Maior Animal do Mundo
Inspiração

Maior animal do mundo | Quais são os maiores animais do planeta Terra?

Grandes. Históricos. Curiosos. Gigantes da terra, do ar e do mar. Algumas vezes assustadores. Os maiores animais do planeta nos lembram o quanto somos pequenos e como a vida da Terra é cheia de diversidade. Hoje você vai saber qual é o maior animal do mundo e se surpreender com as enormes criaturas que habitam o nosso planeta azul.

Maior animal do mundo | Mamíferos que impressionam

Baleia-azul

maior animal do mundo baleia azul

O maior mamífero do planeta também é o maior animal do mundo: a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Essa espécie pode chegar a 33 metros de comprimento e pesar até 130 toneladas.

E se você está pensando que a baleia-azul é o maior animal do mundo somente em tempos atuais, está enganado. Essa é maior criatura da história da Terra, ganhando inclusive dos dinossauros. Impressionante!

As baleias-azuis são encontradas nos mares da Antártida e ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, onde se alimentam do minúsculos Krills.

Mas nem a aparência gigante tem garantido sua sobrevivência. A baleia-azul está na lista de espécies em risco de extinção e pode desaparecer por causa da pesca predatória.

Elefante-africano

maior animal do mundo elefante

Outro mamífero que tem um tamanho impressionante, é o elefante-africano (Loxodonta africana), que é o maior mamífero terrestre do mundo. Um macho adulto chega a 4 metros de altura e 6 metros de comprimento, pesando até 6 toneladas.

O elefante-africano vive em regiões de floresta e savanas do Quênia, da Tanzânia e da Uganda e se alimentam de plantas e frutas, ingerindo até 250 quilos de comida por dia.

Essa espécie é agressiva e quase não tem predadores. Apesar disso, corre risco de extinção, já que são alvos de caçadores, que fazem dinheiro com a venda de suas longas presas de marfim.

Gorila-do-oriente

maior animal do mundo gorila

O maior primata do planeta também corre risco de extinção. O gorila-do-oriente (Gorilla beringei) é caçado de forma indiscriminada em centros urbanos da África Central, onde são vendidos em comércios ilegais de animais silvestres, tanto para consumo quanto para decoração e adornos.

Esse primata se divide em duas subespécies, o gorila-das-montanha, que vive em regiões montanhosas da Uganda e da Ruanda, medindo até 1,84 metro e pesando 225 quilos; e o gorila-de-grauer, encontrado atualmente somente no Congo e que chega a 1.94 metro de altura e pesa 220 quilos.

Urso-polar

maior animal do mundo urso polar

O urso-polar (Ursus maritimus) é o maior mamífero carnívoro do mundo. Também chamado de urso-branco, vive no Ártico e é um ótimo nadador, atingindo velocidades de até 10 km/h na água.

Esse animal pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar meia tonelada. A carinha fofa esconde um predador feroz que está no topo da cadeia alimentar de seu habitat natural. Se alimenta principalmente de focas, mas também comem outros mamíferos e até vegetação rasteira.

Infelizmente, os urso-polares também estão na lista de animais em extinção.

Os maiores mamíferos no mundo estão em extinção. Clique aqui e conheça outras espécies na mesma situação que precisam de alternativas urgentemente.

Maior peixe do mundo | Gigantes dos oceanos e rios

Tubarão-baleia

maior animal do mundo tubarão baleia

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é um gigante dos mares. O maior animal do mundo na categoria dos peixes é um tubarão de cores notáveis e que mede em torno de 12 metros de comprimento, com mais de 12 toneladas.

É encontrado em oceanos tropicais de águas quentes e se alimenta de plâncton, lulas, caranguejos e outros peixes menores.

Embora seja uma espécie de tubarão e com todo esse tamanho, esse animal não é perigoso e tem comportamento dócil. É uma espécie em extinção, que figura entre os alvos dos caçadores por causa de sua carne e o óleo produzido com o fígado.

Tubarão-branco

maior animal do mundo tubarao branco

Muito gente acha que o maior animal do mundo marítimo é o tubarão-branco (Carcharodon carcharias). Essas pessoas estão quase certas, já que ele é maior peixe predador do planeta.

Com até 7 metros de comprimento e mais de 2 toneladas, esse gigante provoca medo, mas também fascina as pessoas, desde a sua retração no cinema americano.

Mas pode ficar tranquilo. Esse animal se alimenta de mamífero do mar, como focas e leõe-marinhso, e só ataca o ser humano quando se sente ameaçado.

Esturjão

maior animal do mundo esturjao

O esturjão (Acipenseridae) está na lista dos maiores animais do mundo pois é o maior peixe encontrado em água-doce. É divido em mais de 20 espécies, sendo as três maiores o esturjão europeu, com 7 metros e 1,5 tonelada; o esturjão branco, com 6 metros e 1,4 tonelada; e o kaluga, com 6 metros e 1,3 tonelada.

Os esturjões são nativos das regiões da Eurásia e América do Norte e constituem a mais antiga família de peixes do mundo e podem viver mais de 100 anos.

São bastante procurados por caçadores, já que a extração de suas ovas é a matéria-prima do valioso caviar.

Muitos animais correm risco de vida porque seu habitat está diminuindo e sofrendo impactos de mudanças globais. Clique aqui e saiba como a preservação ambiental pode mudar essa situação.

Maior réptil do mundo | Estrutura robusta garante a sobrevivência desses animais há milhares de anos

Crocodilo-marinho

maior animal do mundo crocodilo marinho

O mar parece ser o cenário ideal para o crescimento das grandes espécies, quando vamos investigar o maior animal do mundo. O maior réptil da Terra também vive em águas salgadas: o crocodilo-marinho (Crocodylus porosus).

Encontrado principalmente na costa oriental da Índia, ao norte da Austrália e no sudeste asiático, essa espécie pode medir até 7 metros e pesar 1,5 tonelada.

O humor do maior réptil do mundo é instável, além do tamanho, ele é o animal mais agressivo entre todas as espécies e o seu encontro com o ser humano pode ser fatal.

Com músculos muito fortes e mordida poderosa, essa espécie consegue esmagar o crânio de um boi ou búfalo com apenas uma dentada. Melhor evitar encontrar esse crocodilo por aí, não é mesmo?

Crocodilo-do-nilo

maior animal do mundo crocodilo do nilo

Outra espécie que figura em nossa lista de maiores animais da Terra é o crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus). Com até 6 metros de comprimento e mais de 1 tonelada, esse “bichinho” carrega consigo características que datam do período dos dinossauros, como uma estrutura robusta e dentes afiados.

Vive no continente africano, em uma área que começa às margens do Rio Nilo e vai até o sul do deserto do Saara. O crocodilo-do-nilo ainda é encontrado em Madagascar e no arquipélago de Comores.

É um carnívoro agressivo e ataca qualquer animal que surja à vista, incluindo seres humanos. Essa é a espécie que mais mata pessoas no mundo e estima-se que ocorram mais de cem ataques fatais todos os anos.

Maior ave do mundo | Você nunca mais vai chamar as aves de “passarinho”

Avestruz

maior animal do mundo avestruz

O avestruz (Struthio camelus) pode chegar a 2,5 metros de altura e pesar até 150 quilos. O bom é que você não corre o risco de se assustar olhando para o céu.

Essa ave não voa, já que no processo evolutivo de seus ancestrais, a estrutura carena, que sustenta os músculos responsáveis pelo bater de asas, se perdeu.

Por outro lado, é uma ave veloz, que pode correr a 70 km/h e é muito resistente. A maior ave do mundo se alimenta de insetos, flores, frutas, arbustos e sementes e tritura pequenas pedras para ajudar no processo digestivo.

Casuar-do-sul

maior animal do mundo casuar

A segunda maior ave do mundo é o casuar-do-sul (Casuarius casuarius), encontrado em florestas tropicais na Indonésia, na Nova Guiné e na Austrália.

Mede até 1,8 metro e pode pesar 85 quilos.

Com toda essa estrutura, esse animal também não voa, mas corre a uma velocidade média de 50 km/h, alimentando-se de gramas, fungos, pequenos vertebrados e insetos.

Pinguim-imperador

maior animal do mundo pinguim

A gente até pode achar que os pinguins são animais fofinhos e pequenos, mas o Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) prova o contrário. Essa espécie mede até 1,2 metro e pode pesar 45 quilos.

Os machos passam o inverno na Antártida, chocando ovos, e as fêmeas ficam no mar. São animais viajantes, que caçam em bando e se alimentam de peixes e crustáceos.

Apesar de chamarem atenção pela beleza, os animais silvestres devem permanecer em seu ambiente natural. Saiba mais sobre esses animais em nosso post sobre as espécies silvestres.

As maiores cobras do mundo | Animais enormes e assustadores

Píton-reticulada

maior animal do mundo piton

Para quem tem medo de cobras, essa espécie causa verdadeiro pavor. A píton-reticulada (Python reticulatus), encontrada no sudeste da Ásia, é a maior cobra do mundo e, também, p réptil mais longo.

Com média de 3 metros de comprimento, esse tamanho pode chegar a assustadores 6,5 metros. Mas o livro dos recordes registrou uma cobra da espécie que mede mais de 7 metros, chamada Medusa.

Se alimenta de mamíferos, como roedores e até pequenos primatas, e pássaros – mas com menor frequência.

Sucuri-verde

maior animal do mundo sucuri

A sucuri-verde (Eunectes murinus), também conhecida como anaconda, vive em regiões alagadas da América do Sul, convivendo de perto com suas presas (jacarés e capivaras).

Podem ter até 6 metros de comprimento, mas o mais comum é encontrar sucuris-verdes de 3 metros.

Figuram, em muitas listas, como a maior cobra do mundo, mas fica em segundo lugar, por uma diferença pequena.

 

A Risü se preocupa com todas as espécies de animais, por isso é parceira de várias ONGs de proteção animal. Clique aqui para conhecer as instituições que estão ajudando a mudar o mundo e saiba como sua compra online pode ajudar esses incríveis animais.

Plugin Memorisu para doação com apenas um clique

Maior animal do mundo | Quais são os maiores animais do planeta Terra?
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário