Grandes. Históricos. Curiosos. Gigantes da terra, do ar e do mar. Algumas vezes assustadores. Os maiores animais do planeta nos lembram o quanto somos pequenos e como a vida da Terra é cheia de diversidade. Hoje você vai saber qual é o maior animal do mundo e se surpreender com as enormes criaturas que habitam o nosso planeta azul.
Maior animal do mundo | Mamíferos que impressionam
Baleia-azul

O maior mamífero do planeta também é o maior animal do mundo: a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Essa espécie pode chegar a 33 metros de comprimento e pesar até 130 toneladas.
E se você está pensando que a baleia-azul é o maior animal do mundo somente em tempos atuais, está enganado. Essa é maior criatura da história da Terra, ganhando inclusive dos dinossauros. Impressionante!
As baleias-azuis são encontradas nos mares da Antártida e ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, onde se alimentam do minúsculos Krills.
Mas nem a aparência gigante tem garantido sua sobrevivência. A baleia-azul está na lista de espécies em risco de extinção e pode desaparecer por causa da pesca predatória.
Elefante-africano

Outro mamífero que tem um tamanho impressionante, é o elefante-africano (Loxodonta africana), que é o maior mamífero terrestre do mundo. Um macho adulto chega a 4 metros de altura e 6 metros de comprimento, pesando até 6 toneladas.
O elefante-africano vive em regiões de floresta e savanas do Quênia, da Tanzânia e da Uganda e se alimentam de plantas e frutas, ingerindo até 250 quilos de comida por dia.
Essa espécie é agressiva e quase não tem predadores. Apesar disso, corre risco de extinção, já que são alvos de caçadores, que fazem dinheiro com a venda de suas longas presas de marfim.
Gorila-do-oriente

O maior primata do planeta também corre risco de extinção. O gorila-do-oriente (Gorilla beringei) é caçado de forma indiscriminada em centros urbanos da África Central, onde são vendidos em comércios ilegais de animais silvestres, tanto para consumo quanto para decoração e adornos.
Esse primata se divide em duas subespécies, o gorila-das-montanha, que vive em regiões montanhosas da Uganda e da Ruanda, medindo até 1,84 metro e pesando 225 quilos; e o gorila-de-grauer, encontrado atualmente somente no Congo e que chega a 1.94 metro de altura e pesa 220 quilos.
Urso-polar

O urso-polar (Ursus maritimus) é o maior mamífero carnívoro do mundo. Também chamado de urso-branco, vive no Ártico e é um ótimo nadador, atingindo velocidades de até 10 km/h na água.
Esse animal pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar meia tonelada. A carinha fofa esconde um predador feroz que está no topo da cadeia alimentar de seu habitat natural. Se alimenta principalmente de focas, mas também comem outros mamíferos e até vegetação rasteira.
Infelizmente, os urso-polares também estão na lista de animais em extinção.
Maior peixe do mundo | Gigantes dos oceanos e rios
Tubarão-baleia

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é um gigante dos mares. O maior animal do mundo na categoria dos peixes é um tubarão de cores notáveis e que mede em torno de 12 metros de comprimento, com mais de 12 toneladas.
É encontrado em oceanos tropicais de águas quentes e se alimenta de plâncton, lulas, caranguejos e outros peixes menores.
Embora seja uma espécie de tubarão e com todo esse tamanho, esse animal não é perigoso e tem comportamento dócil. É uma espécie em extinção, que figura entre os alvos dos caçadores por causa de sua carne e o óleo produzido com o fígado.
Tubarão-branco

Muito gente acha que o maior animal do mundo marítimo é o tubarão-branco (Carcharodon carcharias). Essas pessoas estão quase certas, já que ele é maior peixe predador do planeta.
Com até 7 metros de comprimento e mais de 2 toneladas, esse gigante provoca medo, mas também fascina as pessoas, desde a sua retração no cinema americano.
Mas pode ficar tranquilo. Esse animal se alimenta de mamífero do mar, como focas e leõe-marinhso, e só ataca o ser humano quando se sente ameaçado.
Esturjão

O esturjão (Acipenseridae) está na lista dos maiores animais do mundo pois é o maior peixe encontrado em água-doce. É divido em mais de 20 espécies, sendo as três maiores o esturjão europeu, com 7 metros e 1,5 tonelada; o esturjão branco, com 6 metros e 1,4 tonelada; e o kaluga, com 6 metros e 1,3 tonelada.
Os esturjões são nativos das regiões da Eurásia e América do Norte e constituem a mais antiga família de peixes do mundo e podem viver mais de 100 anos.
São bastante procurados por caçadores, já que a extração de suas ovas é a matéria-prima do valioso caviar.
Maior réptil do mundo | Estrutura robusta garante a sobrevivência desses animais há milhares de anos
Crocodilo-marinho

O mar parece ser o cenário ideal para o crescimento das grandes espécies, quando vamos investigar o maior animal do mundo. O maior réptil da Terra também vive em águas salgadas: o crocodilo-marinho (Crocodylus porosus).
Encontrado principalmente na costa oriental da Índia, ao norte da Austrália e no sudeste asiático, essa espécie pode medir até 7 metros e pesar 1,5 tonelada.
O humor do maior réptil do mundo é instável, além do tamanho, ele é o animal mais agressivo entre todas as espécies e o seu encontro com o ser humano pode ser fatal.
Com músculos muito fortes e mordida poderosa, essa espécie consegue esmagar o crânio de um boi ou búfalo com apenas uma dentada. Melhor evitar encontrar esse crocodilo por aí, não é mesmo?
Crocodilo-do-nilo

Outra espécie que figura em nossa lista de maiores animais da Terra é o crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus). Com até 6 metros de comprimento e mais de 1 tonelada, esse “bichinho” carrega consigo características que datam do período dos dinossauros, como uma estrutura robusta e dentes afiados.
Vive no continente africano, em uma área que começa às margens do Rio Nilo e vai até o sul do deserto do Saara. O crocodilo-do-nilo ainda é encontrado em Madagascar e no arquipélago de Comores.
É um carnívoro agressivo e ataca qualquer animal que surja à vista, incluindo seres humanos. Essa é a espécie que mais mata pessoas no mundo e estima-se que ocorram mais de cem ataques fatais todos os anos.
Maior ave do mundo | Você nunca mais vai chamar as aves de “passarinho”
Avestruz

O avestruz (Struthio camelus) pode chegar a 2,5 metros de altura e pesar até 150 quilos. O bom é que você não corre o risco de se assustar olhando para o céu.
Essa ave não voa, já que no processo evolutivo de seus ancestrais, a estrutura carena, que sustenta os músculos responsáveis pelo bater de asas, se perdeu.
Por outro lado, é uma ave veloz, que pode correr a 70 km/h e é muito resistente. A maior ave do mundo se alimenta de insetos, flores, frutas, arbustos e sementes e tritura pequenas pedras para ajudar no processo digestivo.
Casuar-do-sul

A segunda maior ave do mundo é o casuar-do-sul (Casuarius casuarius), encontrado em florestas tropicais na Indonésia, na Nova Guiné e na Austrália.
Mede até 1,8 metro e pode pesar 85 quilos.
Com toda essa estrutura, esse animal também não voa, mas corre a uma velocidade média de 50 km/h, alimentando-se de gramas, fungos, pequenos vertebrados e insetos.
Pinguim-imperador

A gente até pode achar que os pinguins são animais fofinhos e pequenos, mas o Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) prova o contrário. Essa espécie mede até 1,2 metro e pode pesar 45 quilos.
Os machos passam o inverno na Antártida, chocando ovos, e as fêmeas ficam no mar. São animais viajantes, que caçam em bando e se alimentam de peixes e crustáceos.
As maiores cobras do mundo | Animais enormes e assustadores
Píton-reticulada

Para quem tem medo de cobras, essa espécie causa verdadeiro pavor. A píton-reticulada (Python reticulatus), encontrada no sudeste da Ásia, é a maior cobra do mundo e, também, p réptil mais longo.
Com média de 3 metros de comprimento, esse tamanho pode chegar a assustadores 6,5 metros. Mas o livro dos recordes registrou uma cobra da espécie que mede mais de 7 metros, chamada Medusa.
Se alimenta de mamíferos, como roedores e até pequenos primatas, e pássaros – mas com menor frequência.
Sucuri-verde

A sucuri-verde (Eunectes murinus), também conhecida como anaconda, vive em regiões alagadas da América do Sul, convivendo de perto com suas presas (jacarés e capivaras).
Podem ter até 6 metros de comprimento, mas o mais comum é encontrar sucuris-verdes de 3 metros.
Figuram, em muitas listas, como a maior cobra do mundo, mas fica em segundo lugar, por uma diferença pequena.






Nenhum Comentário