Inspiração

Instituto Um Pé de Biblioteca e a educação no Brasil

O Instituto Um Pé de Biblioteca

Instituto Um Pé de Biblioteca é uma ONG, apoiada pela Risü. O Instituto busca criar novas formas de fomentar a leitura no Brasil. Seu foco principal é em comunidades carentes, onde a leitura é pouco difundida e também restrita.

Sediada em Belo Horizonte, mas com atuação em todo o Brasil, o projeto Um Pé de Biblioteca trabalha criando bibliotecas comunitárias. O Objetivo é auxiliar comunidades carentes de todo território nacional à proporcionar acesso à leitura aos menos beneficiados.

A ideologia da ONG é realmente transformar o acesso à educação no Brasil, e este objetivo está em plena ascensão.

instituto-um-pe-de-biblioteca

Instituto Um Pé de Biblioteca

Buscando incessantemente parcerias com empresas, para viabilizar a construção e montagem das bibliotecas comunitárias, a UPDB já criou 21 bibliotecas em todo o país. Segundo André Lara Resende, fundador da ONG, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já ganharam bibliotecas comunitárias.

Os Critérios do Instituto Um Pé de Biblioteca para criação das Bibliotecas

O critério de escolha do lugar para a montagem da biblioteca é bem simples, prático e muito sério. Primeiramente, a ONG inicia e fortalece o relacionamento com líderes comunitários.

Juntos, em um processo de co-criação, planejam o acervo de livros, a estrutura do local, as regras de utilização e o fomento do uso do espaço pela comunidade. O importante é que levam em consideração as necessidades e anseios dos moradores beneficiados.

Já a seleção, embora seja muito concorrida, é bem simples. Seus critérios são:

  1. Só poderão ser criadas bibliotecas em locais com grande circulação de pessoas.
  2. A Região deve ser carente
  3. Seus líderes devem ter anseio e vontade de fomentar a leitura no local.
  4. Ainda não possua nenhum polo de leitura por perto.

A principal crença deste projeto é (im)plantar bibliotecas comunitárias no país. Com isso, incentivam a leitura e fortalecem a educação, que é fundamental para o fortalecimento do país.

Como Ajudar o Instituto Um Pé de Biblioteca

Criada em 2002, a ONG, com o intuito de aumentar seu alcance no Brasil, virou parceira da Risü.

Na Risü, parte do valor de suas compras se transforma em doação para o Instituto Um Pé de Biblioteca. Você doa sem pagar nada a mais por isso. Com mais de 200 lojas parceiras, a Risü vem ajudando fortemente o Instituto Um Pé de Biblioteca a criar bibliotecas ao redor do Brasil.

Participe você também. Você pode contribuir com o Um pé de biblioteca sem pagar nada a mais por isso. É só adicionar o MemoRisü da UPDB (MemoRisü Instituto Um Pé de Biblioteca) ao seu Google Chrome. Então, quando for fazer compras online, ele vai aparecer. Assim, é só ativar a doação e fazer suas compras normalmente! Parte do valor de suas compras se transformará em doação para o Instituto um Pé de Biblioteca, e você não pagará nada a mais por isso.

É 100% gratuito e você ainda ajuda na criação de novas Bibliotecas! Vem com a gente!

Instituto Um Pé de Biblioteca e a educação no Brasil
5 (100%) 1 voto
Post Anterior Próximo Post

Você também vai gostar

Nenhum Comentário

Deixar Comentário