Animais mais perigosos do mundo
Inspiração

Conheça os 10 animais mais perigosos do mundo | O 3º vai te surpreender!

Quando falamos de animais que podem atacar pessoas, outras espécies ou mesmo membros do próprio grupo, é comum pensarmos em feras enormes, com grandes presas e um instinto naturalmente agressivo. Mas você vai ficar impressionado com a lista dos animais mais perigosos do mundo. Eles estão em diferentes continentes do mundo e atacam as presas de maneiras infalíveis.

Algumas espécies atacam milhares de pessoas todos os anos e a interação com esses animais pode ser fatal. Por isso, fique de olho na nossa lista!

Muitos animais atacam grupos de seres humanos porque têm seu espaço invadido. Clique aqui e entenda o que são os animais silvestres, onde vivem e como contribuir para sua preservação.

Ranking dos animais mais perigosos no mundo

O nosso ranking com os 10 animais mais perigosos do mundo leva em consideração a quantidade de ataques fatais por qual essas espécies são responsáveis.

E se você acha que apenas os animais de grande porte ou com presas enormes compõem a nossa lista, já avisamos: a cara fofa de alguns bichinhos esconde o perigo e capacidade de matar.

Confira!

10º: Tubarão-branco

animais mais perigosos do mundo

A imagem assustadora criada no filme Tubarão (Steven Spielberg, 1975) é um pouco diferente da realidade. Embora seja um dos maiores animais do oceano e tenha uma boca poderosa, com 300 dentes MUITO AFIADOS, o tubarão-branco só mata para se alimentar.

Sua dieta é composta de mamífero do mar, como focas e leões-marinhos e o ataque a seres humanos acontece quando esse gigante se sente ameaçado.

O número de mortes gira em torno de 10 pessoas por ano, uma estatística bem menor do que a nossa imaginação nos faria acreditar, não é mesmo? Ainda assim, é um dos animais mais perigosos do mundo.

9º: Leão-africano

animais mais perigosos do mundo leao

O Rei da Selva tem um corpo musculoso, dentes afiados e alcança velocidades de até 85 km/h, tornando a fuga uma alternativa quase impossível para suas vítimas.

O leão-africano pode saltar até 4 metros de altura, carrega as presas inteiras na boca e possui sentidos muito aguçados, uma receita perfeita para a caçada.

Cerca de 100 pessoas morrem todos os anos por causa de ataques de leões, tornando-os o nono no ranking dos animais mais perigosos do mundo. O avanço da civilização sobre territórios selvagens tem contribuído para que essas situações aconteçam com mais frequência.

8º: Hipopótamo

animais mais perigosos do mundo hipopotamo

Esse grandão, que pode chegar a 3 toneladas e 1,5 metro, tem uma carinha pacífica e é herbívoro. Então, por que razão ele estaria aqui? Simples: o hipopótamo é uma espécie territorialista que ataca quem invade seu espaço.

A aparência até pode passar a sensação de que ele é lento, mas essa espécie pode correr a 30 km/h e não exita em usar seus dentes quando se sente ameaçado.

Cerca de 150 pessoas morrem anualmente em ataques dos hipopótamos, e os jacarés e crocodilos que dividem o mesmo espaço, também costumam ser vitimados.

7º: Búfalo

animais mais perigosos do mundo bufalo

O búfalo é encontrado em regiões quentes da Ásia e da África. É um bovino selvagem de grande porte, que vive em bandos e se alimenta de pasto.

Apesar de ser uma espécie herbívora, o búfalo consegue assustar até os leões – um de seus principais predadores – e tem alta capacidade de defesa.

Corre rapidamente e ataca com os chifres, dilacerando suas vítimas, e agindo de forma agressiva e imprevisível para proteger o grupo.

Estima-se que 200 pessoas morram por ano em ataques desses animais.

6º: Elefante

animais mais perigosos do mundo elefante

Os elefantes são dóceis e muito inteligentes, mas também podem se tornar muito agressivos quando estão com raiva ou se sentem em perigo. E aí é bom não ficar por perto.

Com 6 toneladas de muito músculo, eles pisoteiam e esmagam suas vítimas, que não têm a menor chance contra o tamanho desse animal.

Mais de 600 pessoas são mortas por elefantes a cada ano, a maioria pisoteada. Somente na Índia, uma pessoa morre todos os dias em ataques desse animal.

A invasão constante de seu habitat tem aumentado o número de mortes.

Apesar do tamanho, agressividade e perigo que representa, muitos desses animais correm risco de desaparecer da face da Terra, principalmente por causa da ação humana. Conheça os principais animais em extinção em nosso artigo.

5º: Crocodilo

animais mais perigosos do mundo crocodilo

Estamos na metade na nossa lista e um dos animais mais perigosos do mundo está no planeta há milhares de anos, aprimorando sua estrutura biológica, mas mantendo quase as mesmas características durante todo esse tempo, o crocodilo.

Esse animal mata mais de mil pessoas por ano e seu ataque é implacável. A mandíbula forte é uma armadilha mortal e muito difícil de desvencilhar.

Duas espécies são particularmente agressivas. Uma é o crocodilo-marinho, que habita as águas salgadas do Índico e do Pacífico e pode medir até 7 metros de comprimento.

A outra é o crocodilo-do-nilo, que se espalha por uma longa faixa do continente africano e ataca qualquer ser que se movimente perto dele.

4º: Escorpião

animais mais perigosos do mundo escorpiao

O escorpião é um bicho peçonhento e muito perigoso. Existem mais de 2 mil espécies desse aracnídeo em todo mundo, com exceção da Antártida, e gostam de se esconder em locais escuros.

São animais carnívoros e se alimentam de insetos e pequenos vertebrados. A prática de canibalismo é comum, mas também podem passar meses em jejum.

Todas as espécies de escorpião produzem veneno. Cerca de 30, conseguem matar um ser humano, especialmente crianças e idosos.

Mais de 5 mil pessoas são vitimadas por esses animais anualmente. No Brasil, os casos mais freqüentes ocorrem com o escorpião-amarelo e o escorpião-preto. São normalmente encontrados em locais com entulho ou acúmulo de materiais, que criam o ambiente perfeito para eles se esconderem.

3º: Cachorro

animais mais perigosos do mundo cachorro

Por essa você não esperava! O melhor amigo do homem também é um dos animais mais perigosos do mundo. Mais de 25 mil pessoas morrem todos os anos, vitimadas por cachorros com raiva.

A doença pode ser transmitida por mordidas, arranhões e até lambidas. Além da raiva, as raças com perfil mais agressivo também atacam pessoas, quando se sentem acuadas.

Somente no Brasil, 500 pessoas são agredidas por cachorros a cada ano. Mas com treinamento adequado e desde cedo, até as raças mais perigosas ficarão livres desse tipo de problema.

Por mais perigosos que os animais possam parecer, cabe aos seres humanos tratá-los com respeito. Fizemos um post especial sobre maus-tratos e como agir em situações assim. Não deixe de conferir.

2º: Cobra

animais mais perigosos do mundo cobra

Existem mais de 450 espécies de cobras venenosas no mundo, mais da metade delas com capacidade para matar um ser humano.

As mais perigosas podem matar um pessoa em menos de uma hora. A Taipan é a mais letal e 80% dos seus ataques são fatais.

Mais de 100 mil pessoas são mortas por ano depois de serem picadas e não receberem tratamento médico adequado.

 

1º: Mosquito

animais mais perigosos do mundo mosquito

Eles aparecem sem aviso. São chatos, barulhentos e perigosos. Os mosquitos matam mais de 700 mil pessoas anualmente, com a transmissão das mais diversas doenças, como malária, febre amarela e a dengue.

É importante lembrar que manter condições mínimas de saneamento básico ajuda a combater o mosquito. Além disso, é importante manter as vacinas em dia, para não ser infectado pelas doenças transmitidas.

Item bônus: ursos matam pouco, mas pela falta de interação com pessoas

Os ursos aparecem nesse post como um tópico bônus, pois matam cerca de 10 pessoas por ano, um número bem menor do que os já citados anteriormente.

Entretanto, essa estatística poderia ser maior, se a interação entre humanos e ursos fosse mais intensa. Eles ficam agressivos quando se sentem ameaçados e partem para o ataque.

Os ursos-polares, um dos maiores mamíferos da Terra, podem arrancar a cabeça de um homem com uma única dentada! E as espécies encontradas em florestas se sentem atraídas pela comida que as pessoas levam para os espaços onde os ursos vivem.

Animais mais perigosos do mundo | Quais os mais venenosos?

Além dos animais mais perigosos do mundo, responsáveis diretamente pela morte de muitas pessoas, há espécies muito venenosas, que também representam uma ameaça.

Peixe-baião ou baiacu

animais mais perigosos do mundo baiacu

Esse peixe simpático que vive em mares tropicais é o segundo vertebrado mais venenoso do mundo.

Com toxina suficiente para matar até 30 pessoas, o animal não parece assustar os asiáticos! Eles o preparam em uma receita especial e exótica, que deixa uma sensação de formigamento na boca e só pode ser executada por cozinheiros licenciados.

 

Polvo-de-anéis-azuis

animais mais perigosos do mundo veneno

Embora seja uma das menores espécies de polvos existentes, esse pequeno artrópode de apenas 20 centímetros produz veneno para aniquilar até 26 pessoas, em poucos minutos.

O polvo-de-anéis-azuis é encontrado no Japão e na Austrália e não existe antídoto para o veneno dessa criatura.

 

Água-viva-caixa-australiana

animais mais perigosos do mundo agua viva

Essa água-viva, que habita regiões da Austrália e da Ásia, tem um veneno forte. É, por isso, um dos animais mais perigosos do mundo, ao matar cerca de 100 pessoas por ano.

A toxina afeta o sistema nervoso, o coração e a pele, aniquilando as vítimas de forma rápida e muito dolorosa.

Mesmo quando não é fatal, o contato com essa espécie de água-viva deixa dores fortes por muitos dias. O tratamento, em caso de ataque, é feito com vinagre. Mas é preciso ser rápido e tratar com menos de 30 segundos após a picada.

Você pode até ter se assustado com o nosso ranking, mas o animal mais perigoso do mundo ainda é o homem. Com nossos avanços, colocamos várias espécies em risco e contribuímos para mudar toda a estrutura do planeta.

Se você quer ajudar essas criaturas, conheça as ONGs de proteção animal que atuam em parceria com a Risü e veja o que pode ser feito.

Conheça os 10 animais mais perigosos do mundo | O 3º vai te surpreender!
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário