Mano Down | Dudu do Cavaco
Inspiração

Mano Down: Inclusão Social de Pessoas com Síndrome de Down na Prática

O Mano Down, ONG parceira da Risü, é um instituto que promove a inclusão social de pessoas com Down. No post de hoje, contamos como isso acontece na prática.

Pense por alguns instantes em quantas pessoas com Síndrome de Down você vê em locais públicos exercendo sua independência, fazendo compras, praticando esportes, estudando e trabalhando. Não é uma cena muito comum, não é mesmo? Porém, deveria ser, afinal, estima-se que para cada 700 nascimentos, um bebê nasce com Down, alteração genética causada pela existência de um cromossomo a mais.

A partir desse cenário real e recorrente surgiu o Instituto Mano Down, Instituto localizado em Belo Horizonte que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento das possibilidades e potencialidades das pessoas com Down, preparando elas e as famílias para a participação social. Contando com um espaço onde ocorrem as aulas para os alunos com Down e também por meio de eventos para a conscientização da sociedade, a ONG faz a inclusão acontecer na prática!

Mano Down | Empoderar é o primeiro passo para incluir

Mano Down | Dudu do CavacoBasta procurar para encontrar diversos exemplos de pessoas com Down, que se formam na faculdade, trabalham, namoram, são artistas e pegam transporte público sozinhas. Como isso é possível? A inclusão começa nas famílias e nos próprios jovens com Síndrome de Down.

Quando o núcleo familiar percebe que quem tem Down é capaz de tudo, trabalha como agente que capacita e confia no potencial dessa pessoa que, sim, tem necessidades especiais, mas também tem vontades e sonhos que se tornam possíveis por meio do apoio das pessoas próximas.

Nesse contexto, a equipe do Instituto Mano Down divulga histórias de pessoas com Down que hoje têm uma vida plena de possibilidades, além de dar suporte às famílias e aos alunos para que exercitem a autonomia.

Mano Down | Promover a inclusão no trabalho é essencial

Por que empregar uma pessoa com Down? Quando uma empresa faz isso ela contribui para a minimização da invisibilidade de quem tem Síndrome de Down na sociedade, reforça a ideia de que todos têm capacidades, torna seus funcionários mais inclusivos. Em resumo, essa empresa colabora muito para que a sociedade inclusiva seja real de fato.

No Mano Down, os jovens que fazem as aulas lá têm a oportunidade de trabalhar em eventos promovidos pelo instituto e de colaborar com atividades dentro da própria ONG. Além disso, as aulas e eventos são meios de capacitação profissional.

Mano Down | Como você pode colaborar com a inclusão de pessoas com síndrome de Down?

Uma sociedade inclusiva é importante para que todos que tenham Down ou qualquer condição desse tipo tenham seu papel, possam realizar seus sonhos, sintam-se úteis e realizados, como também para despertar em todos nós que ser diferente é normal, que necessidades especiais existem mas que é totalmente possível conviver com elas desde que haja apoio.

Mas como contribuir para que isso aconteça na prática?

Você pode ser um divulgador desse assunto, pode contratar alguém com Down, pode dar aulas e promover algum tipo de capacitação para eles, contribuir com institutos que apoiam essa causa ou fazer compras com a Risü para ter o dinheiro devolvido revertido em uma boa ação.

Saiba mais sobre usar a Risü e ajudar o Mano Down.

Seja você também um agente da mudança para um mundo mais inclusivo!

Mano Down: Inclusão Social de Pessoas com Síndrome de Down na Prática
5 (100%) 2 votos
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário