Sabia que pequenos atos podem ajudar ou não na preservação do meio ambiente? Aprenda com a Risü, uma empresa de bem com o planeta, a importância de preservar e cuidar do lugar em que vivemos!
Desde muito pequenos ouvimos que é muito importante preservar a natureza e o meio ambiente. A escola sempre nos alertou sobre a consciência com o planeta e a natureza.
A natureza e o meio em que vivemos é o maior bem que temos. Pois é através dela que tiramos nosso sustento, nos alimentamos e é de onde vêm as condições necessárias para a sobrevivência do ser humano.
Com todos os elementos e nossas necessidades, fica mais que claro que um dos nossos maiores deveres como pessoas, é cuidar e preservar o meio ambiente.
O ser humano tem a consciência de que a cada dia precisa da natureza para viver, porém cada vez mais vem destruindo-a.
Poluição, aquecimento global, degelo, exploração, queimadas, com toda certeza todos já ouvimos alguma dessas palavras, atos do ser humano e suas consequências, que todos os dias agride mais o meio ambiente.
Diferença entre conservação e preservação do meio ambiente
É muito comum, nos tempos atuais, escutar sobre a importância de preservar o meio ambiente, e o que estamos fazendo para conservá-lo.
Mas esses termos preservar e conservar tem alguma diferença em seu conceito? Eles podem até parecer as mesmas coisas, porém não são.
A confusão desses dois termos é totalmente normal, sendo confundida até mesmo por profissionais da área.
E para sanar sua dúvida sobre a confusão do que é conservação e preservação do meio ambiente, a Risü trouxe a real diferença entre eles.
-
Significado de preservar
O conceito de preservar está mais voltado para o conceito de intocabilidade. Significa não tocar no meio ambiente.
É aquilo que você irá prezar para que não seja mexido e tocado pelas mãos humanas.
De acordo com o Glossário da Ecologia, um termo mais técnico para a preservação é “ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre seus componentes.”
-
Significado de conservar
Por outro lado, o real conceito de conservar é manter de forma saudável, ou seja, prezar por um equilíbrio o uso da natureza e do meio ambiente pelo ser humano.
De uma forma mais técnica, o Glossário da Ecologia diz que, conservação é “um sistema flexível ou conjunto de diretrizes planejadas para o manejo e utilização sustentada dos recursos naturais.”
É muito importante o entendimento e uso correto desses dois termos, pois quando se fala em preservação, seja do meio ambiente ou de uma espécie em extinção, quer dizer que o ser humano não pode alterar.
Sendo assim, o conceito e o ato de preservação é mais agressiva quando se trata da relação do ser humano com a natureza.
Mas o conservar também é de suma importância, e precisa existir pelo simples motivo do ser humano existir, de sua dependência e relação com o meio ambiente e com os seus recursos.
O maior desafio dos tempos atuais, é o desenvolvimento do ser humano, a fim de que haja um equilíbrio nessa exploração e uso dos recursos naturais, e que tudo seja feito de forma consciente.
A maior lição que devemos aprender de vez e repassar é que, por trás de qualquer um desses conceitos nossa consciência sobre cuidar do planeta em que vivemos deve aumentar.
É olhar para o todo e perceber o quanto todos nós precisamos desse planeta e de tudo que nele há.
Preservação da natureza, porque é tão importante?
Para essa pergunta pode ser apresentada um milhão de motivos e razões, porém a mais óbvia é que o ser humano depende totalmente da natureza e do meio em que ele vive.
A natureza e suas milhares de espécies de plantas e animais são fontes de produtos úteis e matéria prima para a humanidade.
Além da fonte de alimento, a natureza contém espécies de plantas e animais que podem sair a cura de diversas doenças, cosméticos entre outras soluções para as necessidades humana.
A vida do ser humano depende da natureza, assim como a natureza depende do ser humano para se manter viva e preservada.
Como preservar o meio ambiente? Pequenas atitudes fazem toda a diferença.
Pensando na importância da natureza e do meio ambiente para o ser humano, conheça pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença para a conservação ambiental.
Caronas: sabemos que carros e sua queima de combustível, é um dos agressores ao meio ambiente. Diante disso, evite andar de carros, opte por caronas e transporte público, ou até mesmo meios de transportes sustentáveis.
Coleta Seletiva: o lixo, quando descartado de forma errada pode prejudicar a natureza e a vida humana. Separe seu lixo fazendo a separação e a coleta seletiva de forma correta.
Muitos elementos do seu lixo podem até ser reciclados e serem transformados em outra coisa.
Mercado: ao invés de usar as sacolas de plásticos convencionais, opte por sacolas de tecido ou aquelas retornáveis.
Política dos 3R: essa é muito conhecida nas escolas e muito importante também. Reduzir, reciclar e reutilizar é básico, porém faz a diferença.
Preservar água faz bem para mundo e também para seu bolso!
Entenda que o consumo desenfreado de água além de prejudicar a natureza, não é nada bom para as finanças de sua casa.
Além de colaborar com o planeta, economia de água pode gerar uma boa economia nos gastos do seu lar.
A importância da água
A água tem um valor inestimável para o ser humano. Tanto econômico como de sobrevivência.
A maior parte do corpo do ser humano é composto por água, por isso é tão vital o consumo dela para os todos os seres humanos.
Visto que, estamos o tempo todo perdendo água, por meio de suor, urina, lágrimas, etc. É de suma importância e vital para o ser humano o consumo diário de água, e o mais importante de ÁGUA POTÁVEL.
O nosso corpo exige, o tempo todo, de reposição de água potável para se mantes saudável e funcionando, por esse motivo, e também da preservação de espécies e natureza, é que devemos cada dia mais atentar ao consumo consciente da água.
Como preservar água?
A água é um dos pouco recursos da natureza em que realmente não se vive sem. Por esse motivo, mais que uma questão de consciência ambiental, a diminuição do volume de água usado tem se tornado a cada dia uma questão de sobrevivência para o ser humano.
Já dizia a música de Guilherme Arantes, “Terra, planeta água”, pois o planeta em que habitamos é composto por sua maioria de água. Contudo, apenas 3% dessa água é apropriada para o consumo da população.
Diante dessa informação, que não é nova, é que tanto se insiste e luta pela conscientização da economia de água.
Com isso, nós da Risü, listamos 5 ações básicas do dia-a-dia que se deve ter em relação ao consumo da água.
- Quando for lavar as louças da pia, antes retire toda a sujeira e resto de comida. Dessa forma você estará facilitando a limpeza e ficará menos tempo com a torneira ligada.
- Opte por lavar quintais e calçadas com vassouras e panos úmidos, se realmente for o caso de jogar água, reutilize a água da máquina de lavar roupas ou de água coletada de chuvas.
- Você sabia que apenas uma escovada de dentes pode gastar 12 litros de água? Por esse motivo, sempre que for escovar os dentes feche a torneira, você poderá estar economizando até 11 litros de água.
- Acumule roupa suja, evitando assim que a água de várias máquinas de lavar roupa seja gasta.
- E o mais clássico de todos, durante o banho não ensaboe com o chuveiro aberto.
Entidades do terceiro setor que lutam pela conservação e preservação do meio ambiente
Muitas ONG’s lutam todos os dias para a conservação e preservação do meio ambiente. Cuidando da natureza e de milhares de espécies de animais, essas ONG’s trabalham para que o planeta fique a cada dia mais habitável, dando um futuro para as futuras gerações de humanos e também de animais e plantas.
Conheça ONG’s que lutam pela preservação ambiental.
O Projeto Onçafari, uma ONG que tem a iniciativa da preservação do Pantanal e da espécie da onça pintada, em território brasileiro. Saiba como ajudar a Onçafari no site da Risü!
Outro projeto que também pode ser ajudado por você é o Santuário Rancho dos Gnomos. Um projeto que atua há 25 anos com um cuidadoso trabalho de recuperação de inúmeros animais, e conta com a ajuda de biólogos e veterinários.
Seja você também um colaborador do Santuário Rancho dos Gnomos sem sair de casa. Saiba mais no site da Risü!
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.
Seja você também um colaborador do IPAM sem sair de casa. Saiba mais no site da Risü!
Como o ato de comprar pode ajudar na preservação do meio ambiente
Por muitas vezes, muitas pessoas pensam que lutar pela preservação do meio ambiente é protestar, ou ir até uma reserva fazer um grande feito.
Saiba que existe muitas pessoas preservando o meio em que vivemos dessa forma. Mas se você não pode desbravar e lutar assim, não se limite. Pequenas ações podem ser feitas por você.
Se não tem muito tempo ou não pode se juntar a uma ONG, saiba que existem maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente dentro da sua casa, na frente do seu computador.
O ato de comprar online pode já ser um costume para você, e isso pode ajudar ONG’s que lutam pelo meio ambiente.
Ao comprar pelo site da Risü você ganha cupons de descontos exclusivos, e ainda ajuda o meio ambiente. Pois a Risü doa parte do valor da sua compra para inúmeras ONG’s, e isso não irá te custar nada a mais.
É muito simples! Faça o cadastro no site da Risü, escolha a loja que queira comprar e a ONG que queira doar, e pronto, seu desconto é aplicado automaticamente e sua doação também!
Seja um comprador de Bem com o meio ambiente e compre pela Risü!