ÍNDICE
Transformar a vida de alguém pode ser mais fácil do que você imagina. Nem sempre é preciso de doação de grandes quantias de dinheiro: uma simples atitude de amor e atenção ao próximo pode ser bastante valiosa. É assim que alguns projetos sociais estão atuando: aproximando-se de pessoas com necessidades diversas e ajudando a mudar suas realidades por meio de diferentes ações, que colaboram para o crescimento humano e até mesmo despertam para o desenvolvimento profissional.
Projetos sociais: o que são?
Os projetos sociais são iniciativas de uma única pessoa ou de coletivos que têm o objetivo de melhorar a vida de indivíduos e comunidades. Por meio de esforços solidários e sem fins lucrativos, esses projetos tentam melhorar determinado aspecto da sociedade e geralmente ajudam grupos que, de uma forma ou de outra, são menos favorecidos. O foco é sempre pensar no futuro dessas pessoas e buscar maneiras que possam mudar sua vida agora ou mais à frente.
Geralmente, esses projetos sociais se estruturam no formato de Organização Não Governamental (ONG), entidades do terceiro setor que se baseiam na Lei 9.790/1999 – que fala sobre as entidades da sociedade civil que são de interesse público.
Elas devem seguir regras específicas para constituição e têm a autonomia como principal característica de atuação. Com altruísmo e garra, trabalham diariamente em prol de várias pessoas e comunidades.
Você conhece a Risü?
A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?
Cadastre-se Gratuitamente Agora Mesmo!
Como criar projetos sociais?
Você pode criar seus projetos sociais agora mesmo na sua rua, no seu trabalho, ou com um grupo de amigos, e começar desde já a exercer o bem. Mas se a sua intenção é formalizar esse projeto, será necessário cumprir alguns requisitos legais e burocráticos.
Faça um planejamento prévio: quanto de recurso há no momento e quanto será preciso para colocar o projeto social em prática? Na sua comunidade existem instituições semelhantes? Esse projeto será realmente útil? De quanta ajuda você vai precisar para realizar o trabalho?
Se você conseguiu mapear tudo isso e resolveu, de fato, formalizar seu projeto. Agora é hora de saber como criar um ONG.
Estude o funcionamento do projeto, incluindo as formas de captação de recursos; mobilize outras pessoas; formule um estatuto social e realize uma Assembleia Geral para aprovação; coloque a mão na massa!
Pela natureza legal, precisam estar documentados o nome, sigla e endereço da ONG, bem como objetivos, formas de captação de recursos, direitos e deveres dos associados, e designação dos poderes da diretoria, entre outros.
Guia do Empreendedor Social
Para gerar melhor entendimento e dar aquela ajuda para todos os interessados em Empreendedorismo Social, fizemos algo diferente!
Convidamos os maiores especialistas no assunto para falar sobre Empreendedorismo Social. Assim, criamos 500 cópias Gratuitas de um Ebook incrível, que aborda diferentes temas sobre o assunto!
EBOOK GRATUITO – GUIA DO EMPREENDEDOR SOCIAL.
Pegue seu E-Book Gratuito Aqui
Ainda Temos 9 Unidades Gratuitas Restantes
5 projetos sociais que estão fazendo a diferença
Qual tipo de projeto você quer ajudar? Prefere levar alegria a quem tem problemas de saúde? Ou que tal levar amor e cuidado a pessoas em situação de rua? Transformar realidade de microempreendedores que moram em favelas? Ou mesmo incentivar a leitura como forma de desenvolvimento pessoal?
Conheça 5 projetos sociais que estão, efetivamente, colaborando para uma sociedade melhor e inspire-se!
Banho Solidário | Projeto Social para pessoas em situação de rua e usuários de Crack
“Banho Solidário” é um dos projetos sociais que mais vem se destacando na capital mineira. O projeto tem como objetivo proporcionar às pessoas em situação de rua e usuários drogas (principalmente o crack), amor, confiança, atenção, higiene pessoal, alimentação e acolhimento, buscando, com isso, a recuperação efetiva contra as drogas e sua volta ao mercado de trabalho.
Somando suas forças com as casas de reabilitação, o projeto vem se destacando muito em Belo Horizonte, principalmente pelo fato de conseguir, através da confiança e do amor, convencer o usuário a ser encaminhado para uma das casas de reabilitação parceiras. O grande objetivo do Banho Solidário é a recuperação e a reinserção do usuário e/ou morador de rua no mercado de trabalho.
O primeiro passo no dia do evento, que ocorre uma vez por mês, no bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte, é o acolhimento do usuário. Neste momento, alguns dos voluntários vão às ruas da região, em busca das pessoas que necessitam de amor e, principalmente, cuidados pessoais. É a chamada “Abordagem”, extremamente crucial para o sucesso do projeto. Sua extrema importância se deve ao fato de se tratar do momento no qual o usuário conhece o projeto e se dirige ao galpão do Projeto, aonde acontece todo o procedimento do projeto. É o primeiro momento, quando já se tem o primeiro contato para o alcance da confiança do usuário de crack.
Após a triagem e atendimento inicial, o necessitado é encaminhado pelo grupo à área onde é servido café da manhã. Neste momento, já se pode perceber um grande esforço do grupo em acolher calorosamente o usuário, já visando um afeto e a conquista da confiança dele.
Após o café da manhã, da-se início à fase de cuidados básicos de higiene, que incluem banho, escovação dos dentes, corte de cabelo, barba, manicure e maquiagem.
Cada um dos participantes carentes recebe um kit com toalha, shampoo, sabonete, creme dental e escova de dentes, e, também, ficam sob os cuidados especiais das cabeleireiras, barbeiros e manicures, todos voluntários.
Por fim, é servido um almoço, em um momento de descontração e integração entre todas as pessoas envolvidas.
Durante todo o tempo em que o usuário encontra-se dentro do galpão e integrado ao Banho Solidário, os voluntários e líderes do projeto se esforçam para, através do afeto e da confiança conquistada, convencer o usuário ase internar voluntariamente em uma das casas parceiras, para se tratar contra o vício do crack e, assim, conseguir sua futura reinserção ao mercado de trabalho.
Todo o processo conta com doações e ajuda de muitos voluntários. Para colaborar, visite a página do página Banho Solidário e entre em contato.
Você também pode acessas o site do Banho solidário e conhecer um pouco mais sobre esse lindo trabalho, que vem mudando a vida de usuários de drogas e moradores de rua: www.banhosolidario.org
Engenheiros da Alegria | Projeto social para comunidades carentes
O grupo tem como missão prover a qualidade de vida, realizando sonhos de comunidades, creches, escolas, asilos, hospitais, com a força de um sorriso e boa vontade. Pessoas de todas as idades podem participar, desde que tenham foco em três valores: projetar, acreditar e construir.
Atualmente, o projeto atua em três frentes:
1. Visitas alegreiras
Por meio da fantasia e da arte do palhaço, o grupo leva sorrisos a comunidades, creches, escolas e asilos.
2. Coletivo FelizCidade
Intervenções urbanas em Belo Horizonte, que levam um pouco mais de amor para as ruas da cidade.
3. Mão na massa
Com essa ação, o grupo realiza uma brincadeira que tem o objetivo de mudar o mundo por meio da mobilização comunitária. A proposta é realizar sonhos das comunidades, acolhendo suas belezas, talentos e recursos, transformando sonhos em realidade.
Visite a página dos Engenheiros da Alegria e saiba como ajudar.
Turma do Bem | Projeto para proporcionar mais sorrisos a jovens de baixa renda
O programa também conta com o projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica; e o Assistente do Bem, que oferece formação gratuita para auxiliar de saúde bucal.
Além disso, colabora com a criação de políticas públicas em municípios brasileiros, transformando a percepção da sociedade sobre a saúde bucal. Também há projetos para orientação dos dentistas sobre as melhores práticas no consultório e como trabalhar de forma a gerar menos impacto no meio ambiente.
Para mais informações, acesse o site da Turma do Bem e conheça sua história, prêmios e formas de colaborar.
FA.VELA | Projeto busca fomentar empreendedorismo entre moradores de comunidades
O objetivo é quebrar paradigmas que constituem obstáculos no fortalecimento da economia local, por meio de mais interação entre os moradores da favela e seu entorno.
O FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios e projetos de base favelada do Brasil, atuando no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação nas comunidades para que os próprios moradores assumirem a liderança na transformação local.
Com a ajuda de doações, o FA.VELA realiza projetos com empresários favelados, construindo planos de vida que vão tirar seus negócios do papel e, efetivamente, virar uma forma de renda.
Também são realizados eventos com palestras sobre empreendedorismo, mostrando que com estratégia, planejamento e suporte é possível criar uma start up agora mesmo!
Conheça o projeto e ajude a fomentar o empreendedorismo nas comunidades. Acesse a página do FA.VELA para mais informações.
Um Pé de Biblioteca | A leitura como fonte de desenvolvimento humano
Basicamente, o projeto leva bibliotecas a comunidades carentes, com base na crença de que a leitura pode transformar vidas. Com a ajuda de doações parceiros locais e empresas, o Pé de Biblioteca capta dinheiro e materiais que propiciam a inauguração de novas bibliotecas, disseminando a alegria da leitura nos quatro cantos do país.
A ideia é usar a leitura como uma semente de conhecimento, que gera mais educação reduzindo desigualdades sociais e desenvolvendo as comunidades.
Torne-se um amigo da leitura e conheça mais detalhes no site do Pé de Biblioteca.
Ajude ONGs através das suas compras pela internet. Conheça a Risü.
A Risü é shopping online do Bem, onde parte do valor de suas compras se transforma em doação para uma Causa Social à sua escolha sem que você pague nada a mais por isso. Quer conhecer melhor a Risü? Quer aproveitar os incríveis cupons de desconto e ainda ajudar uma Ong?