da região de mucosa, a pessoa teria que ficar 12 meses depois sem doar sangue, mas enquanto usar vai ficar indefinidamente inapto para doação. A gente mantém a regra geral, que é os 12 meses sem doar sangue, e a partir desse período a pessoa pode estar doando normalmente”.

O que é a Risü?

A Risü é shopping online do Bem, suas compras, em mais de 300 lojas viram apoio para uma Causa Social a sua escolha, sem que você pague nada a mais por isso.

Cadastre-se gratuitamente

É imprescindível que, quem quer doar sangue, tenha sinceridade e fale a verdade, tendo em vista que pode acabar prejudicando severamente a saúde de quem recebeu a doação do seu sangue, podendo, em alguns casos, levar até a morte do receptor.

Quem tem tatuagem pode doar sangue, ok! Mas, e Maquiagem definitiva?

É importante dizer que, da mesma forma que tatuagem, a Maquiagem definitiva também deve ser alertada pelo doador. Isso porque, a maquiagem definitiva é invasiva, assim como a tatuagem (é uma espécie de tatuagem), e o procedimento também é passivo de contração de vírus que podem prejudicar o receptor do sangue.

Ao realizar o procedimento de tatuagem você passa a ser, inevitavelmente, considerado como parte de um “Grupo de Risco”.  Mas essa qualificação acaba após 1 ano do procedimento, que é o tempo estimado de incubação dos Virus, que podem ter contaminado você durante a tattoo ou a maquiagem definitiva.

Portanto:

Tatuagem e maquiagem definitiva.

  • É possível a doação de sangue, contudo, apenas após passado 1 ano do procedimento.

Piercing

  • Se feito em local sem condições de avaliar a antissepsia: Após 12 meses da realização do procedimento do furo do piercing;
  • Comprovadamente realizado com material descartável e feito em local apropriado: 6 meses após realização;
  • Se realizado na mucosa oral ou genital: inapto enquanto estiver com o piercing e apto após 12 meses da retirada do piercing do corpo.
Quem tem tatuagem pode doar sangue

Quem tem tatuagem pode doar sangue

Importante dizer: Não são apenas pessoas que fizeram tattoo ou piercing há pouco tempo que não podem doar sangue. Existem diversos pré-requisitos que devem ser, atentamente, observados e seguidos pelo doador, a fim de não colocar em risco, em hipótese alguma, a vida de alguém que já está com a saúde frágil.

Não podem doar sangue as pessoas:

  1. Pessoas que já tiveram hepatite B ou C, os portadores do vírus HIV (AIDS) ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue;
  2. Pessoas que já tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade. Antes dessa idade, não existem problemas. Isso porque, provavelmente, trata-se de hepatite A, cujo vírus é eliminado por completo do organismo;
  3. Pessoas que estão, atualmente, com febre, com o peso abaixo de 50kg, com mais de 65 anos ou que tiveram perda de 10% do peso em um mês sem diagnóstico;
  4. Pessoas que possuem diabetes, que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral;
  5. Mulheres que estão grávidas (gestantes) ou que ainda estão amamentando;
  6. Pessoas com epilepsia ou crises de asma;
  7. Pessoas que que tenham se submetido a grandes cirurgias, recebido transfusão de sangue
  8. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano
  9. Pessoas que possuam piercings aplicados em mucosas (língua, boca, partes íntimas);

O que é a Risü?Você conhece a Risü?

A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha (podendo ser ela a Causa Animal!) sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se aqui!

Quem tem tatuagem pode doar sangue?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário