Ter um perfil no Instagram é comum em quase todas as empresas, e as organizações do terceiro setor não ficam de fora dessa onda.
Mas, apesar da relevância da plataforma para a conversão em novos negócios – ou doares, no caso de organizações sociais – ainda não são todas as marcas que conseguem aproveitar todos os recursos com sucesso.
Apenas ter um perfil e fazer postagens aleatórias não ajuda a atrair mais público. É preciso usar o Instagram de forma inteligente e, neste artigo, a Risü te mostra as melhores estratégias para atrair seguidores e doadores para a sua ONG.
Conheça os melhores sites de doação para arrecadar mais recursos online.
Por que estar no Instagram é tão importante?

Depois do sucesso estrondoso do Facebook, a bola da vez nas estratégias de marketing digital é o Instagram.
Pelas próprias características de feed, postagens e sugestões, a rede social gera muito engajamento e tem sido uma importante ferramenta de tomada de decisões – influenciando muitos seguidores na hora de escolher entre diferentes marcas.
Alguns dados refletem a relevância do Instagram para todo tipo de instituição:
- O Instagram possui mais de 1 milhão de contas ativas em todo o mundo. Esses usuários acessam a rede todos os meses.
- Desse total, pelo menos 500 milhões de pessoas acessam o seu perfil todos os dias.
- Mais de 500 milhões de usuários conferem as postagens do stories diariamente.
- 80% de todos os perfis seguem pelo menos uma empresa.
- Com os anúncios pagos, é possível atingir um número ainda maior de pessoas.
Por meio do Instagram, as empresas conseguem se conectar com o público, criando relações fortes tanto no on quanto no offline, e contam sua história com criatividades, através de fotos e vídeos.
Além disso, o Instagram promove a descoberta da sua marca por novas pessoas, atraindo um público inteiramente novo e diferente e aumentando as suas possibilidades de crescimento – o que pode impactar ainda mais a sua relevância na comunidade.
Melhores estratégias para atrair mais seguidores no Instagram
A sua ONG pode aproveitar as melhores estratégias usadas por empresas do mundo inteiro para ganhar mais seguidores e atrair doadores para seus projetos.
A partir dessas dicas, você pode aprimorar seu planejamento de marketing digital e elevar o nível das postagens no seu perfil, atraindo uma audiência de qualidade e que realmente se interesse por seu trabalho.
Mãos à obra!
1. Mantenha a conta pública
O Instagram oferece a opção de “trancar” a conta e mantê-la privada. Na prática, isso significa que apenas seguidores aprovados poderão acompanhar suas postagens.
Para o perfil pessoal isso é muito interessante, já que resguarda, em partes, a privacidade e afasta os curiosos. Mas para uma empresa essa não é uma boa alternativa.
Com um perfil privado, sua instituição não terá o conteúdo exibido para quem não é seguidor e as postagens não aparecem na ferramenta de buscas do Instagram.
Marcas devem deixar o perfil público e se mostrarem abertos para novas pessoas, sempre dispostos a dialogar e a contar a sua história.
2. Migre para o perfil comercial

Ao criar o perfil da ONG no Instagram, migre para a versão comercial, que é mais profissional e mostra diversas estatísticas gratuitamente.
Assim, dá para saber quantos seguidores ganhou e o horário de pico de acessos à sua página, entre outros. Também dá para ter um perfil mais completo (com endereço, telefone e até localização no Google Maps), e ainda criar anúncios pagos.
Para migrar para a conta comercial é necessário ter uma página no Facebook e seguir os passos abaixo:
- Clique no menu superior (com três barras horizontais) e selecione a opção “Configurações”, que fica na parte inferior da tela.
- Clique em “Conta” e, depois, em “Mudar para o perfil comercial”.
- Vincule seu perfil à uma página do Facebook e depois preencha as informações solicitadas.
3. Use ferramentas de automação
Existem diversas ferramentas de automação (pagas e gratuitas) para facilitar o dia a dia da sua ONG.
Essas plataformas disponibilizam dados como o horário em que os seguidores ficam online e o tipo de postagem que funciona melhor com o seu público.
Ainda é possível descobrir como os seguidores chegaram até a sua página e ainda mostra tendências que podem fazer sucesso na rede.
Em algumas ferramentas dá para programar horários para postar seu conteúdo e ainda criar mecanismos automáticos de respostas, para manter a interação com o público em tempo real.
4. Compartilhe conteúdo relevante
Um ponto muito importante em qualquer estratégia de marketing digital é criar conteúdo relevante para usuário.
Você até pode compartilhar post com pedido de doações, mas seu perfil no Instagram não pode se resumir a isso.
Conte a história da sua marca, mostre a relevância do seu trabalho para a comunidade e mostre como os voluntários estão engajados com os projetos. O importante é criar uma conexão com os seguidores e deixar sua página ser sempre interessante.
5. Eduque seu público
O Instagram (e redes sociais, em geral) também pode ser uma ótima plataforma para educar o público.
Faça postagens, por exemplo, mostrando o que é uma ONG, a diferença entre organização social, OSCIP e associação, quais os benefícios do trabalho voluntário e como uma organização pode arrecadar recursos de forma legal.
Assim, seus seguidores vão saber mais sobre seu trabalho e ficam mais dispostos a contribuir de alguma maneira.
6. Faça perguntas
Uma forma simples e eficaz de gerar mais engajamento nas postagens é fazer perguntas. Incentive os seguidores e interagirem com a foto (ou vídeo) dando opinião sobre o tema.
Na mesma linha de raciocínio, incentivar os usuários a marcarem amigos nas suas postagens atrai mais seguidores e deixa seu perfil mais movimentado.
7. Seja profissional
As redes sociais, de maneira geral, têm um tom mais leve e informal. Mas isso não significa que elas não devem ser levadas a sério.
Assim como outros canais de comunicação, o Instagram é uma vitrine da sua marca, por isso, mantenha a linguagem alinhada à de outros canais. Dá para ser descontraído, porém, sempre com muito profissionalismo!
8. Mantenha o foco em seguidores relevantes
Um detalhe muito importante é a qualidade da audiência. Preocupe-se em atrair seguidores que sejam interessados em trabalho voluntário e em ações de responsabilidade social. Afinal, é mais interessante ter mil seguidores com esse perfil com que 10 mil que não querem se envolver com projetos sociais.
E nunca, nunca mesmo, use ferramentas de compra de seguidores. Além de não ajudar em nada na sua estratégia digital, o Instagram pode punir sua página.
O LinkedIn também pode ser utilizado de forma estratégia na ONG. Saiba como encontrar voluntários no LinkedIn e expandir seus projetos.
Tendências para o Instagram em 2019
Uma pesquisa da Quintly realizada no final de 2018, analisou mais de 44 mil perfis e 9 milhões de postagens para avaliar o que deu certo ao longo do ano e pode continuar sendo usado em 2019.
· Tipos de postagem
Mais de 72% das postagens do Instagram são fotos – um dado que reflete a principal característica da rede, que até pouco tempo não tinha a função de vídeos. O carrossel, os álbuns de fotos, já representam 10% das postagens.
Mas os vídeos são os grandes responsáveis por engajamento e garantem 21,2% mais interação com que as fotos.
· Melhores dias para as postagens
As postagens nos fins de semana geram 22,3% mais interações do que aquelas feitas durante a semana. Mas essa tendência funciona melhor com conteúdo mais descontraído. Postagens que exigem um nível maior de atenção podem continuar sendo feitos durante a semana.
Para conhecer melhor sua audiência, acesse as informações de interação que são disponibilizadas pelo Instagram e confira os dias com mais acesso.
· Legendas
Legendas com menos de 50 caracteres atraem mais a atenção dos usuários. Assim, é preciso dedicar tempo para criar legendas interessantes, mas que sejam compactadas.
Não se esqueça de usar emojis, que também aumentam o engajamento. Mas tenha bom senso, já que esses ícones também demonstram um certo nível de informalidade.
· Hashtags

As famosas hashtags são sempre muito debatidas por especialistas da área. De acordo com essa pesquisa, contrariando o que muita gente pensa, menos é mais e postagens com até três hashtags funcionam melhor do que aquelas com várias.
Outro dado surpreendente é que posts sem qualquer hashtag geram mais engajamento. Em perfis muito grandes, as hashtags são um sucesso, mas, para perfis menores, apenas a legenda pode trazer mais resultados.
· Avalie o que funciona para sua organização
Não existe uma regra matemática quando o assunto é marketing digital. Esteja sempre atualizado sobre as melhores tendências, mas avalie o que funciona melhor no seu caso, já que não há um padrão.
Estude os resultados e mantenha um processo contínuo de evolução. Assim, sua ONG atrairá cada vez mais seguidores e, consequentemente, doadores.
Ter um cadastro na Risü também é um excelente caminho para arrecadar mais doações. A plataforma conecta lojas do bem e doadores, que destinam parte do valor de suas compras para uma instituição social.
Se você ainda não faz parte, cadastre sua ONG na Risü e comece agora mesmo a aproveitar os benefícios dessa ferramenta.






Nenhum Comentário