Inspiração

Viajando barato pelo mundo: 9 dicas para viajar gastando pouco

Já se imaginou viajando barato pelo mundo?

Viajar para fora do país e fazer o roteiro dos sonhos é mais simples do que você imagina (e mais barato)! Com planejamento e pesquisa dá para encontrar várias alternativas de hospedagem e roteiros e economizar uma grana.

Reunimos 9 dicas para te ajudar a viajar por vários lugares, gastando pouco e aproveitando muito.

Agora você vai parar de adiar essa ideia e finalmente tirar os planos do papel.

Plugin Memorisu para doação com apenas um clique

1.      Viajando barato pelo mundo: por onde começar?

viajando barato pelo mundo

Nossa primeira dica para quem quer viver viajando barato pelo mundo é fazer um planejamento muito bem estruturado: quanto tempo você planeja ficar em viagem? Quanto de recurso você tem disponível e quanto pode conseguir? Quais lugares você deseja conhecer? Etc.

Pense se vai acompanhado ou sozinho e quando você pode iniciar essa jornada incrível e cheia de muitas descobertas.

Com tudo definido, você precisa providenciar a sua documentação e os seguros exigidos para uma viagem assim.

Documento de identificação

Separe seu passaporte ou compareça a um posto da Polícia Federal da sua cidade para solicitar o documento. Pesquise a exigência de vistos em determinados países. Nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo em caso de conexão, é preciso ter visto para desembarcar.

Tenha, ainda, um documento reserva, como a identidade ou carteira de motorista, para conseguir até mesmo registrar uma ocorrência, caso o passaporte seja extraviado.

Uma dica importante é conferir se o país de destino exige que você tenha tomado alguma vacina específica. Algumas, como a de febre amarela, levam 10 dias para fazer efeito. E você só poderá embarcar após esse prazo. Por isso, certifique-se de tomar com antecedência. Você precisará também de um cartão internacional de vacinação para apresentar no aeroporto.

Seguro

Confira, ainda, se o país de destino exige seguro de viagem. Em locais como Alemanha, Espanha e Bélgica o seguro é obrigatório e você também precisa contratar esse tipo de serviço antes de fazer a viagem.

Pesquise bastante em diversas seguradoras, sempre analisando o custo-benefício do serviço oferecido e a idoneidade da empresa.

Quanto antes você identifica essas obrigatoriedades e providencia as soluções, mais rápido você elimina um item da lista de viagem.

2.   Viajando para estudar

Se o seu sonho é conseguir estudar enquanto está viajando barato pelo mundo, saiba que também é possível.

O primeiro passo é o escolher o curso certo. No caso do idioma, por exemplo, saiba qual o seu nível de fluência e escolha aulas que comecem a partir dessa fase.

Para cursos técnicos, de graduação ou mestrado, é possível conseguir bolsas. Muitas instituições selecionam estudantes do mundo inteiro para participarem de seus programas de pesquisa.

As bolsas podem ser referentes apenas aos custos do curso, mas também há programas que oferecem ajuda financeira para o estudante se manter no país. Fique de olho nessas oportunidades!

3.   Trabalhando enquanto viaja

viajando barato pelo mundo

Uma forma de conseguir viajar pelo mundo sem precisar levantar muito dinheiro é trabalhar enquanto está vivendo em outro país.

É possível buscar empregos informais, como garçom, jardineiro, professor de idioma, fotógrafo… Entretanto, a recomendação geral é pesquisar como está a situação do país. Se conhecer alguém que viva no local e puder se informar com ele, ainda melhor.

Arrumar uma ocupação dessa forma pode não ser muito fácil, então você pode trabalhar por conta própria, com venda de produtos por exemplo, ou por meio da internet, com as atividades de home office.

Já pensou que pode ser possível até manter o trabalho que tem hoje, mas do outro lado do mundo?

4.      Viajando a passeio

Para quem vai apenas curtir os locais, sem estudo ou trabalho, vale a pena fazer uma poupança e juntar uma graninha para se manter enquanto está viajando pelo mundo.

Faça um bom planejamento financeiro, prevendo o quando será necessário ter para gastar no período da viagem e distribua de forma organizada o uso desse dinheiro.

Escolhendo essa forma, é preciso ter em mente que o planejamento vai demorar mais tempo. Mas não desista. Com paciência e dedicação você consegue realizar seu sonho.

5.      Hospedagens baratas

A escolha da hospedagem faz toda a diferença para quem vai ficar viajando barato pelo mundo.

Em vez de reservar hotéis luxuosos, dignos de capas de revista, que tal optar por alternativas mais simples – e baratas?

Dá para encontrar hospedagens assim de diferentes formas.

CouchSurfing

CouchSurfing pode ser traduzido, literalmente, como surfar em sofás. A plataforma é um site que conecta anfitriões e viajantes – que podem ser hospedar de graça em mais de 240 países do mundo.

Funciona assim: o anfitrião disponibiliza um espaço na sua casa para receber convidados e o viajante verifica onde quer ficar. Ambos precisam fazer um cadastro com muitas informações e outros usuários sempre deixam referências, recomendando (ou não) o dono da casa e o hóspede.

A melhor parte é que você pode viver como um morador local e receber dicas de roteiros que vão além dos pontos turísticos.

Airbnb

O Airbnb também conecta viajantes e anfitriões, mas, nesse caso, o serviço é pago. Porém, dá para encontrar opções muito mais baratas, e você pode escolher entre casa inteira, quarto ou uma simples acomodação.

Os valores são bem mais baixos do que os encontrados em redes de hotéis e dá para viver experiências incríveis.

E se está em dúvida sobre o site, leia nossa análise e descubra se o Airbnb é confiável.

Hoteis.com

Para quem não abre mão do conforto dos hotéis, no site Hoteis.com é possível pesquisar acomodações mais baratas.

O site oferece ampla seleção de hospedagens, que vão desde as grandes redes hoteleiras até empreendimentos menores e independentes.

TripAdvisor

O TripAdvisor compara preços de mais de 200 sites de reservas, para você economizar até 30% na hospedagem.

Também é possível conseguir descontos em restaurantes e verificar as avaliações de diversos locais na cidade, o que ajuda a conseguir as melhores experiências de viagem.

Confira nosso cupom de desconto do TripAdvisor e garanta até 80% de desconto na sua hospedagem e demais ofertas do site.

Pesquisas locais

Essa é uma dica de ouro para viajar barato. Você até pode achar arriscado, mas existem hotéis, pousadas e outros locais de hospedagem que não anunciam na internet.

Bata perna na cidade de destino buscando quartos mais em conta. Ainda dá para se oferecer para trabalhar em troca da hospedagem, o que vai reduzir bastante as despesas.

6.      Quando comprar passagens?

Uma dúvida que aflige muita gente diz respeito à compra das passagens aéreas. Embora parece ideal comprar com meses de antecedência, nem sempre essa é a fórmula ideal.

Se você ficar muito ansioso e comprar suas passagens um ano antes, pode acabar pagando mais caro.

O prazo mais indicado é comprar passagens para viagens na baixa temporada entre 30 e 60 dias. Já para viagens na alta temporada, compre com antecedência de 60 a 120 dias.

Para comprar, pesquise o preço em diversos sites e fique de olho nas promoções. Comprar passagens para embarcar de madrugada, costuma sair mais barato. Viagens feitas às terças e quartas também saem, geralmente, mais em conta.

E não se esqueça das milhas do cartão: elas podem te economizar um bom dinheiro com o transporte – que você poderá usar para aproveitar a viagem, com passeios, restaurantes ou até umas comprinhas.

O Maxmilhas é um site que oferece passagens baratas para destinos em todo o mundo. Leia sobre artigo sobre a empresa e veja se o Maxmilhas é confiável e como ele funciona.

7.      Escolha destinos mais baratos

A gente até sabe que ir para cidades como Paris, Londres ou Nova York são experiências tentadoras, mas dar preferências a cidades menores são a melhor forma que conseguir conhecer o mundo pagando pouco.

Ficar em locais “menos turísticos” é mais barato, desde a hospedagem até a alimentação e você sempre pode fazer passeios nas cidades maiores, sem prejudicar em nada a sua viagem.

8.      Viajando barato pelo mundo aproveitando restaurantes locais

viajando barato pelo mundo

Outro detalhe que pode fazer a diferença no orçamento é a alimentação. Há quem prefira os grandes restaurantes, com chefs renomados, preços especiais e custos muito elevados.

Não que você nunca possa se permitir um jantar mais requintado, mas, no dia a dia, conheça os restaurantes menores, perto de casa.

Você pode até mesmo aprender a cozinhar os pratos locais por conta própria ou fazer as refeições com a família que está te recebendo, caso tenha optado por se hospedar com moradores da região.

9.      Aproveite o transporte público

O transporte também onera a sua viagem de forma significativa e pode impedir que você fique muito tempo viajando barato pelo mundo. Para gastar menos, você pode usar uma bicicleta, para se locomover localmente e também aproveitar o transporte público, como os ônibus e metrôs.

Pesquise como funcionam os cartões de transporte público em cada cidade e economize ainda mais ao se locomover de um local para o outro.

Em vez do táxi, usar o transporte local sai mais barato e, dependendo da distância, você pode ir mesmo a pé e aproveitar a vista, que tal?

Dica bônus: entenda os costumes locais

Para viver viajando barato pelo mundo, pesquise muito bem como funcionam os costumes locais, desde o uso de roupas até de comportamento.

Quando recebemos uma visita em casa, elas devem seguir as nossas regras, não é mesmo? O mesmo acontece quando visitamos outro país. Entenda como são as “regras” e evite constrangimentos.

Economize ainda mais: a Risü tem vários cupons de desconto de viagem e turismo para você comprar passagens mais baratas e garantir ofertas exclusivas em hotéis e pousadas.

Comprando com nossos cupons, você escolhe uma instituição social para destinar parte do valor de suas compras, sem gastar nada a mais. Assim, você ajuda a transformar para melhor o mundo que tanto você deseja conhecer.

Cupom de desconto para Booking.com


Risü - Cupom de descontoA Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Oferecemos, ainda, diversos Cupom de Desconto de centenas de lojas! Como Cupom de desconto Americanas, Cupom de Desconto SubmarinoCupom de desconto NetshoesCupom de Desconto Centauro, entre outros.

Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?

Cadastre-se agora mesmo!

Viajando barato pelo mundo: 9 dicas para viajar gastando pouco
O que você achou deste texto?
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário