A manutenção de uma ONG é uma tarefa complicada. É preciso pensar em novos projetos, atrair voluntários, gerir todas as despesas envolvidas no processo, buscar parcerias e ainda conseguir recursos para cobrir os gastos mais básicos.
Quando um canal de captação começa a funcionar muito bem, seja ele a venda de algum produto ou a parceria com alguma empresa local, é comum que a instituição se sinta confortável com o valor arrecado e se concentre em outras demandas, diminuindo as ações voltadas para os canais de arrecadação.
Com o passar do tempo, isso pode se mostrar um grande erro, já que essa fonte de recursos pode ser perdida e acarretar em muito prejuízo para a ONG, que precisa reduzir ou até mesmo parar as suas atividades.
Neste artigo, você vai entender por que é tão importante investir em múltiplos canais de captação de recursos e como aprimorar a sua estratégia de doações, para que a ONG nunca deixe de funcionar.
Por que a ampliar as doações é tão importante para as empresas do terceiro setor?

Como as instituições do terceiro setor não visam ao lucro – mas sim o atendimento de diversas demandas sociais, que não são cobertas por projetos governamentais – é mais complexo conseguir dinheiro em caixa, como acontece nas empresas do segundo setor (que vendem produtos e serviços).
Assim, embora a ajuda de voluntários na realização de projetos seja muito importante, as ONGs também carecem de recursos para pagar a equipe de funcionários e manter seus programas de apoio à comunidade.
Se empresas privadas precisam de capital de giro para conseguirem crescer, o mesmo acontece com as instituições sociais, que precisam de dinheiro suficiente para a manutenção básica de suas atividades e também para investirem em mais programas e ações.
E com a profissionalização das ONGs, que passam, cada vez mais, a serem geridas por especialistas e a incrementarem seu planejamento estratégico, a necessidade de recursos só aumenta.
Portanto, depender de uma única fonte de recursos não pode mais ser uma realidade nessas organizações. É fundamental pensar em múltiplos canais de captação, para não criar uma relação de interdependência com um único parceiro ou plataforma e, consequentemente, aprimorar a gestão da ONG.
Como inovar na estratégia de captação de recursos?
Especialistas são categóricos ao afirmar que a comunicação e o marketing têm impacto muito positivo nas estratégias de captação de recursos para as organizações do terceiro setor.
Por meio da divulgação, a sua causa ou projeto pode ganhar mais visibilidade, atraindo um número maior de pessoas dispostas a contribuir – com trabalho ou com dinheiro.
A pesquisa “Práticas de Marketing e Comunicação para a Captação de Recursos”, realizada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Instituto Ipsos mostra o impacto de uma boa comunicação para a ONG e de que forma o marketing está sendo utilizado.
Segundo o estudo:
- 50% das organizações possuem comunicação externa falha, enquanto menos de 10% sabem se comunicar bem com o público externo;
- Mais de 40% possuem um departamento mal estruturado de arrecadação de recursos;
- 92% fazem ações de comunicação e marketing, sendo que 33% estão concentradas na internet, mas 23% não possuem estrutura própria da área e 20% contam com profissionais de outros setores para organizarem e promoverem as ações;
- Sobre o direcionamento das ações, 26% são feita de forma geral, 20% é voltada para doadores, 17% para parceiros, 14% para voluntários, 14% para a equipe interna, 8% para associados, e 6% não desenvolve;
- Para abordar pessoas físicas, usa-se um apelo mais emocional, enquanto para pessoas jurídicas, o apelo é racional e sobre o retorno de investimentos sociais;
A partir desses dados, é possível extrair alguns insights para melhorar a estratégia de captação de recursos.
Transparência é tudo!
A prestação de contas deve ser uma constante na ONG. Mostre exatamente onde e como os recursos estão sendo alocados, para que os doadores criem uma relação de confiança e se sintam motivados a continuar contribuindo.
E a transparência deve estar presente em todo o processo: mostre o funcionamento da ONG, explique detalhadamente as suas necessidades e fale sobre a importância das doações para o funcionamento dos projetos.
Veja aqui sete motivos para apostar na sua ONG com o objetivo de fortalecer sua organização social.
Mantenha um site completo e com navegação intuitiva

O site é o cartão de visitas da organização social.
Nele, devem constar todas as informações institucionais, relatórios e outros dados que considere relevante.
Tenha, ainda, um botão de doações, que seja simples, fácil de encontrar, e que permita uma contribuição rápida e prática.
Inovar pode ser simples
Para que uma nova estratégia seja considerada boa, ela deve apresentar resultados eficientes, com simplicidade.
Use as novas tecnologias a seu favor, atraindo mais pessoas, engajando voluntários para a sua causa e se mantenha alinhado às novas tendências de comunicação – desde que isso funcione com o seu público.
Pense sempre na tecnologia como aliada. Por exemplo, se seu público acessa e-mails, crie uma estratégia de e-mail marketing, mas se preferem algo mais tradicional, é possível investir em uma revista ou em um boletim impresso.
Encontre seu público
É preciso conhecer seu público para entender as melhores ferramentas de comunicação para a sua ONG.
Identifique qual a idade dessas pessoas, em quais canais elas estão e como elas se relacionam com as causas sociais.
Quando o público está bem definido, fica muito mais fácil determinar um caminho de marketing a ser seguido.
Saiba como captar recursos com a ferramenta ÜP.
Quais canais de captação utilizar na ONG?
E se você está em dúvida sobre quais canais utilizar, apresentamos algumas opões que valem a pena ser analisadas:
1. Botão de doações do Facebook

As ONGs conseguem acrescentar um botão de chamada para ação convidando os usuários dão Facebook a doarem para a instituição. O passo a passo é bem simples:
- Na capa da página, clique em “+Adicionar um botão”.
- Escolha a chamada para ação e informe a URL do seu site.
- Clique em criar.
Para que essa opção funcione, sua página deve estar enquadrada na categoria de organização sem fins lucrativos.
Essa função pode ser utilizada em anúncios pagos e no impulsionamento de postagens. Para potencializar os resultados, tenha um botão de doações atrativo no seu site e disponibilize várias informações sobre a ONG na página.
2. E-mail Marketing
O e-mail marketing ainda é uma das principais ferramentas de comunicação do mundo e também pode incrementar sua estratégia de doações.
Envie conteúdo relevante para sua lista de contatos – de acordo com o perfil de cada grupo de pessoas – e, periodicamente, faça o pedido de doações.
Inclua um botão de doações no seu e-mail, que tenha navegação intuitiva e facilitada e incentive as pessoas a contribuírem.
3. Google Grants
O Google Grants é um programa do Google que disponibiliza até 10 mil dólares por mês para instituições financeiras usarem em anúncios no Google Ads, a ferramenta paga da página de buscas.
O ideal, neste caso, é conhecer minimamente sobre o uso dessa ferramenta, que coloca o seu site nos resultados pagos, de acordo com palavras-chaves previamente selecionadas por você, e que, depois, serão buscadas pelos usuários.
Para que a estratégia funcione, é preciso ter um bom site, assim, o usuário que clicar no seu anúncio terá uma boa imagem da marca e se sentirá mais engajado a doar.
Caso tenha se interessado temos um e-book completo sobre o Google Adgrants – Clique aqui e acesse!
4. Parcerias
Estabeleça parcerias com empresas da sua região, por meio do marketing social. As empresas podem contribuir com um valor fixo mensal ou patrocinar um projeto, e terem a marca associada à sua instituição.
Essa é uma forma interessante de captar recursos, pois todo mundo sai ganhando.
5. Pacote de soluções da Risü
A Risü é um empreendimento social com múltiplas soluções para organizações sociais. Quem está cadastrado em nosso site, consegue aumentar exponencialmente suas doações, e manter uma boa performance de arrecadação.
- Uma das soluções é o projeto Lojas Embaixadoras, em que empresas fazem contribuições mensais para o terceiro setor, de acordo com suas possibilidades financeiras e recebem um selo, que pode ser utilizado em seus canais de comunicação, fortalecendo sua marca.
- Outra solução relevante é o Shopping Online do Bem, que une lojas, compradores e ONGs em prol do social. Ao comprar em uma das lojas parceiras, o usuário cadastrado destina parte do valor de suas compras para uma ONG e ainda ganha descontos. Isso é bom para todos e incrementa o valor arrecadado pela instituição.
- Por fim, o Risü disponibiliza o ÜP, uma plataforma completa de gestão de doações. A ferramenta pode ser utilizada como um botão de doações, facilmente integrado ao site e ainda conta com tecnologia call back, para identificar os doadores que desistiram antes de concluir e retomar essa contribuição.
Saiba como captar recursos com o ÜP e de que maneira ele pode ajudar sua ONG a se aproximar dos doadores e voluntários, incrementando sua estratégia de arrecadação.






Nenhum Comentário